quarta-feira, outubro 03, 2007

Ensino.

"Um pai telefonou ontem para o Fórum da TSF a pedir, na prática, que se ponham seguranças nas salas de aula para os professores poderem ensinar. É inexequível, mas diz bem do desespero de quem vê a escola pública em ruínas.

E a queixa tem pertinência: Não é só àquele pai que uma professora lamentou não ter mão nos alunos. E não é só na referida escola de Matosinhos, se não me engano, que os alunos recusam cumprir os procedimentos de aprendizagem e não fazem os trabalhos de casa.

Os políticos e os sindicatos nunca assumem as suas responsabilidades no caos. Não haja, contudo, ilusões. Chegar ao 2.º Ciclo do Básico mal sabendo ler e escrever, interpretar e calcular é uma condenação para a vida. E o facto de a escola pública ser incapaz de transmitir conhecimento e valores marginaliza para sempre quem não tem meios para recorrer ao ensino privado.

A prova impor-se-á quando o ranking das notas do 12.º ano mostrar, mais uma vez, uma maioria esmagadora de escolas privadas nos primeiros lugares.

A escola pública deixou de funcionar como meio de ascensão social e os filhos das pessoas com menos posses podem aspirar no máximo a ser vedetas dos programas ‘Big Brother’ e correlativos. As elites sociais garantem com a estagnação para si próprias e descendentes a coutada dos empregos mais bem pagos, da cultura e conhecimento das coisas do mundo.

O quadro desespera para quem percebe que sem renovação o destino inexorável de qualquer sociedade é a sua própria morte
."

João Vaz

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É o que dá fazer a licenciatura com passagens administrativas, graças à Revolução e ao camarada Durão Barroso. Nem sei como se consegue ter exito num mestrado e depois de um doutoramento. Cátedra? Isso é um muito imposto para tão pouco rendimento.

quarta-feira, outubro 03, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Quando a tv nos mostra o PM e a MdE satisfeitos com as "vantagens" dum rectângulo colorido e com a magia da electrónica, relegando para 2º plano o papel do professor...acabaram-se as ilusões ! Já troquei impressões com jovens frequentadores do Erasmus em França, Espanha e Itália e, "custa a engolir" comparativamente com o que por cá se passa. Mas...melhores dias virão. E melhores ministros,profesores e programas mais duradouros ...

quarta-feira, outubro 03, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A disciplina começa em casa...e deve ser exigida pelas escolas. Mas que tal começar por disciplinar os professores que apresentam assuididade e pontualidade sinuosa. Professores que não se motivam a ensinar e de igual forma não motivam a aprender. Ao fim ao cabo, professores com "p" pequeno. Pois ser professor não é só descarregar matéria, é ser líder dentro da aula.

quarta-feira, outubro 03, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O ataque ( populismo partidário mais sindicatos ) à Educação (?) iniciado há cerca de 20/25 anos tem já mostrado resultados bem visíveis ... decisões rídiculas sendo algumas mesmo criminosas no que concerne ao bem estar da sociedade. É o resultado da "carrada" de "especialistas" em coisa nenhuma,recorrentemente pouco qualificados e "encostados" ás estruturas dos JOTAS. Com gente desta, com efeito, o resultado só pode sêr a constatação da Lei de Murphy, ou seja, o portugalinho sec XXI!

quarta-feira, outubro 03, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Para os nossos jovens... estudar e trabalhar no duro...é uma chatice ! E a culpa não é só dos pais e mães. Também é dos muitos ministros e ministras da Educação que nunca o deviam ter sido ! E até dos prof's...

quarta-feira, outubro 03, 2007  
Anonymous Anónimo said...

esta juventude anda a enganar-se a si própria! Os facilitismos conduzem ao comodismo e à pior forma de estar numa sociedade cada vez mais individualista. Os "paizinhos" que, de forma consciente ou inconsciente, "fomentam" esta maneira de estar e são grandes grandes responsáveis pela vida futura dos seus filhos. Esta forma de estar tem vindo sempre a aumentar!

quarta-feira, outubro 03, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!