terça-feira, março 27, 2007

O habitual histerismo.

"Reacções indignadas à esquerda, centradas na RTP. Desvalorização à direita. E o PS dividido entre os que se confessam preocupados e os que encolhem os ombros, dizendo que se tratou apenas de um concurso. Foi assim que a classe política reagiu ao facto de Oliveira Salazar ter sido eleito o "melhor português de sempre" pelos espectadores do canal público. O PCP insurge-se contra o "branqueamento de Salazar". Vasco Cardoso, membro da Comissão Política comunista, considera "grave" que isto suceda "pela mão da televisão pública". Os comunistas lembram que a Constituição proíbe a apologia dos ideais fascistas. E aguardam que a RTP faça "uma reavaliação do tratamento que foi dado à figura de Salazar e ao papel que o fascismo representou para o nosso país".Também ao DN, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda admite que o seu partido chame ao Parlamento o director de programas da RTP. "A televisão de serviço público acabou por ser instrumentalizada para a promoção do ditador fascista", afirma Luís Fazenda. (mais aqui)."
A esquerda trauliteira, na sua habitual superioridade moral, prepara-se para censurar o concurso. Utilizando os métodos que tanto criticam, no seu vazio democrático esquecem-se do essencial aqui: o protesto contra a democracia, a classe política actual e o falhanço da democracia. Mas é evidente que isso não importa para o partido que se esforça por branquear os crimes cometidos pelos imigrantes.

Etiquetas: ,

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Segundo Cornélius Castoriadis (Istambul, 11 de Março de 1922 ? Paris, 26 de Dezembro de 1997), vivemos actualmente numa "democratura"; porque o povo poderá votar todos os quatro anos ? em listas apresentadas pelas oligarquias partidárias ? e porque os modos de governação não passam de uma camuflagem perfeita da almejada democracia.
A diferença entre as duas é bem simples: na ditadura o povo tem que viver de bico fechado e na "democracia" embora possamos dizer tudo o que se queiramos, ninguém nos ouve.
Fechem-se hospitais, maternidades, urgências, escolas, aumentem-se os impostos, o desemprego, as irracionalidades (TGV, OTA, campos de golfe ? para onde os velhos estrangeiros mais abastados trarão os paus e as bolas, tendo nós, salvo seja, que lhes dar o buraco e hotéis de cinco ou mais estrelas e clínicas privadas), façam-se estradas esburacadas, deixem-se os idosos ao abandono, os jovens, licenciados ou não, a falar sozinhos, distribuam-se reformas de miséria? É disto que o povo gosta, é isto o que ele parece querer. Só ainda não percebi porque razão foi um programa destes para o ar.
Heróis somos todos nós, sobretudo os das mãos calejadas: agricultores, pescadores, operários que apesar dos ditadores, dos portugueses vendidos aos bilderberg's, aos illuminatti, continuam desde sempre a transformar o dia a dia numa luta titânica para sobreviverem.
Até houve quem consagrasse tempo e dinheiro em sondagens.
Enfim, com o belo país que temos, nem tudo podia ser bom e deus lá nos vai dando mar, sol "Avril au Portugal" amendoeirado, uns governos de ? e um povo que os merece.
Afinal o povo feito Nietzsche parece querer dizer que o Estado é de facto um monstro, quando ontem disse que a real ditadura salazarista é melhor que a actual democratura. Quem sabe se a máxima hegeliana não bate certo? "O que é real é racional e o que é racional é real ".
No entanto não deixa de ser um aviso a todos os que, na boca de Saint-Just, jovem jurista a quem o cadafalso levou a cabeça, junto com o tal de M.Robespierre, não passam de uns monstros, frutos da arte da política.
Até a uma próxima!

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

em resultado daquilo que se tem passado ao longo dos anos, no pós 25 de Abril! Quase todos acreditamos que a liberdade era necessária, mas esquecemo-nos que este homem (de quem nem sou admirador) também teve coisas boas! e o resultado desta voitação mais não é do que o espelho de uma população (só 200.000 votantes no total) cansada de promessas não cumpridas. Os nossos governantes são uma imagem desfocada daquilo que o povo sonhava e nunca conseguirá ter! Não há um líder! Não há um governante! Há um molho de políticos que vivem na esperança de se proclamarem os melhores! Mas que depois fazem igual ou pior do que os que lá estiveram antes! Logo, Salazar foi, é, e será sempre um Grande Português pelas ideias que tinha... mas que se esqueceu da hora certa para sair do poder... em parte apoiado por uma "corja" que ainda anda por aí a ganhar muito dinheiro! E, saliento, eu não sou apologista desse regime (com PIDES e outros capachos)... mas que em parte estávamos melhor... Ah isso estávamos!

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Estive no Ultramar, a custo zero, sujeito a ter levado um tiro na corneta, num país ocupado e intolerável por tal ocupação.Hoje, os militares ou forças militarizadas vão ganhar bons ordenados para Timor, Angola, Bósnia, etc.Quem correu com os portugueses do ex.ultramar e continua a desenvolver as suas fortunas nessas ex. são os democratas, ... então e como não nasci rico prefiro a minha honestidade e corroborar com a honestidade dos trabalhadores de Portugal. Aqueles que nada fizeram é que dizem mal de tudo e de todos

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Com esta votação é caso para dizer que ? Portugal não será um caso de um País a viver no passado?

Ficarmos presos a um passado, do qual não conseguimos nos abster totalmente no presente, mas assimilá-lo desta maneira é caso para dizer que culturalmente e educacional os avanços estão muito aquém.

Está bem que não podemos ignorar e perder de vista o passado, mas também não podemos ficar presos a ideias passadas, fazendo destas ideias emulações sem sentido, dogmas ou verdades absolutas, âncoras ocas para o nosso viver de hoje e com olhos para o futuro e forjando as expectativas.

Para mim, Salazar é um símbolo que representa o atraso.

Acho que devemos estar sujeitos no presente, a uma critica permanente sempre numa expectativa de renovação e evolução, traduzindo esta evolução, num futuro próspero e mais promissor.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Faz-se um sondagem com 1000 entrevistas telefónicas, o seu resultado é válido.
Faz-se uma votação com 200 000 contactos telefónicos, o resultado não é o que alguns pretendem, então já não tem validade nehuma.

Diz-se tanta asneira neste fórum...
Diz-se que Salazar instaurou o fascismo em Portugal, mas é mentira!
Diz-se que Salazar ursupou o poder, mas é mentira (chegou ao governo por convite).
Diz-se que Salazar impôs o analfabetismo, é mentira (nenhum governante anterior fez tanto plea educação portuguesa).
Fala-se da prisão de inocentes... porque razão não se abrem definitivamente, e na totalidade, os arquivos... Se eles estivessem completos poderiamos ver quem foram os inocentes!

Nunca, desde que sou nascido, as pessoas sérias e trabalhadoras tiveram tanto medo das autoridades, e os bandidos se sentiram tão portegidos. São as investidas terroristas da ASAE... as pilhagens policiais nas feiras... as exigencias sem nome nos estabelcimentos... as fiscalizações desumanas nas estradas... as escutas telefónicas... etc. O medo reina em cada canto - poucos ousam dar a cara!

Por cada coisa que um humildade e sério português necessita fazer, existe um entrave e uma taxa a pagar.

Para os bandidos continua a super protecção tipica dos socialismos/comunismos.

Salazar foi severo com os bandidos! Quem tem razões de queixa pertencia ao rol dos tais!
Hoje, neste momento, quero um Salazar que possa varrer a sociedade de bandidos, ladrões, inúteis e facinoras que o 25 de Abril criou!

Poderia enumerar aqui, dezenas de situações, de leis e medidas politicas que Salazar não tomaria, por respeito ao povo, por justiça e até por vegonha de ser ridiculo, mas seria lembrar aquilo que todos sabemos.

Salazar foi um Homem Moderno. Se tivesse chago até hoje, teriamos muitas mais e melhores autoestradas, pontes, aeroportos, barragens, escolas, universidades, industrias... teriamos igualmente telemóveis, televisão, rádio... melhor assistencia médica e social... Quem diz o contrário ainda está na idade da pedra ou deixou congelar a massa encefálica.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

1ª Ao contrário dos democratas de Abril, serviu a nãção e não se serviu dela. Foi dedicado à Nação e que viveu para a Nação. Repare-se que não se limitou a explorar as riquezas das colónias pois, quando lhes demos a independência, ficou lá muito edificio, muito monumento, muito caminho de ferro, muitas infra-estruturas que os "meninos" se dedicaram a destruir em guerras fraticidas pelo PODER.

2º Nasceu pobre e honrado e assim morreu. No seu tempo os portugueses conheciam bem estes valores que, na sociedade, eram lei. AS pessoas tinham vergonha na cara e não precisavam de Cartões de crédito pois eram ensinadas a não gastar mais do que aquilo que ganhavam e a quererem, somente, o que precisavam sem cobiçar o alheio. Aliás, hoje quem for sério e honesto não consegue chegar a lado nenhum porque este País fede...

3º Ter elegido para o seu partido União Nacional homens com cultura, nível e honra. Qualquer vigarista era posto de parte. Hoje é o inverso. Quem tem valor e mérito na nossa sociedade tem de emigrar se o quiser ver reconhecido. Até o próprio nome do partido UNIÃO é nobre porque, actualmente, a nossa sociedade é desprovida de solidariedade e união. Só se olha para o umbigo.

4º Ter permitido aos investidores Champallimaud, Mello e outros grandes homens do nosso tempo, a criação de grandes industrias vitais para o País e que, apesar de mal pagos, garantiam o pão a muitos operários e suas famílias. Quantos portugueses deixaram de receber dos patrões no tempo de Salazar? Existiram muitos mas, hoje, esse número é muito superior. E será que esses patrões caloteiros ficaram impunes como hoje acontece. Com o 25 de Abril de 1974 muitos forram os industriais despojados dos seus bens e nacionalizadas as suas empresas. Passou-se do 8 para o 80. Tomaram as rédeas os ditos democratas. Resultado: Década de 80 distrito de Setúbal: Empresas a fechar, fome muita fome. Invenção dos contratos a prazo pelo Sr. Dr. Mário Soares. Lay off! Etc etc etc.

5º Ser ter rodeado de grandes homens para seus ministros. Duarte Pacheco - Ministro da Obras Públicas é disso o maior exemplo.

6º Ter permitido que Portugal tivesse escapado à uma II Grande Guerra e a uma nova bancarrota tal como acontecerá na sequência da I Grande Guerra Mundial. Aqui talvez tenha errado. Deviamos ter entrado a Guerra e os primeiros a marchar deviam ter sido os Comunistas. Tenho a certeza que teriam tido grande alegria em vencer o Ditador ADOLF HITLER ao lado dos soviéticos do STALINE. Talvez este País estivesse limpo de muita porcaria que por aqui anda. Talvez não fossemos uma colónia dos PALOP e do BRASIL.

7º Não ter participado na deportação de Judeus, Comunistas, Ciganos, Homossexuais tais como fizeram outros paises europeus para agradar a Hitler. Sim! Que oportunidade de ouro perdeu Salazar para se livrar de muitos dos seus inimigos.

8º Nunca ter permitido o regabofe dos BANCOS e a vergonhosa especulação nas rendas que se verifica na actualidade.

9º Não ter concedido rendimentos de subsidio-mama-garantida a quem nada quer fazer. Com Salazar os trabalhadores eram minimamente respeitados. Hoje? Digam-me se isso acontece. Eu acho que os trabalhadores portugueses são gozados de toda a maneira e feitio. Acho que os maiores gozões são os dos SINDICATOS que se servem destes para não fazer nada e progredirem na vida.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Erros de salazar

1ª Ao contrário dos democratas de Abril, serviu a nãção e não se serviu dela. Foi dedicado à Nação e que viveu para a Nação. Repare-se que não se limitou a explorar as riquezas das colónias pois, quando lhes demos a independência, ficou lá muito edificio, muito monumento, muito caminho de ferro, muitas infra-estruturas que os "meninos" se dedicaram a destruir em guerras fraticidas pelo PODER.

2º Nasceu pobre e honrado e assim morreu. No seu tempo os portugueses conheciam bem estes valores que, na sociedade, eram lei. AS pessoas tinham vergonha na cara e não precisavam de Cartões de crédito pois eram ensinadas a não gastar mais do que aquilo que ganhavam e a quererem, somente, o que precisavam sem cobiçar o alheio. Aliás, hoje quem for sério e honesto não consegue chegar a lado nenhum porque este País fede...

3º Ter elegido para o seu partido União Nacional homens com cultura, nível e honra. Qualquer vigarista era posto de parte. Hoje é o inverso. Quem tem valor e mérito na nossa sociedade tem de emigrar se o quiser ver reconhecido. Até o próprio nome do partido UNIÃO é nobre porque, actualmente, a nossa sociedade é desprovida de solidariedade e união. Só se olha para o umbigo.

4º Ter permitido aos investidores Champallimaud, Mello e outros grandes homens do nosso tempo, a criação de grandes industrias vitais para o País e que, apesar de mal pagos, garantiam o pão a muitos operários e suas famílias. Quantos portugueses deixaram de receber dos patrões no tempo de Salazar? Existiram muitos mas, hoje, esse número é muito superior. E será que esses patrões caloteiros ficaram impunes como hoje acontece. Com o 25 de Abril de 1974 muitos forram os industriais despojados dos seus bens e nacionalizadas as suas empresas. Passou-se do 8 para o 80. Tomaram as rédeas os ditos democratas. Resultado: Década de 80 distrito de Setúbal: Empresas a fechar, fome muita fome. Invenção dos contratos a prazo pelo Sr. Dr. Mário Soares. Lay off! Etc etc etc.

5º Ser ter rodeado de grandes homens para seus ministros. Duarte Pacheco - Ministro da Obras Públicas é disso o maior exemplo.

6º Ter permitido que Portugal tivesse escapado à uma II Grande Guerra e a uma nova bancarrota tal como acontecerá na sequência da I Grande Guerra Mundial. Aqui talvez tenha errado. Deviamos ter entrado a Guerra e os primeiros a marchar deviam ter sido os Comunistas. Tenho a certeza que teriam tido grande alegria em vencer o Ditador ADOLF HITLER ao lado dos soviéticos do STALINE. Talvez este País estivesse limpo de muita porcaria que por aqui anda. Talvez não fossemos uma colónia dos PALOP e do BRASIL.

7º Não ter participado na deportação de Judeus, Comunistas, Ciganos, Homossexuais tais como fizeram outros paises europeus para agradar a Hitler. Sim! Que oportunidade de ouro perdeu Salazar para se livrar de muitos dos seus inimigos.

8º Nunca ter permitido o regabofe dos BANCOS e a vergonhosa especulação nas rendas que se verifica na actualidade.

9º Não ter concedido rendimentos de subsidio-mama-garantida a quem nada quer fazer. Com Salazar os trabalhadores eram minimamente respeitados. Hoje? Digam-me se isso acontece. Eu acho que os trabalhadores portugueses são gozados de toda a maneira e feitio. Acho que os maiores gozões são os dos SINDICATOS que se servem destes para não fazer nada e progredirem na vida.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Segundo o que tenho entendido, Jesus de Nazaré morreu aos 33 anos, espero que seja com 33 anos que morra os Sucesivos Chumbos ao Sistema Educativo Português.
Sinto-me envorgonhado pelo resultado mas é esta a triste realidade.
Apagar da memoria os tempos da dictadura levam a este resultado.
Deveriamos estar orgulhosos y ter a humilde suficiente de falar dos tempos que já lá vão e dos desafios que queremos emprender.
Congratulo a RTP porque soube fazer o seu trabalho!
Um Museu-Casa para Salazar, porque não?!Afinal faz parte da nossa história.A RTP que faça o seu trabalho uma vez mais e fale com as pessoas que venha às aldeias e questione o grande sabio Ansião, que pergunte ao nortenho como viveu a guerra civil de espanha, que pergunte ao imigrante como fugiu de Portugal como um Criminal.

Alvaro Cunhal foi de facto um Grande Homem, dado que fez frente a um sistema e impulsionou o 25 de Abril que com muito orgulho pessoal meu é conhecido pela Revoluçao dos Cravos.
Que não é demais comentar que foi o unico povo que fez uma revoluçao sem armas!

Devemos conhecer a realidade da nossa historia, saber como foi o periodo da transiçao mas sobretudo conhecer o Nosso Portugal,também é aqui que me sinto Português e não só em Campeonatos de Futebol.

Tenho Orgulho das Nossas casas com a bandeira portuguesa deste ilustre país Lusitano, mas conheceis o significado das vitimas que morreram por ele desde D.Afonso Henriques ou das esperanças e dos projectos que temos para saír desta crise que aos nossos politicos passamos factura?
Ou apenas o significado fica nas cores da bandeira que quem sabe, poucos conhecem.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acabei de ter conhecimento que o Prof. António Salazar venceu prémio do concurso RTP Melhor Português, confesso foi uma surpresa. Interrogo-me sobre o que influenciou os portugueses.
Sou da geração de 79, completamente pós 25 Abril, a minha infância da década 80 onde o país viveu tempos profundamente intelectuais, cresci numa sociedade em constante evolução, e hoje estou muito orgulhoso da minha terra.
Diariamente convivo com pessoas de diversos estratos sociais, e na generalidade quase todas são unânimes, vivemos melhor agora do que à 40 anos atrás.
Graças ao Prof. Salazar desprezamos a Europa, entramos em 86 quando tivemos oportunidade de entrar pelo menos 10 anos mais cedo, perdemos investimento estrangeiro, educação, cultura e desenvolvimento económico.
Responsabilizo o chefe do estado novo por este facto, mas não sou alheio a extraordinária recuperação económica que Portugal concretizou na década de 40.
São estes os contrastes do melhor português, a única pergunta que faço é, não havia melhor português?

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Pela parte que me toca obrigado portugueses. Fiquei seriamente comovido por ter ficado à frente desse puto que é cunhal. Que pena tê-lo deixado ir defender a tese a Lisboa mesmo estando preso.

Posso desde já garantir que estou em negociações com o São Pedro para organizar o meu regresso. Estão indecisos sobre quem deve regressar primeiro, eu ou Jesus, mas como eu cheguei aqui primeiro acho que faz sentido ser servido primeiro. O ouro que extorqui aos judeus na II grande guerra vai ser muito útil aqui no céu porque mesmo aqui, nem só de pão espiritualidade vivem os anjos.

Antes do meu regresso, existem no entanto algumas coisas que podem ir fazendo para a transição ser mais suave:

* aumentar a taxa de mortalidade infantil para algo mais consentâneo com a cultura portuguesa. Qualquer coisa como 8% (o valor em 1970) será bem melhor que os actuais míseros 0.5% (uma vergonha)

* diminuir substancialmente a cobertura do sistema nacional de saúde. Isto já andam a fazer há uns anos logo estão no bom caminho

* diminuir a cobertura da segurança social. Os quase 100% de cobertura actual são uma vergonha, algo como 40% seria bem mais aceitável, principalmente porque isto chega para cobrir aqueles que eu realmente acho serem portugueses

* Acabar com essas coisas da internete que só serve para desviar a juventude do bom caminho. Primeiro foram os comunistas a quererem convencer o mundo que tinham colocado um satélite em órbita. Como se fosse possível! Eu coloquei logo um papagaio do IST na rádio a dizer que aquilo que todo o mundo sabia ser possível em teoria desde o século XVIII era na realidade completamente impossível.

* Desaprendam a ler o mas rapidamente possível. Não é preciso chatearem a cabeça com essas coisas porque para trabalhar nas minas, pescar e plantar não é preciso saber ler, até complica. Logo vamos simplificar. Ler só para aqueles que irão ter cargos administrativos e na escola vamos formar gente bem estúpida e lobotomizada incapaz do menor acto de pensamento livre. Isso de inovar não serve para nada.

* A pedofilia vai acabar porque isto da pedofilia é uma vergonha. Meninas de 12 anos tudo bem desde que no Ballet Rose, agora meninos? Que vergonha.

* Podem começar a exterminar todos aqueles que não acreditem em nosso Sr. Jesus Cristo (mesmo regressando eu primeiro que ele) como por exemplo ateus, agnósticos, testemunhas de geová, protestantes em geral.

* Comecem a atestar os barcos, aviões e submarinos porque vamos reconquistar Angola, Moçambique, Guiné, Cabo-Verde, São Tomé (o príncipe não vale a pena) Goa e Diu custe o que custar.

* Instaurem de novo o serviço militar obrigatório. sim, para os mancebos aprenderem a ser homens como eu (embora nunca lá tenha ido).

Aguardem pelo meu regresso em breve:

A bem da Nação.
António Oliveira Salazar

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

"Volta Salazar estás perdoado!"

Esta frase é muito interessante,carregadinha de nostalgia e muito amor pelo Botas e de quando em vez lá aparece mais um ou uma a repeti-la.
Volta de onde para onde? No Egipto é que acreditavam na vida além túmulo! Cambada de crentes,ainda vão dizer que esta do concurso foi milagre!
Mas perdoado de quê se ele o Tónio do Vimieiro era tão boa pessoa e tão amigo dos portugueses,apenas não sabia lá muito bem pôr o cu nas cadeiras?

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Obvio que teve e tem significado,mas não passando de mero concurso não deve nem pode ter o que muitos lhe querem dar.
Para a RTP foi um farto encher do bornal e atingido esse propósito,melhor ainda porque este foi concurso onde o vencedor nem prémio levou,por já estar morto,não o prémio,mas o Botas.
Injusto e perfeitamente desonroso juntar acto eleitoral com votos e tudo com Salazar que deles sempre fugiu como o diabo da cruz e tal como aqui alguem já aqui antes referiu,fosse ele vivo e todos quantos votaram,seriam presos.
Bom tem sido para o governo e entendo bem melhor agora as sondagens,com tanto voto a transitar do PSD para Salazar não admiram pois as "banhadas" de Socrates!
Seria possivel este concurso ao tempo de Salazar ?
Obvio que não,o Toninho de Santa Comba não admitia concursos,ele era o maior!
Portugal mudou desde então? Pouco como se vê!

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Normalmente num estado democratico e europeu, o Salazar era apenas materia na escola e mais ninguem falava dele.
A culpa é da "revolução" dos mangericos, (nunca se viu outra, fazer uma revolução com flores) uma inovação bem portuguesa, que so podia dar barraca.
E principalmente dos politiqueiros, os oprimidos do Salazar, que pecou por não lhe ter cortado o pescoço. Politiqueiros estes que nos dão a liberdade de falar sim senhor, mas que nos roubam à mà fila e que saquearam este portugal
Agora escolher entre uma ditadura e uns gatunos democraticos, é como escolher a peste ou a sida.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não sei o que chamar a este programa. Se concurso, se sondagem, ou lá o que for. Só sei, que para fazer uma pessegada daquelas, se deve ter gasto uma pequena fortuna. Que sai dos bolsos de todos nós. E que faz falta, para coisas mais importantes. Mas, afinal, qual o interesse de tal programa? Nenhum, ou quase nenhum. Se algum resultado prático teve, esse foi, o de demonstrar que algo vai mal neste reino. O resultado final desta contenda, quiz dizer, na minha modesta opinião, que uma grande fatia do Povo Português, mostrou um cartão vermelho a estes políticos de meia tijela que nos têm (des)governado. E não venham os intelectuais e os beneficiados do regime, dizer que o Povo é estúpido, analfabeto e outras epítetos semelhantes. Não meus senhores, o Povo não é estúpido. Apenas e só, está a dar sinais muito sérios, de descontentamento e raiva, por toda a bandalheira que campeia neste pobre Portugal. Há fome, há miséria, há doença, os velhos são esquecidos e votados ao abandono. A juventude não sabe o rumo que há-de tomar, pois o ensino é fraco e empregos, nem vê-los. As indústrias vão acabando. E enquanto isto se passa, o que vemos nós em nosso redor? Gestores de empresas públicas a ganhar fortunas, políticos a ficar com reformas principescas, negociatas para encherem os bolsos a alguns, enquanto o fisco, cego como é, carrega impiedosamente sobre quem não paga e sobre quem paga. E então, qual a resposta que queriam que o Povo desse? Salazar, óbviamente. Não porque o quisessem cá de novo, ou outro semelhante, mas porque foi a única forma de dizerem a estes bandalhos que lhes vai sugando o sangue, que democracia como esta NÃO OBRIGADO. Passei por uma guerra no ultramar, não quero outra, mas se for preciso, posso ainda dar uma ajuda a correr com os vendilhões do templo. E desde já digo que não sou, nem nunca fui salazarista. Mas também não estou disposto a ver uma cambada de INCOMPETENTES, para não lhes chamar outra coisa, deturparem o espírito de Abril, que se baseava em maior justiça social, e sobretudo,SOLIDARIEDADE. Mas que afinal, se governa em vez de governar.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Isto não foi consequência do 25 de Abril, mas sim do 25 de Novembro, então não dizem que foi com o 25 de Novembro que Portugal se libertou do Gonçalvismo e derrotou o comunismo. Não culpem mais o 25 de Abril pelo estado a que chegamos, porque afinal todo o mal da má governação resulta do 25 de Novembro. Assumam-se de vez ou quando dá jeito é culpa do 25 de Abril, quando não dá jeito foi graças ao 25 de Novembro. Afinal quantos comunistas estiveram no governo depois do 25 de Novembro? quem é que nos tem governado? Em que ficamos?

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A votação para o melhor Português de sempre corresponde ao reflexo de como os portugueses estão desiludidos com os actuais dirigentes Politicos. Desde mentirosos (Ex: Licenciados sem o serem, não aumento de impostos...)a falsos moralistas. Os politicos vão para o poder sem sentido de dever, antes pretendem vêr aumentados os seus previlégios e regalias, bem assim, os das respectivas familias e amigos. Claro que Salazar não é o melhor, no entanto, comparado com a incompetência dos Governantes/Politicos actuais era com certeza mais sério e mais capaz.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tanta inquietude cívica com o 1.º lugar do ditador fascista Sr. OLiveira Salazar e tanto sossego com o 2.º lugar do ditador comunista Sr. Álvaro Cunhal?! Afinal, venceram dois ditadores!

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Uma conclusao depende da forma como cda um faz a analise.

Vejamos o meu ponto de vista:

. Salazar marcou uma epoca, quase metade do seculo xx. Obviamente que a influencia da sua governacao estende-se um pouco mais no tempo. Mas na Historia ele e interprete somente em cerca de 50 anos.Nao mais.

Alvaro Cunhal tem uma intervencao muito mais curta e mais pequena.Ha oseu percusso pessoal e qualquer coisa mais a assinalar no apos 25 de abril.Mas na historia tem uma passagem efemera.

Aristides Mendes tem uma intervencao pontual na Historia da Humanidade e nao e mais do que uma referencia Portuguesa.

D Afonso Henriques pare-me importante. Sem ele talvez portugal nao existisse.E a partir dele (1143)que se faz uma Historia que vai ate aos dias de HOJE. NAO SERA ELE O MELHOR PORTUGUES DE SEMPRE?

D JOAO SEGUNDO teve a coragem e a responsabilidade de ter dado novos mundos ao mundo.A sua accao repercute-se fortemente na Historia mundial e na Historia portuguesa ate ao fim do colonialismo e mesmo ate aos dias de HOJE.Sem ele a Historia de portugal durante seculos teria sido a mesma? NAO SERA ELE O MAIOR PORTUGUES DE SEMPRE ?

Camoes escreveu os Lusiadas Fernando Pessoa e os outros sao apenas uma referencia no plano cultural e na literatura. Nao mais.

A MINHA ESCOLHA RECAIRIA EM D AFONSO HENRIQUES OU D JOAO SEGUNDO

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Aos saudosistas de Salazar faço apenas algumas sugestões:
1ª - Devolvam o cartão de crédito
2ª - Prescindam do automóvel e mandem destruir as auto-estradas
3º - Prescindam também do telemóvel, TV's em casa, computadores portáteis ou não, do Hi-Fi, máquinas de lavar louça e roupa etc e suspendam o contraro com o a EDP e LisboaGás.
4ª - Não frequentem restaurantes nem façam férias cá dentro nem lá fora
5º- Não frequentem cinemas, muito menos leiam jornais e rasguem todos os livros que dispoem em casa
6º - Peçam ao patrão que vos dê apenas de ordenado entre 700 escudos a 1000 escudos mensais
7º Retirem os vossos filhos da escola e se insistirem apliquem-lhes um castigo durante anos de irem semear batats
8ª - Em vez de uma refeição de peixe/carne dividam uma sardinha entre todos. Pode ser duas caso o agregado familiar seja constituído por 10 pessoas.
9ª - Calcem os sapatinhos quando forem apenas à festa anual.
10ª- Rebusquem no baú os fatos cossados dos avós e tios-avós
11º - Nunca recusem denunciar um colega de trabalho ou vizinho por ele ler às escondidas ou lamentar que a família passa fome e os filhos não poderem frequentar a escola porque são o sustento da família e as reservas de ouro são para tudo menos para investir no país. Cada denuncia vale no mínimo 500 escudos...
12ª - E se um dos nostálgicos de Salazar for o denunciado ou estiver descontente com a sua qualidade de vida deve encarar isso com abnegação como um dever à Patria! Por lealdade, à memória de Salazar.
Basta de branquear a História!

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu não votei porque me abstive de entrar na palhaçada que foi este concurso televisivo.
Salazar não merece o meu respeito pela simples e elememtar razão de que fez do desrespeito pelas ideais dos outros a sua bandeira.
Como ser humano,foi desprezível com comportamento abjecto,prendendo e torturando á sua ordem.
Estropiou muita da juventude de uma geração com uma guerra estúpida e que se sabia não poder ser a solução para o problema,para isso lhe bastando olhar para o que na Europa se passou e passava com as grandes potências administrantes,como a França,Inglaterra ou a Bélgica.
O Portugal do tempo de Salazar era o país do analfabetismo e da ignorância,do medo,da miséria e da emigração em massa!
Era muito honesto ? Não sei,talvez,mas quanto a honestidade não o é mais que a minha empregada de limpeza e isso não faz dela a melhor de todos os portugueses!
Há descontentamento hoje em dia? Há sim e é bem visivel!O resultado deste concurso talvez seja um sinal disso mesmo.
Pergunto por fim se esta manifestação de desagrado
podia ser levada a cabo em tempo da governação de Salazar? Sei que é desnecessária a colocação da pergunta,pois que não admite outra resposta que não seja a da total impossibilidade de isso acontecer,mas parece-me é que se alguns nunca o souberam,outros o terão já esquecido.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

porque também se emigra, por não existirem condições de vida depois de 33 anos de desmocracia...

com os desgovernantes a encherem o BANDULHO com os fundos comunitários...e ainda a comerem que nem glutóes o ouro do ditador...

E ainda se morre na estrada por falta de assistência...

E ainda se morre nos hospitais por negligência...que neste âmbito no tempo do ditador o médico era logo pendurado pelas goelas...

E se caísse uma ponte como Entre-Os-Rios...no tempo do ditador os responsáveis eram logo pendurados pelas goelas...

como aconteceu ao engenheiro da pala da estação do Cais do Sodré...

E no ensino agora os estudantes andam a cavalgar os professores...nem sequer sabem a tabuada....e ainda dizem nos inquéritos de rua boçalmente que o primeiro rei de Portugal foi o Mário Soares...

Pode ser que com este concurso tenham aprendido qualquer coisita ....que não os morangos...as Florivaielas e as docas etc. etc.

E meu amigo seja honesto...com o Salazar voçê não era assaltado...nem raptado a qualquer hora do dia.

E podia sair descansado com a família a qualquer hora do dia e da noite...descansado em sossego e em paz.

E desde que não quizesse ser Doutor tinha sempre emprego...podia era não gostar do que fazia...

e tinha o pão baratinho...o frango baratinho...rendas de casas baratinhas...

enfim o básico garantido...

E os seu filhos não nasciam nas estradas por falta de maternidades...

Quanto à exploração dos mais pobres...era por causa da camarilha que rodeava o homem que lhe escondiam as coisas...

Mas se porventura lhe fizessem chegar ao conhecimento de qualquer bronca de funcionários do Estado...ele chamava logo os responsáveisw e pendurava.os pelas goelas...

E muitas mais coisas...

Defeitos do homem...a polícia política que não teria sido necessária mas aí o gajo defendia-se porque os comunistas fizeram-lhe dois atentados...

E a guerra no Ultramar que foi uma perfeita estupidez...

Mas também aí a camarilha que o rodeava convenceu-o do contrário...

Aliás essa camarilha é a mesma de hoje...só que aparecem travestidos de Desmocratas...

Percebeu...?

O Grande erro de Salazar foi ir na conversa dos mesmos ABUTRES que hoje existem com outras trombas e máscaras...(DES)mocráticas...

MAS SÓ O SOSSEGO COM QUE SE VIVIA NESTE PÁIS VALIA A PENA !

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu votei Salazar embora nao seja saudosista do antigo regime. Salazar ganhou e ganhou bem para dar uma bofetada de luva branca aos politicos de opereta pos-25 de Abril que se governam a grande e a francesa arrastando Portugal para a cauda da Europa. Pode ser um voto de protesto e so votou quem quis tal como acontece nos referendos e nas eleicoes gerais onde as abstencoes sao por vezes elevadas. O povo e sempre soberano nas suas decisoes e nao fugiu a regra desta vez (mantidas as devidas proporcoes quanto a amostra da votacao). Diga o que se queira, o regime que Salazar incarnou cerceou a liberdade mas foi sem duvida o regime ditatorial mais brando que existiu quando comparado a Franco, Mussolini, Hitler, Pinochet, Stalin ou a regimes fundamentalistas ou africanos. Foi um politico honesto que tirou Portugal da anarquia, deixou-nos a 2-maior reserva de ouro do mundo e tornou o escudo uma moeda fortissima. Se o regime fosse tao tenebroso nao teria havido tantas fugas das prisoes, encontrar-se-iam muitas valas comuns e a maior parte dos politicos ditos de esquerda nao estariam vivos para contar a sua historia.
Salazar ganhou porque o povo diz a boca cheia que isto esta tao mal que nem 2 ou 3 Salazares chegavam para endireitar o Pais e livrar-nos dos pseudo-politicos actuais

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Dizer que se passava fome, dizer que era um pais de analfabetos... são comentários de pessoas ignorantes. Temos de comparar o que é comparável e, dentro do contexto... sim havia fome em Portugal e havia analfabetos, mas comparem com a Europa e o mundo da época... havia fome e miséria por todo o lado. Comparativamente, Portugal não estava pior do que está agora... Agora nem ouro nem finanças publicas... Industria?? De facto a industria deste pais está muito bem!!!! E a educação??? Está óptima... cada vez mais estamos na cauda da Europa... Sejam sérios nos comentários, e acabem com esses fanatismos... toda a gente vê que este pais está uma miseria...

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Para além de achar ?que as pessoas estão completamente desiludidas?, o mais paradoxal desta votação é a sua consciencialização e a demagogia face a esta personagem e tudo o que a envolve durante quase 50 Anos.

A minha modesta opinião apraz-me dizer que os portugueses que votaram são portugueses confinados a ideias ?nanicas? e se tornam demasiado pequenos para o conhecimento profundo e elementar.

Os portugueses que votaram são aqueles que alheios à verdadeira acepção da palavra Liberdade, inclusive do pensamento.

O paradigma, de que nada valeu aos Homens que lutaram por outro país e o 25 de Abril uma mera data de calendário aliada a mais um feriado.
Os portugueses com esta votação vieram ?subjectivamente? dizer que os homens que lutaram pela liberdade dos outros, valem menos que o Salazar.

O apedeutismo é a essência de todos os vícios e por isso o nosso atraso.

Isto, só visto mesmo.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A popularidade de Salazar é devido a democracia falhada em Portugal. Onde antigamente não se podia criticar o governo e o estado era tudo ouvidos. Agora pode berrar, ladrar, criticar e o estado é surdo. Onde eram as 7 famílias a roubar o povo agora são 700 familias (políticos) a roubar o povo. Onde não havia drogas nem corrupção, agora é o pão nosso de cada dia. Dito isto, será de estranhar essa vitória?

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Comparar o Salazar a um Nuno Alvares Pereira ou um Vasco da Gama ou a um D. João II... Como e possivel comparar pessoas que quando era presiso lutar iam a frente dos seus homens os novos antepaçados e lutaram desperadamente pela nossa indepencia... Com todas as adversidades e probablidades contra nós...
Comparar isso a um dictador que mandava pessoas lutar as guerras dele, que recusa a indepencia aos povos das nossas ex colonias, que recusa a nossa propria liberdade...
Que e o responsavel pela falta de educação do nosso país, que criou um povo que mal sabe falar portugues quanto mais ser capaz de intender os poemas de Camoes ou Pessoa. Por causa dessa educaçao temos falta de trabalhadores num pais com 500 mil desempregados. O problema que estes não tem formação para os empregos disponiveis...

E uma vergonha...

Ao contrario de muita gente eu gosto do meu pais, eu gosto do estado actual das coisas. Eu gosto de ter um dos melhores sistemas de saude do mundo. Eu gosto de ter um pais com baixa criminaliade. Eu gosto de ver que hoje em dia quem é possivel expressarmos livermente as nossas opiniões.
Eu acredito que apesar de muitos portugueses Portugal e um dos melhores locais do mundo para viver... Perguntem as pessoas que imigram o que elas fazem para ganhar mais a que se sujeitam...

Ganhar o salazar o qual eu so consigo associar a tortura, morte, falta de liberdade... E em si propria uma tortura.

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Isto até tem a sua piada!
Já li aqui comentários sobre um país maravilhoso, governado por um grande homem, em que as estradas eram espectaculares, o ensino era excelente, a saude era para todos e de altissima qualidade, não existia violência quotidiana ( andavamos todos aos beijos e abraços ),em que tinhamos ouro às toneladas, em que as regras eram para todos igualmente aplicadas, em que não havia lugar a "tachos", etc.
Gostava de ter vivido nesse país!!
A realidade era porêm bem diferente.
- Estradas? Quais estradas? A palavra autoestrada nem existia no léxico dos portugueses. Demorava-se 5 horas do Porto a Lisboa ( e porque eram poucos os que tinham automóvel ), ou 2h30 do Porto à aldeia doa meus avós (90 Km)
- Aldeia onde era o unico miudo que usava calçado
- ensino excelente.Nem dá para entender como é que havia 30% de analfabetos. À já sei: os analfabetos da altura sabiam mais que os doutores de agora. É só rir..
- saude optima. O meu pai não seria da mesma opinião ( era médico ), pois sempre que ia a casa dos meus avós, era uma "romaria" das aldeias para minha casa. Era o unico médico num raio de 20 km, e que só lá estava quando lá ia de fim-de-semana ou férias.
- sem violência. Publicitada, sim!! Que era proibido dar noticias sobre violações, e crimes violentos. Hoje fala-se de pedofilia e incesto. Alguem se deu ao trabalho de consultar os registos de nascimentos nas aldeias? Consultem e vejam a quantidade de nascimentos "naturais", resulatantes de incesto. Eu tinha uma empregada com um filho resultante da violação feita pelo pai dela. Uma coisa asseguro: não saiu em Jornal nenhum. E o caso "ballet Rose"? Não existiu?
- naõ havia tachos. Sou de uma familia que vivia bem na altura do salazarismo, e tachos era o que mais havia. A cunha era "rainha" para tudo. E os senhores poderosos protegidos pelo regime? Alguem se esqueceu do proteccionismo económico dado aos ricos do pais? Criavam-se leis à medida dos senhores, no propósito de eliminar a concorrência
- e as reformas? Eram excelentes. Era pena é que só os funcionários públicos ( empregos arranjados com cunhas ), e mais algumas categorias profissionais como os bancários, tivessem direito a elas. É preciso ser ridiculo para se falar na maravilhosa segurança social da altura. Pura e simplesmente não existia! E a prova que não existia é a quantidade de gente que recebe actualmente a pensão minima, porque naquele tempo não se descontava para a reforma!
- e o "famoso" Ouro! Extraordinário! Actualmente somos o 4º pais do mundo em reservas de ouro. Somos o 4º em desencolvimento? Só ignorantes é que podem associar resevas de ouro, a desenvolvimento e bem estar. Perguntem aos nórdicos, alemães, franceses, etc. São uns miseráveis, com tão pouco ouro!!!
- Etc, etc, etc, etc...

Só tenho um comentario mais a fazer.
Não me surprende a votação.
Viver em democracia é uma prova de "maioridade" de um povo. Significa que ele sabe tomar em mãos o seu destino.
Os Portugueses, são efectivamente um povo "menor", que prefere que alguns "iluminados" decidam por ele!

terça-feira, março 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acho incrivel a figura triste da DrªOdete Santos,onde está a liberdade que tanto defende?As pessoas que votaram em Salazar fizeram-no em liberdade,tal como as que votaram no Cunhal que tal como salazar foi um ditador,era muito pequena quando do 25 de Abril mas lembro-me perfeitamente das aberrações feitas pela esquerda em particular pelo partido comunista.Todos os outros candidatos tinham partes da sua existência muito negativas e todos nós conseguimos ter o distânciamento para oos analisar em todas as suas facetas, porque não o conseguem fazer relativamente a salazar? Obviamente que cometeu bastantes erros,fechou o pais, mas também fez coisas de louvar e admirar.Parece que continua a ser moda neste pais não se poder falar dessa parte da nossa história,acho de um cinismo ignorante.

terça-feira, março 27, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!