domingo, julho 09, 2006

9 de Julho de 1816.

A Argentina proclama a sua independência da Espanha. O nome deste país procede do latim argentum, que significa prata. Os náufragos da expedição de Juan Díaz de Solís encontraram na região indígenas que lhes deram de presente objetos de prata, e estes náufragos levaram à Espanha, por volta de 1524, a notícia da existência da legendária Sierra del Plata, uma montanha rica naquele metal precioso. A partir desta data os espanhóis passaram a chamar ao Río de Solís, Río de la Plata.

Os europeus chegaram pela primeira vez à região no princípio do século XVI (o primeiro a ver e colonizar a área foi o navegador espanhol Juan Díaz de Solís, em 1516). A colonização espanhola subsequente levou à criação da colónia de Buenos Aires, em 1580. A independência de Espanha foi alcançada em 1816, após o que se desencadeou um conflito entre centralistas e federalistas, que só acabou com a proclamação de uma nova constituição, em 1853.

A Argentina foi, a partir de então, dominada por períodos de conflito político interno entre conservadores e liberais e entre facções civis e militares. Mas no início do século XX, a Argentina era um dos estados-providência mais avançados do mundo.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Argentina assistiu à ascensão do movimento peronista, populista, o que levou a uma grande polarização do país. Juntas militares cada vez mais sangrentas alternaram com governos democráticos frágeis até 1983, o que resultou em problemas económicos crescentes, corrupção, agitação social e a derrota na Guerra das Malvinas.

Desde então, quatro eleições livres sublinharam os progressos argentinos na consolidação da democracia, se bem que em finais de 2001 o país tenha passado por uma implosão económica sem precedentes.

Wikipedia

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
» » »

sábado, julho 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!