quinta-feira, novembro 29, 2007

O senão de abastecer em Espanha

"O Governo tem como meta para 2007 arrecadar 3,2 mil milhões de euros em receitas fiscais graças aos impostos sobre os combustíveis.

Com a crescente romaria de portugueses que se preferem deslocar a Espanha com um mínimo de combustível no tanque para abastecer do outro lado da fronteira, esse valor poderá ser difícil de atingir. Para este ano, as perdas poderão facilmente ultrapassar os 93 milhões de euros só devido aos abastecimentos em Espanha. Ou seja, a quebra no consumo que o aumento do preço do petróleo está a provocar não está aqui contabilizado. O fenómeno, além disso, tem repercussões no resto da economia nacional já que atrás do combustível vem todo um conjunto de compras. Os portugueses já abastecem nos supermercados espanhóis. Uma realidade que levou o Governo a reagir, no Orçamento do Estado para 2008, reduzindo o IVA de alguns alimentos que, em Espanha, são mais baratos nem que seja pela fiscalidade. Pedir harmonização fiscal pode parecer uma solução, mas será abdicar de um dos poucos instrumentos de competitividade que ainda restam aos Estados-membro. Será uma decisão que deverá ser muito bem pensada
. "

Mónica Silvares

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

como pode o preço do petroleo ser desculpa quando este é comprado em Dollars e este vale cada vez menos em relação ao Euro?

sexta-feira, novembro 30, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!