quinta-feira, junho 15, 2006

Desemprego

"Com o provável encerramento da fábrica da Azambuja, a indústria automóvel sofrerá um forte impacto. Entre Janeiro e Abril deste ano, aquela unidade foi responsável por 38,4% da produção automóvel portuguesa e já havia destronado a Autoeuropa como o principal fabricante do país, de acordo com os dados mais recentes da Associação dos Industriais de Automóveis (AIMA).

Nos primeiros quatro meses do ano, a GM Portugal produziu 27 323 veículos automóveis, num total de 71 148, no país. Na contabilização da produção para exportação, a fábrica da Opel leva também a melhor, tendo representado 38,5% das vendas para fora do país, enquanto a Autoeuropa se ficou pelos 19,2%. Caso se confirme o fecho ainda este ano, dificilmente o Governo conseguirá atingir a meta para o aumento das exportações - 5,7%, em 2006.

Com o encerramento, haverá fortes consequências a nível de emprego. Para além dos 1200 efectivos da empresa, há 800 em regime de "outsourcing". A este corte, há ainda a somar os cerca de quatro mil empregos indirectos de fornecedores
."

Tal não vai impedir as estatísticas de mostrar uma diminuição do desemprego em Portugal.

Divulgue o seu blog!