"Os crioulos de Cabo Verde, da Guiné-Bissau ou de S. Tomé e Príncipe dominam as conversas no recreio da Escola Preparatória da Damaia. Também se fala russo, ucraniano, moldavo, chinês, quimbundo (Angola), romani (ciganos) e inglês, este último por ser universal. O que aqui se vê e ouve é uma autêntica babel, cujo denominador comum é a aprendizagem da língua portuguesa. Actualmente, 67% das escolas nacionais, do básico ao secundário, já têm estudantes cuja língua materna não é o português."
DN
A notícia não refere mas era interessante saber-se se, nas conversas existentes no recreio, alguém ainda fala em português. Com a gritante falta de valores existente neste país, brevemente o crioulo será a língua oficial de Portugal, seguindo-se o quimbundo e o romani. Para quem fique com olhos em bico na aprendizagem dessas línguas, existe sempre o recurso ao chinês, disponível em qualquer loja chinesa dos trezentos. O Português irá substituir o latim.
2 Comments:
Enjoyed a lot! » »
That's a great story. Waiting for more. Kia sorento side step skin allergies Air mattresses xe7 Business care insurance lawn liability http://www.lose-weight-to-freedom.info/phendimetrazine-mail-to.html clarks twin block orthodontic appliance Acquatic wheelchairs large width Football iran Indian sport players http://www.montgomery-ward-appliances.info/appliances-on-credit.html http://www.microsoft-project-training-seminars.info/Built_under_kitchen_appliances.html
Enviar um comentário
<< Home