sexta-feira, novembro 25, 2005

O outro lado da justiça.

"Ninguém que conheça a vida forense ignora que apreciável segmento das férias judiciais constitui, na 1.ª instância, e sem esquecer os turnos, um tempo de recuperação de atrasos de despachos de maior complexidade ou de decisões com maior fólego. A maioria das vezes (os atrasos) são causados pelas disfunções de um sistema por cujo figurino não são os juízes responsáveis.

O presidente da República compreende que a opção por uma crescente uniformização dos regimes de segurança social não exige, na sua fundamentação, que seja qualificado como injustificado privilégio um regime que tinha fundadas razões para ser instituído e mantido, enquanto fosse financeiramente viável conferir um tratamento específico a quem muito dá à comunidade
".

Sampaio na sessão de abertur a do congresso dos juízes portugueses.

"O actual poder executivo passou a dizer que os tribunais fecham três meses por ano, o que não é verdade; passou a declarar que os juízes precisam de trabalhar mais para ter a justiça em dia, o que é inverdade; passou a afirmar que os juízes querem estar acima de tudo e de todos, o que não é verdade. Talvez outros o queiram".

Nunes da Cruz presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)

Divulgue o seu blog!