Muito tempo e dinheiro para ver luz no túnel
"Cerca de 40 anos depois do inicialmente previsto, é hoje desferido o remate final na conclusão de uma das maiores obras de Santa Engrácia de que há memória em Portugal.
O Governo lidera a cerimónia formal de adjudicação da empreitada para construção dos últimos 4,4 (!!!) quilómetros da CRIL – Circular Regional Interna de Lisboa, também conhecida pelos seus martirizados utentes como IC 17. 40 anos para construir 4 quilómetros parece um exagero, para não dizer um insulto, ao mais comum dos cidadãos, mesmo num País em que a Administração Pública tem uma propensão fatídica para o caos. E foi mesmo isso que ocorreu com este triste caso. Dezenas de entidades envolvidas no processo, desde câmaras municipais, institutos estatais, associações cívicas, um sem número de entidades variadas, cada uma com os seus interesses às costas, a defender os seus argumentos, emperraram o processo de tal maneira, que só agora há pernas para andar. Com os custos incalculados do atraso que isso causou à economia do País e da capital e de incómodo constante para várias gerações de portugueses. Mesmo assim, sendo a mais cara estrada de Portugal, este troço de fecho da CRIL que vai ser construído em grande parte em túnel devido às dificuldades de expropriações do terrenos em que se insere, é bem-vinda!"
Nuno Miguel Silva
O Governo lidera a cerimónia formal de adjudicação da empreitada para construção dos últimos 4,4 (!!!) quilómetros da CRIL – Circular Regional Interna de Lisboa, também conhecida pelos seus martirizados utentes como IC 17. 40 anos para construir 4 quilómetros parece um exagero, para não dizer um insulto, ao mais comum dos cidadãos, mesmo num País em que a Administração Pública tem uma propensão fatídica para o caos. E foi mesmo isso que ocorreu com este triste caso. Dezenas de entidades envolvidas no processo, desde câmaras municipais, institutos estatais, associações cívicas, um sem número de entidades variadas, cada uma com os seus interesses às costas, a defender os seus argumentos, emperraram o processo de tal maneira, que só agora há pernas para andar. Com os custos incalculados do atraso que isso causou à economia do País e da capital e de incómodo constante para várias gerações de portugueses. Mesmo assim, sendo a mais cara estrada de Portugal, este troço de fecho da CRIL que vai ser construído em grande parte em túnel devido às dificuldades de expropriações do terrenos em que se insere, é bem-vinda!"
Nuno Miguel Silva
2 Comments:
Infelizmente são os interesses económicos dos grandes grupos ou de pessoas com influências que decidem estas coisas, pois o traçado a direito iria cortar uma zona onde vai nascer mais um aglomerado de torres que vão render muitos € a alguém e como tal cria-se mais um aborto e despoja-se as pessoas das suas casas para que alguém ganhe mais uns milhões ... não há quem ponha mão nisto ?
Finalmente, ao fim de 13 anos, vamos ter obra e solução para uma das maiores "encrencas de tráfego" na área metropolitana de Lisboa. O ministro Mário Lino que "esteja nas tintas" para comentários como os anteriores que devem estar a ser emitidos pelas secções locais do PPD/PSD e onde a calúnia torpe está à vista. Onde estava esta gente quando se fizeram sucessivos atropelos urbanísticos nestas áreas? Ou será que os lobbies dos "patos bravos", vulgo construtores de prédios e compradores de carros de luxo, andaram a encher-se e a encher os amigos, impedindo que, quotidianamente, o tráfego flua mais rapidamente? O que é que isto tem a ver com a OTA? Ou estes cavalheiros continuam a teimar no Aeroporto quase no centro de Lisboa com todas as suas perigosidades e altíssima poluição para a cidade?
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