sexta-feira, abril 21, 2006

Justiça e os seus comentadores.

"Santos Carvalho, um dos quatro conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça chamados a decidir sobre o futuro de Leonor e João Cipriano, condenados em primeira instância pela morte de Joana, quis absolver a mãe da menina do crime de homicídio. O juiz lembra que o julgamento não teve “testemunhas presenciais”, que os arguidos “remeteram-se ao silêncio”, que “as suas declarações no inquérito não podiam ser valoradas pelo Tribunal” – e, finalmente, “não foi possível o exame directo ao cadáver”, que nunca foi encontrado.O juiz não esquece ainda que as reconstituições dos factos só contaram com a colaboração de João Cipriano – “sem a presença da arguida Leonor Cipriano”.

E pela validação das reconstituições sem a presença da arguida, “como aconteceu” , o que é “ilegal e inconstitucional”, Leonor “devia ter sido absolvida pelo crime de homicídio”. Para Santos Carvalho, a mãe da menina só deveria ser condenada pelos crimes de profanação e ocultação do cadáver; e João, tio de Joana, pelos crimes de ofensa à integridade física, agravada pelo resultado (da morte), ocultação e profanação do cadáver
.

Os argumentos apresentados pela defesa no pedido de anulação da pena continuam a ser válidos: não se sabe se houve homicídio nem o que o aconteceu”, disse João Grade, ontem, ao CM.

CM

A justiça é muito complicada. Segundo o juiz, as reconstituições dos factos efectuadas somente pelo tio, João Cipriano, e que servem para condenar o próprio, não servem para condenar Leonor pelo crime de homicídio . Mas já servem para a condenar pelos crimes de profanação e ocultação do cadáver. Ocultação do cadáver da própria filha que aos olhos de muitos comentadores parece não ser crime. Os mesmos comentadores que criticam os juízes por defenderem as chapadas como forma de educação.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que parece estar em causa neste processo é saber qual o motivo da ocultação e ou destruição do cadáver, ou foi o pânico perante a evidência da morte resultante de acidente caseiro mesmo decorrente de alguma bofetada ou a intenção de esconder provas de agressão violenta. Como só os envolvidos souberam o que se passou, resta-me o "consolo" de poder acreditar que alguma justiça divina será feita

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este crime foi horrivel disso ninguem duvida, mas porque estão todos a criticar os juizes? será que esta decisão não será a + correcta? pelos vistos existe falta de provas e ambos não confessaram nada, o responsavel por esta situação por acaso não serão aqueles que tinham obrigação de arranjar provas

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Os juizes não fazem as leis. Limitam-se a aplicar as que existem e que são discutidas e aprovadas do poder legislativo (AR). Medievais são aqueles que aqui apelam à justiça popular e a sevicias para obter confissões. Sem provas concludentes e indesmentíveis é muito dificil julgar e condenar por muito bárbaro e desumano que seja o crime em apreço.

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Enquanto as leis não forem revistas e actualizadas, e a policia criminal/cientifica não for bem equipada, vamos todos viver com o credo na boca, basta os criminosos serem mais espertos e continuam impunes sobre as leis deste País, mas já agora sr.dr.juiz se foram condenados é porque havia alguma prova ou suspeita que não foi devidamente fundamentada?,o problema foi não aparecer o corpo?

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Qualquer dia mata-se, destrói-se o corpo, não há provas, e os criminosos são ilibados. Esses assassinos levaram dias e dias a dar pistas falsas quanto ao corpo, admitiram que a mataram. Qual é a dúvida?Querem agora converter uns assassinos em heróis? É o descrédito total na Justiça deste país.

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

em Portugal compensa ser-se criminoso!

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

SE CALHAR É MELHOR SEREM LIBERTADOS,é de maneira que no dia que saem da cadeia,estao la a espera deles milhares de pessoas que querem fazer JUSTIÇA com as proprias maos,vao torturar os 2 ate eles confessarem onde esconderam o corpo da Joana,e depois de confessarem atirem os 2 para amarrados para uma pocilga. Se o juiz nao faz justiça entao o povo faz justiça com as proprias maos.

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Por muito que nos custe, a Lei diz ; Não há corpo...não há crime. Agora será que tudo foi feito como deve ser? Existe muita coisa que não sabemos, mas uma coisa lhe digo Sr.Juiz, ela comigo falava ! Ai se falava...Julgo estarmos perante mais um caso que nos envergonha a todos. Que País é este?

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não são obrigados a falar isso é verdade, mas, já admitiram que estavam em actos sexuais (incestuosos) e, estavam ligados a gente perita em ocultação de cadáveres, salvo erro em Espanha. Isto para além do sangue espalhado por todo lado! São ignorantes, mas sabem que ausência de cadáver, não prova a morte! Ou seja, terão agido sempre de forma calculada e premeditada.

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

tenham vergonha!estamos a falar de 1 criança,p este andar nunca se vai saber o q lhe aconteceu.tirem lhes as mordomias,a comidinha feita e paga p tds nós,tirem lhes td ate falarem,ate dizerem o q fizeram à criança.e aí sim pensem em reduzir ou aumentar a pena, q mesmo q fosse a maxima, é 1 vergonha q alguem q tira 1 vida tenha 1 pena tao curta,lhe sobrem tts anos de liberdade.perpetua precisa-se!

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"Para Santos Carvalho, a mãe da menina só deveria ser condenada pelos crimes de profanação e ocultação do cadáver..." Afinal ém que ficamos, Dr juiz? Ela não deve ser condenada pelo homícidio porque não se provou esse homícidio mas pode ser condenada pela profanação e ocultação do cadáver? Para haver cadáver tem que haver morte, certo? E eu cada vez mais tenho vergonha de ser português....

sábado, abril 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Design custom paintball jersey Installing drywall in kitchen Stopping phentermine herbal viagra Pamela lee anderson nude pics ion paintball video paintball Wire electrical teflon jacket saunas en bcn Camoflague+floor+mats illinois lima laser tatoo removal

quinta-feira, fevereiro 22, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! dental photos of oral surgery Mania depakote compare domestic flights bag king rules for backpacks chinese airports and airlines miltary mobile kitchen Sprint lawsuit Levaquin interaction benadryl

quinta-feira, março 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... » » »

terça-feira, abril 24, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!