quarta-feira, junho 06, 2007

6 de Junho de 1944.


A Batalha da Normandia em 1944, com o nome de código de "Operação Overlord", foi a invasão aliada da Europa ocidental ocupada pelos Nazis na Segunda Guerra Mundial. Sessenta anos mais tarde, a invasão da Normandia continua sendo a maior invasão marítima da história, com quase três milhões de soldados a terem cruzado o canal inglês, partindo de vários portos e campos de aviação na Inglaterra, com destino a Normandia, na França ocupada. A invasão da Normandia começou com a chegada de pára-quedistas na noite anterior, maciços bombardeios aéreos e navais, e um assalto anfíbio bem cedo, de manhã. Os exércitos, divididos com suas tarefas, tinham como objetivo as praias de codinome Omaha,Utah, para os americanos; Juno, Gold, Sword para os anglo-canadenses . Do mar, 500 navios de guerra abriram as baterias contra as linhas de defesa. Do alto, despencavam toneladas de bombas dos 10 mil aviões que participavam da operação . Naquela data, 155 mil homem dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, lançaram-se nas praias da Normandia, região da França atlântica, dando início à libertação européia do domínio nazista.


As forças Aliadas que desembarcaram na Normandia eram compostas por restos de divisões dos Estados Unidos da América, da Grã-Bretanha e do Canadá.Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, asseguraram uma sólida cabeça-de-praia no litoral francês e dali partiram para expulsar os nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direção à fronteira da Alemanha. De fato, o desembarque na Normandia foi crucial para os Aliados, uma vez que estes por meio de diversos e insistentes pedidos de Stálin já esboçavam um desembarque maciço de tropas na Europa afim de acabar definitivamente com as forças de Hitler. É bem verdade que a Alemanha, por iniciativa de Rommel, esperando o desembarque aliado, procurou na medida do possível defender-se através da chamada muralha do Atlântico. Rommel, com toda sua experiência militar prevera que o desembarque aliado ocorreria nas prais do noroeste francês.


Talvez seja desnecessário dizer, mais a batalha da Normandia, foi um verdadeiro inferno para os Aliados, causando pesadas baixas.
A batalha da Normandia continuou por mais de dois meses, com as campanhas a estabelecer e expandir as posições dos aliados. Concluiu-se com a rendição de Paris e a queda do bolso de Chambois.
A Normandia permanece uma das batalhas mais conhecidas da Segunda Guerra Mundial. Na língua comum, a expressão 'D-Day' continua a ser usada para a data de começo da invasão, e o dia da abertura da batalha da Normandia: 6 de Junho de 1944.

Wikipedia



Ordem de batalha.

Animação.

Curiosidades.

Divulgue o seu blog!