quarta-feira, janeiro 24, 2007

Vale tudo?

"Intensifica-se o debate a propósito do referendo sobre o aborto. Verifica-se que a agenda política já está dominada pela presença deste tema. Constata-se que os grupos de cidadãos demonstram uma capacidade de intervenção e de mobilização que tenderá a crescer ainda mais com o aproximar do momento da votação. Percebe-se que o “Sim” labora em cima de uma certa confusão de conceitos, designadamente entre a despenalização e a liberalização, sendo que o que está em causa neste referendo é essencialmente a liberalização da prática de aborto até às 10 semanas. Nota-se, em matéria de sondagens, um progressivo crescimento dos defensores do “Não”. Regista-se por um lado a opção do PSD em não partidarizar a questão e, por outro, o PS a subir a fasquia colocando a consequência do resultado qual voto de natureza partidária. Questiona-se o grau de intensidade que a Igreja vai colocar na defesa da sua posição. Antecipa-se taco-a-taco até ao fim. Com resultado incerto. Em abstenção absoluta?

Clarificação. Um grupo de cidadãos constituído em movimento denominado “Independentes pelo Não” enviou ao Governo um conjunto de questões sobre a prática de aborto nos últimos 10 anos, tendo nomeadamente questionado sobre o número de mulheres presas nesse espaço de tempo.

Com grande celeridade veio a resposta oficial. Olhando os números, verifica-se que existe o registo de 9 penas suspensas. E nenhuma prisão. Partindo do principio de que não há erro nos números apresentados e que não é destituído de senso quem os lê, a única conclusão a tirar é que um dos principais argumentos dos defensores do sim – “prisão”– não é, no concreto, a realidade que têm vindo a argumentar
."

Rita Marques Guedes

Divulgue o seu blog!