quarta-feira, novembro 22, 2006

Líbano.

"Unidade" e "calma" foram as duas palavras mais utilizadas ontem por responsáveis libaneses ao reagirem à morte de Pierre Gemayel. Esta morte, que na opinião do Hezbollah pretende "forçar o Líbano à guerra civil", coincide com um momento de crise no País do Cedro. Confortado com a vitória que registou na guerra com Israel, o Hezbollah - e os seus partidários, como o grupo Amal - exige uma redistribuição de pastas no Executivo, de forma a ter mais poder. Siniora recusa-a, o que levou já à demissão de seis ministros xiitas e à programação de protestos de rua. A morte de Gemayel, e os três dias de luto, adiou os protestos mas não solucionou a crise; pode mesmo agudizá-la (mais aqui)."

Para compreender a actual crise há que conhecer “os fundamentos da guerra civil libanesa (1975-1990) que devastou completamente a "Suíça do Oriente Médio" (como era conhecido o Líbano) e a rivalidade existente entre a Síria e Israel. O Líbano foi desmembrado da Síria pelo colonizador francês, sendo uma das poucas democracias da região após a II Guerra Mundial. O frágil equilíbrio entre cristãos e muçulmanos foi rompido pelo afluxo maciço de refugiados palestinos, iniciando-se uma violenta guerra civil, que teve uma intervenção Síria ao norte e uma israelita ao sul. Os massacres de Sabbra e Chatila e a resistência muçulmana desgastaram Israel, que se retirou, e os atentados contra as forças americanas e francesas (sob mandato da ONU) também levaram à retirada dos mesmos.

Apenas em 1990 foi reconstituído o Estado libanês, mas a guerrilha xiita do Hezbollah (com apoio da Síria e do Irão) continuou lutando no extremo-sul do país contra os israelitas e seus aliados, inclusive com ataques ao norte de Israel. Mas é preciso lembrar que desde 1967 Israel ocupa as colinas sírias de Golã (que fazem fronteira com o sul do Líbano), as quais anexaram formalmente, situação que representa um dos entraves para um acordo de paz. Assim, provavelmente o que está em jogo é uma barganha americana que obtenha a retirada Síria do Líbano e a aceitação da presença israelitas em Golã, em troca da sobrevivência do regime do partido Baas em Damasco (que era inimigo do Baas iraquiano...), mas submetido à nova agenda internacional. Seria uma vitória diplomática sem guerra, que contribuiria para um maior isolamento do Irão, o qual provavelmente perderia o apoio sírio.

Israel, por sua vez, atingiria uma situação de segurança ampla, o que permitiria avançar o processo de paz com os palestinos. O regime sírio, finalmente, além das concessões diplomáticas, provavelmente cederia na questão da democracia, podendo perder o poder no médio prazo. Contudo, trata-se de um jogo perigoso, que pode ter como consequência o reinício da guerra civil no Líbano, pois se trata de um país fragmentado em comunidades que se enfrentaram recentemente e as feridas ainda não estão cicatrizadas, além dos sírios contarem com o apoio de várias dessas comunidades.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Segundo um ministro cristão libanês, e "limparem o sebo" a mais 2 ministros, o governo fica sem o número necessário para continuar a governar. Isto depois de 5 ministros xiitas se terem afastado....

Mas já há quem ecoe que foram os israelitas que fizeram o assassinato....

quarta-feira, novembro 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!