Aquecimento.
"Estarão as obras do Túnel do Ros-sio a contribuir para o aquecimento global? Inequivocamente, a resposta é sim. E será o encerramento do mesmo túnel mais um factor de risco de incêndio para as florestas portuguesas? A resposta volta a ser sim. É hoje consensual que o trânsito nas grandes cidades constitui um dos maiores factores de aquecimento do planeta. Por isso, na generalidade dos países de-senvolvidos tomam-se medidas para reduzir o trânsito, seja impondo taxas, seja através de melhorias acentuadas nas redes de transportes públicos. A interdição do Túnel do Rossio incentiva a entrada de carros em Lisboa, que se acentuará com a conclusão do Túnel do Marquês. Tudo ao contrário do que deve ser feito. Lisboa, o Porto e as outras grandes cidades portuguesas necessitam de infra-estruturas - transportes públicos, túneis, parques de estacionamento - ou de outros métodos (taxas, portagens...) que dissuadam a utilização de transporte privado. "
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E a conclusão da CRIL que vai retirar carros da Segunda-Circular? E a alternativa ao IC19, transformado num infindável parque de estacionamento poluente? E no Porto? O recurso ao transporte colectivo só é viável se este for funcional. E está longe de ser o caso.
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