sábado, dezembro 31, 2005

Cultura americana.

"1/ Um rapaz norte-americano de 16 anos, Farris Hassan, viajou sozinho para o Iraque, sem autorização dos pais. O jovem tem uma certa fixação pelo país e, motivado por um trabalho da escola, decidiu ver pessoalmente como é a guerra no Iraque. Farris é bom aluno e quis fazer bem o trabalho pedido, que consistia em conhecer em primeira-mão o tema escolhido. Depois de pedir repetidamente aos pais iraquianos que o levassem ao Iraque, o jovem decidiu tomar o assunto nas próprias mãos.

Sem dizer nada aos pais, meteu-se num avião, passou pelo Kuwait e Líbano, acabando por chegar a Bagdad, capital iraquiana. Depois de duas noites na cidade e de uma experiência assustadora nas ruas, o aspirante a jornalista apareceu no escritório da Associated Press. Da Agência seguiu para a embaixada Norte-americana para ser recambiado para casa, já este fim-de-semana.
"

2/ Nos Estados Unidos, um caso invulgar. Um pai, condenado a 40 anos de prisão, foi denunciado pelos seus próprios filhos. O homem, de 64 anos, tinha um vasto currículo de assaltos a bancos no estado americano do Illinois. E com imagens de uma câmara de vigilância, a polícia emitiu vários anúncios de procura do assaltante.

As imagens correram os EUA e foram os próprios filhos do assaltante que o reconheceram e entregaram-no à justiça. A juíza encarregue do caso louvou a atitude dos jovens e concluiu que alguém lhes deve ter ensinado a diferença entre o bem e o mal. Resta saber se não teriam sido ensinados pelo pai
."
Não podemos deixar de admitir que a cultura americana é muito especial. A questão é saber se, à semelhança do que tem acontecido, Portugal vai acompanhar.

Divulgue o seu blog!