sábado, março 31, 2007

Para memória futura.

"Entre Janeiro de 2003 e Dezembro de 2005 , os gabinetes governamentais movimentaram, em "práticas sistemáticas e anómalas", e muitas vezes "sem a mínima contrapartida", verbas quase quatro vezes superiores ao custo previsto para o novo aeroporto da Ota, que é de 3,1 mil milhões de euros. Segundo uma "auditoria aos gabinetes governamentais" ontem revelada pelo Tribunal de Contas, e que abrangeu os governos de Durão Barroso, Santana Lopes e o primeiro ano do actual governo de José Sócrates, "as despesas [dos gabinetes governamentais] com transferências correntes totalizaram 12,5 mil milhões de euros. Ora, ainda segundo o TC, "notou-se", a "nível orçamental, e "com prejuízo das respectivas transparência e verdade", uma "prática sistemática e anómala de, ao longo do triénio, se inscrever, como despesa dos gabinetes governamentais, verbas muito substanciais, destinadas a ser transferidas para as mais diversas entidades, públicas e privadas, estranhas a qualquer tipo de apoio aos gabinetes governamentais e sem a mínima contrapartida para os mesmos, assim se desvirtuando, orçamentalmente, as suas reais despesas". Estas "reais despesas" - custos com pessoal e funcionamento - foram bem menores: 216,3 milhões de euros. O Tribunal distribuiu estas verbas por anos, no período abrangido pela auditoria: 3,5 mil milhões em 2003 (governo de Durão Barroso); 4,2 mil milhões em 2004 (metade Durão, metade Santana); e 4,9 mil milhões de euros em 2005 (nos primeiros três meses Santana, depois Sócrates) (mais aqui) "

Etiquetas: ,

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda tenho esperança que haja um jornalista da área económica que nos venha explicar que o "milagre" se deve a receitas excepcionais da furia dos impostos e a cortes que terão atingido o nivel do papel higiénico,em sectores publicos.Ou seja ,sobre as "tendencias" e a célebre reforma da Administraçaõ, nikles...

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O PM anda de braço dado com o MFinanças e resumem o País à leitura e cobrança dos impostos. Por tudo e por nada...toca a carregar as empresas e os particulares com mais taxas e impostos. Governar assim...é fácil, é barato e o Estado arrecada milhões. Investimento público ? Nicles ! Fechar escolas, centros de saúde e olhar para o interior do País são prioridades doentias que vão ao arrepio da propaganda que diz estar a captar investimento sustentável ! O debate na AR podia ter demorado 15 minutos, mas não. Era necessário botar faladura e fazer o auto-elogio. Assim...estamos todos tramados. Que o PM se entregue de "alma e coração(?) ao "elefante" da Ota e vai ver o resultado. Força camarada José !

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

E o que entra por trás em contratos adjudicados para empresas da família ou amigos. São milhões o que recebem por esta via. Voçê é muito ingénuo ou filiado no partido do governo. Deve ser a segunda hipótese concerteza. Eles até trabalhavam de graça por que não é do ordenado que eles têm interesse mas o que conseguem com o poder do cargo! O Tony Blair ganha isso tudo porque estamos a falar de um país a sério onde há, em primeiro, riqueza e depois não há a corrupção que por aqui existe. Redigir artigos destes é gozar com o povo!

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A segurança flexível no trabalho ou como em Portugal se complicou criando a confusão habitual impedindo que o pais evolua, flexisegurança, pode ser uma excelente solução para os portugueses. Muda um pouco as coisas na organização das empresas e talvez do estado mas adequa-se à organização do estado e da sociedade portuguesa. Pode provocar algum receio é da natureza da liberdade causar algum receio onde antes não existia mas se as pessoas que têm a responsabilidade de decidir em Portugal perderem algum tempo a reflectir no que é a sociedade portuguesa e na estrutura do modelo em questão vão chegar à conclusão de que este é viável é desejável é possível. Muitas vezes a simplicidade das coisas assusta de tal modo que as complicam tornando-as impossíveis.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O povo que diz tanto que ganha mal,quem sabe se pagasse melhor não obteria um melhor retorno.O povo de tão sovina ser,arrisca-se a perder o poder.Se em democracia é o povo que manda,cheira-me que a continuar assim,um dia vai deixar de mandar.Há um ditado que diz,"o povo faz o que lhe mandam"!E não é que é verdade.A democracia não passa de um regime político.Alguém à muito tempo atrás,lembrou-se que o povo seria o melhor decisor,mas quando vier outro alguém que o deixe de achar,que o poder lhe subiu à cabeça,então lá vai ter o povo que enfiar o rabinho entre as pernas,e voltar a fazer o que lhe mandam,desta vez directamente.Cada vez mais o povo é desnecessário,cada vez mais a tecnologia avança,cada vez mais um faz mais que muitos e povo esquece-se de ser humilde.O Poder é soberano e gosta de ser um instrumento nas mãos de gente humilde e de carácter.Portanto que ao povo o poder não lhe suba à cabeça.Que não exija tudo em troca de nada...este é um aviso para aqueles que dizem que os políticos ganham demasiado.O cerco aperta-se!

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Maus exemplos para demonstrar permissas erradas: 1) Os gestores de uma empresa devem ter uma remuneração que seja directamente proporcional ao valor que acrescentaram directamente para a empresa ( se quiser aprender sobre isto, compre umas acções da General Electric e assista ao que vai ser uma verdadeira assembleia de accionistas). 2) O conselho de administração do BCP ganha um múltiplo desproporcionado do que o equivalente do Banco Popular Espanhol, o terceiro maior banco espanhol e quase o dobro em dimensão ( será que os administradores espanhois são incompetentes e criam menos valor?). Se calhar temos de importar gestores chineses. 3) O que é que o nosso PM fez para criar riqueza nacional e merecer tal salário? Mas que empresas ele criou com o seu dinheiro que contribuem com emprego e impostos para o país? Quanto é que ele criou em valor pelo conjunto de medidas que tomou? Apenas vejo dívidas a crescer, os impostos a subir, as despesas públicas a subir ainda mais, as agências de rating só emitem avisos, as multinacionais deslocalizam-se, as únicas empresas que aparecem surgem ou pelo Estado ou controladas por este com amigos bem remunerados na chefia e com benefícios fiscais ou monopólios protegidos para explorar o consumidor. Pois é, investir e arriscar é para os outros...e os outros que criem valor, e já agora que paguem a crise. Sem criar muito valor, não há possibilidade de boas remunerações!

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Penso que o 1º ministro ganha muito bem, atendendo aos salários miseráveis que são pagos à maioria dos Portugueses. Aqueles que ganham mais do que o 1º ministro é que é anormal e isso é que é preciso alterar.Não tem que haver contemplações porque doutores,licenciados em conomia e finanças há aos montes no nosso pequeno País.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Numa empresa privada que põe empregados a mais, qual é o seu custo? Provavelmente ir à falência porque não tem dinheiro para pagar a tantos trabalhadores. Nos governos pós 25 de Abril o que é que aconteceu. Encharcou-se a função pública de trabalhadores (boys, afilhados e afins), resultado, desperdício, incompetência e um grande sarilho para emagrecer a funcção pública. Por isso não me venham compararo salário de um plítico muitas vezes mais preocupado em arranjar tachos para a sua clientela política com o salário de um gestor de topo de uma empresa privada. E já agora gostava que não me censurassem os post que mando.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

pagar mais e responsabilizar mais . Não pode o País estar entregue a um lider que gasta e consome metade da riqueza do País e ganhar 5000€ euros mês .Assim a mediocridade está no topo da piramede e estende-se ao resto do País. Este Governo está a matar a classe média portuguesa , pela via fiscal , e é esta classe média que em qualquer Paìs desenvolvido , quem consome , faz andar a economia, paga impostos e sustenta o Estado , e os pobres não consomem ,não pagam impostos e ainda por cima vão buscar recursos ao Estado , Em Portugal estamos a tornar-nos maioritariamente pobres. Portante para além de pobres económicamente , somos muitas vezes pobres de espirito e invejosos . Eu quero é que todos vivem bem , incluindo o qualquer primeiro ministro . E eu nã gosto deste primeiro ministro , que tem muita amenésia , pois não esqueçamos que desde 1995 e estamos em 2007 , já lá vao quase 12 anos , o PS está no Governo á quase 10 anos .Não venham dizer que~foi o Santana lopes o responsavel pela Crise actual. O primeiro minsitro quer armar-se em Bombeiro a apagar o fogo a crise , quando foi entre 1995 e 2001 (pertenceu ao governo de guterres) um dos "incendiários " da crise em Portugal. É o que se costuma dizer , a memória do povo é curta.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sim Senhor, ganham pouco? Bem isso depende , concordo que deviam ganhar mais mas para isso deviam ser avaliados e enquanto estivessem no Governo e fizessem alguma asneira(coisa que não é rara) não bastaria a demissão para ficarem ilibados de responder pelas asneiras (+dinheiro=penalizações por não cumprir). Falando de outro assunto que aqui é mencionado ABRAM OS OLHOS a culpa da situação do País NÃO é dos Funcionários Públicos (claro que existem bons e maus)pois estes não fogem ao fisco (pelo menos os que não ocupam cargos de chefia)confirmem antes se o dinheiro que se supõem existir de fuga ao fisco não dava para anular o défice. Deixemos este bode expiatório pois a culpa é de todos NÓS que elegemos políticos medíocres, temos a mentalidade do ESPERTO (em Portugal quem foge ao fisco é esperto nos países desenvolvidos é um ladrão)e uma auto estima baixa que só nos atrapalha. Tenho dito.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É ridículo que um país esteja disposto a investir na Selecção Nacional de Futebol e se contrate um treinador campeão mundial, o que acho muito bem, e não se invista da mesma maneira naqueles que têm por missão governar o país. Será que não é muito mais importante e benéfico para todos que o Governo tenha uma boa performance? O mesmo espírito da Selecção Nacional devia ser aplicado ao Estado. Embora não concorde com muitas das posições do PS a verdade é que Sócrates é um excelente político capaz de incutir confiança, estímulo e optimismo nas pessoas. Merecia um salário mais elevado e merecia ter há sua disposição mais quadros capazes de o auxiliar na governação do país.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Esta ideia miserabilista do Estado tem origem no mito Salazar/Cunhal do político abnegado e pobre, casado com o Estado e a sua missão. É verdade que este comportamento pode ser admirável, mas também é verdade que a longo prazo os resultados não são os melhores, principalmente quando o político em questão não quer largar o poder.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O 1ºMinistro ganha um bom salário tendo em consideração o País que somos e as possibilidades que temos.O problema existe, e só se coloca devido aos salários absurdos que se praticam nas administrações das empresas públicas. Quanto ao sector privado, que em alguns casos, paga muito bem, a meia duzia de pessoas, é à custa dos baixos salários da esmagadora maioria dos trabalhadores da empresa, e assim é desumano, mas como estamos na era dos Jornalistas iluminados,à quem julgue correcto este caminho.Haja paciência!

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sou funcionária pública, com muitos anos de carreira e gravemente prejudicada pelas reformas da Administração. No início da minha carreira optei por servir a "res publica"!! Para testemunhar que há muitos funcionários públicos que trabalham muito e bem, outros que trabalham pouco, outros que trabalham mal e ainda outros que não trabalham. Aliás como em todo o lado. E é nessa perspectiva que se poderá dizer que uns ganham muito pouco e outros ganham demasiado. Mas o Paulo Macedo não deveria sair. Ele pôs a máquina fiscal a trabalhar muito melhor, mas há ainda um caminho longo a percorrer. Ninguém é insubstituível, mas alguns fazem muita falta!! E deixemo-nos de ser "pequeninos" e "invejosos". Precisamos de Directores-Gerais que sejam respeitados, pessoal e tecnicamente. Directores-Gerais que saibam fazer cumprir as missões para as quais os serviços que dirigem são criados e pagos. O problema com o Paulo Macedo é que a sua manutenção abria uma excepção... e issso é um pecado na Administração Pública!!!

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Que tipo de eleitor vai votar convencido de que vai eleger uma gangue de bandidos para roubar o país? De onde é que vieram os políticos da nossa praça? De outro planeta? De outro país? De uma classe que não abranja o comum dos mortais neste país? De onde vieram então os seus vícios aqui tão apregoados por alguns comentadores tão espertos? Não foram os nossos políticos criados em decentes famílias portuguesas e não são os seus hábitos iguais aos de tantos outros portugueses de todos os níveis sociais? É que esta mentalidade de que "os políticos são todos ladrões mas deixa ver se não declaro os meus rendimentos e já agora se saco mais algum àquele trouxa que parece mais rico que eu." já está requentada.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O regime de Socrates está a reprimir os Funcionários Publicos. É o capitalismo que se está a superiorizar e a defenir perante os pobres. Os funcionários publicos sintem medo do regime de Socrates e sintem - se também oprimidos e reprimidos, tal como acontecia no regime de Marcelo Caetano. -Tem medo de perder os seus empregos e serem conduzidos ao quadro de excedentes, mesmo tendo já atingido o tempo para a reforma, e sentem-se traidos por Socrates por este lhes ter alterado as contas do contrato e obrigando-os a trabalhar mais 1, 2, e até 16 anos mais no meu caso que comecei a trabalhar aos 14 anos. Socrates é inedito, é o proprio primeiro ministro que difama humilha e desrespeita os proprios funcionarios do estado. Isto é inédito em qualquer naçao. O que dirão os funcionarios que tanto derão ao seu trabalho , zelo dedicaçao , responsabilidade, e tantas horas sem pedirem um tostão de volta. -Que falta de respeito sr. Ministro. T

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A oportunidade única não é para o Eng. Sócrates, é para todos os portugueses. São os portugueses, a maioria dos portugueses, que não quer reformas e que gosta de políticos a prometer que o Estado faz isto e aquilo, sem sequer pensar de onde vem o cacau. Os politicos que estão no poder são apenas o reflexo dos seus eleitores, como aliás deve ser, uma vez os politicos governam para o povo, logo têm de implementar politicas "populares". O problema é que as politicas "populares" são geralmente, a longo prazo, erradas. Quando serão "populares" as politicas que asseguram um futuro melhor, ainda que exijam esforço no presente? Quanto serão eleitos os politicos que as defendem e não os que oferecem frigorificos? Será quando tal acontecer que o país dá a volta. Com ou sem Eng. Sócrates.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não há duvida, que José Sócrates está a viver uma oportunidade histórica. Tem uma oposição fraca dentro e fora do partido,tem um presidente que não faz bloqueio á acção do governo tem maioria absoluta. Tem todas as condições e mais algumas para apresentar resultados que permitam melhorar as condições de todos os habitantes desta terra. Mas estamos a assistir a aspectos um pouco esquisitos, o ministro das finanças está a beneficiar os mais ricos com a abolição dos 42% nos escalões de rendimentos mais altos. O ministro da saúde está a entregar parte da saúde a privados. O ministro da segurança social, cada cidadão só pode usufruir de uma prestação social da SS., ou seja para ser mais barato só atribui uma prestação social por pessoa e daí lava as mãos. A desigualdade entre os cidadãos do mesmo país é cada vez maior, trabalhadores qualificados sem padrinhos, são tratados como miseráveis, porque esta é a república das cunhas, começa pelo Sr. primeiro ministro ao querer nomear o marido da Dra. Edite Estrela para um cargo na área economica de Bruxelas, quando este não tem curriculum compatível,eu li no semanário O Sol, é esta a politica de Sócrates? Então está a dar muitos bons exemplos.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Também concordo,que é agora ou nunca..Só tenho pena que alguns não percebam..Fazem politica,criticas,atrás de criticas e só pensam na "sua pessoa",e não no colectivo..O PSD,sózinho no tempo de Cavaco Silva e mais tarde com o CDS/PP,não fez ou não quis fazer as reformas que se impunham e nos últimos anos,foram mesmo um desastre(incliundo com Santana Lopes)...Além de que neste momento,andam todos divididos!Quanto ao PCP e afins,vivem de fazer oposição e através da GCTP,manipulam as pessoas,"fabricando",greves e mais greves..Como os gostaria de ver ,fazerem isso nos Paises ditos comunistas que ainda restam.. Não temos pois,outra alternativa,senão,tentar compreender e apoiar as medidas deste Governo ,se é que queremos mesmo "sair do buraco"..Os Paises,ditos mais desenvolvidos,tiveram também os seus anos de dificuldade,mas como são espertos,juntaram-se e lutaram,todos,por um bem comum..Até a nossa vizinha Espanha,nos ensinou,como é nos anos de Felipe Gonzalez (lembram-se os acordos com sindicatos e patrões) e hoje ,estão como estão... Por isso deixem de ser "treinadores de bancada" e deixem o Engº.JOSÉ SÓCRATES ,TRABALHAR..A BEM DE TODOS.. HAJA DEUS.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

As Grandes razões do atraso Português neste princípio do século XXI,são acima de todas as outras, DUAS GRANDES RAZÕES: 1ª. A falta de Justiça; 2ª. A falta de apoio à educação. Mas atenção! Quando falo de educação não falo de ENSINO nem de FORMAÇÃO ACADÉMICA. Os políticos e os jornalistas, esses sim baralham as consciências dos portugueses chamando ao ensino e à formaçã académica, educação. A educação é dada essencialmente entre os dois e os oito anos e só poderá melhorar com a formação dos futuros pais. Pois são os pais que transformam os filhos em homens honrados ou em delinquentes.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Lembro-me de um documentário interessante sobre macacos. Tinham descoberto que o macaco dominante não era efectivamente o mais forte do grupo, mas o que tinha uma habilidade imbatível em relação aos outros. Sempre que alguém do seu grupo punha em causa a sua posição, ele ia buscar duas latas que tinha escondidas e do alto de um declive punha-as a rolar com tal estardalhaço que assustava qualquer concorrente. Este governo faz também um grande reboliço sempre que encontra uma décima de crescimento do PIB ou uma centésima de recuo no emprego levando a população a acreditar que são imbatíveis no seu desempenho. Veremos como isto vai acabar....

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Blá,...Blá,...Blá, é só propaganda politica, a onde estão os resultados ?, a onde ?, eu digo a onde, "mais impostos", mais desemprego", "maior defice", "menos saude", menos justiça", "menos educação", estes são de facto os resultados das maravilhosas reformas de Socrates. A máquina de propaganda do PS, tenta a todo o custo tapar os olhos aos portugueses, e de certa forma está a conseguir, porque neste país dá-se mais valor a um MENTIROSO do que a um HONESTO. Vamos lá abrir um bocadinho os olhos, o Socrates prometeu não aumentar os imposto, mas de facto aumento todos os impostos, prometeu criar 150 000 empregos, mas de facto criou foi mais 100 000 desempregos, encerrou maternidades, vai abrir salas para o ABORTO, encerra escolas aumentando a abandono escolar, em relação as reseitas fiscais, usa todo o aparelho do estado para receber o que lhe devem, mas quando é o estado a dever, usa todo o aparelho do estado para não pagar, eu conheço possoalmente vários casos, para não falar que as camaras municipais ou os hospitais demoram em média 6 meses a pagar aos fornecedores, nesse periodo de tempo os fornecedores já terão pagos 2 trimestre de IVA, que não receberam do próprio Estado. Portugueses abram os OLHOS.

domingo, abril 01, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que alguém famoso disse: "não perguntes o que o teu País pode fazer por ti, pergunta o que tu podes fazer pelo teu País", os portugueses continuam à espera que alguém lhes resolva o problema, enquanto esperam sentados em frente da Televisão. Se for alguém com aparentes poderes sobrenaturais (Salazar, Cavaco, Sócrates, o Dir. Geral dos Impostos...) tanto melhor, assim nem temos que nos incomodar, o milagre acontecerá e um dia acordamos todos a viver na Finlândia...

domingo, abril 01, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!