quinta-feira, março 30, 2006

Só nos gozam.

"Num conjunto de 30, Portugal é o 13º país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que menos tributa o trabalho. A análise mostra que 32,6 por cento do salário bruto dos portugueses vão para os impostos, pelo que Portugal ocupa também melhor posição do que a média da União Europeia (UE) dos 15, onde o peso dos impostos é de 40,8 por cento. Portugal está também melhor do que a média dos 30 países da OCDE (taxa de 36,5 por cento).

Os dados constam do «Livro Factos 2006» da OCDE divulgado esta semana e dizem respeito a 2004. Os impostos em causa são os impostos sobre o rendimento e as contribuições para a segurança social pagos pelo trabalhador e pela empresa
."


Convinha inserir estes dados num contexto geral aonde fosse incluído o custo de vida versus salário. Em Portugal, existe tributação sobre tudo e todos.

Exemplos:

Impostos Estaduais

IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO

IRS - Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares
IRC - Imposto sobre o Rendimento de pessoas Colectivas

IMPOSTOS SOBRE A DESPESA

IVA - Imposto de Valor Acrescentado
RITI - Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias
SELO - Imposto do Selo

Impostos municipais

IMI - Imposto municipal sobre imóveis
IMT - Imposto Municipal sobre a Transmissão de Bens Imóveis
Imposto Automóvel
Imposto sobre Produtos Petrolíferos

Outros:

Taxa de Conservação de Esgotos

IS - Imposto Sucessório

IA - Imposto Automóvel

IT - Imposto sobre o tabaco

Acresce que Portugal é um dos países da UE com maior risco de pobreza (20%), ainda que haja uma melhoria face a 1995 (o risco de pobreza era então de 23% de acordo com os dados estatísticos disponíveis). O relatório da Comissão Europeia sobre a Inclusão Social confirma-o. São identificados três problemas estruturais - os baixos níveis da protecção social, da educação e da qualificação. Quanto a esta diz-se que "o baixo nível de qualificação de largos sectores da mão-de-obra, numa economia baseada no trabalho intensivo com baixos salários ("os trabalhadores pobres") dificulta a reestruturação sectorial e explica o baixo crescimento da produtividade".

Na União Europeia desconta-se mais mas obtém retorno. Em Portugal a carga fiscal é EXCESSIVA e só serve para engordar os parasitas e promover a economia paralela, não para desenvolver Portugal.

Curiosa esta forma do governo embalar a opinião pública para ter mais margem de manobra. É isso meus amigos. Aproxima-se uma nova campanha para aumentar os impostos directos que incidem sobre o trabalho dependente.

Conselho: Convém que sobre algum dinheiro do ordenado para poder pagar os estantes impostos.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Falta o ISP - imposto sobre os produtos petrolíferos...que vai ser de novo alterado em Junho próximo.

Bom fim-de-semana

quinta-feira, março 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Olha, este à quinta-feira já fala em fim-de-semana...

quinta-feira, março 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! thong ass Diazepam sale pda pocket pc training management Pro what is ultram top rated software downloads At and t prepaid phone cards italy power washers endermologie cellulite Common allergies and symptoms buy tramadol protonix Tv families Incorporating positive math teachings apple credit card Celexa med

quarta-feira, abril 25, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!