terça-feira, janeiro 22, 2008

A doença de Wall Street e a doença dos critérios europeus

O tumor maligno que afecta os mercados bolsistas de Wall Street despoletou uma acesa controvérsia sobre a melhor cura para evitar que as metástases se propaguem pelo sistema financeiro.
Numa primeira conclusão, os analistas parecem convergir no mesmo diagnóstico: o tempo ditará o sucesso ou insucesso da cura.
O que está a acontecer era expectável, desde o início de 2007, pelo menos…
Mas, então, poucas eram as vozes, ouvidas pelos mercados.
Igualmente, ninguém queria falar a verdade.
A maioria não queria sequer ver.
Teimosamente fechava os olhos. Ou tapava-os. Como se isso resolvesse a situação…
Muitos sabiam que, os sinais do colapso do sistema hipotecário de alto risco, ou «subprime», visíveis em 2006, eram sérios avisos à navegação.
Mas, a poderosa máquina dos “formatadores de opinião” achava que o realismo das análises de professores universitários, analistas, traders e dos “market makers” - conhecedores dos opacos mecanismos dos mercados da dívida e dos riscos a eles associados - a tal máquina trituradora de quaisquer “inconveniências” varreu o lixo para debaixo do tapete.
Os mais avisados foram, cirurgicamente, extirpando das suas carteiras os tumores malignos e colocaram-se do outro lado da barricada - investiram nos produtos que geram lucros com o colapso dos mercados.
É a opinião de alguns deles que vamos recapitular.
Que poderemos esperar nos próximos meses?
Quando regressará a estabilidade aos mercados?
A recessão americana vai afectar a economia real, à escala planetária?
Quais a consequências para as bolsas?
As taxas de juro?
O dólar?
E o ouro?
O Fed acaba de anunciar, mais uma decisão, que temporariamente irá permitir aos mais atravidos, regressarem aos mercados com as carteiras recheadas de cash (ou de créditos facilitados) para comprarem o que, pensam eles, já está maduro para ser comprado. A preços de saldo.
A redução de o,75% das taxas de juro é, por todas estas razões, uma péssima notícia.
Quer saber porquê?
Só se responde se cada um dos comentadores colocar a sua opinião.
A resposta estará no próximo post.
É que estou farto de me cortarem o pensamento, só porque digo uma coisas que até são verdades verdadinhas, sobre os nossos queridos aliados.
Mais uma pergunta provocadora que todos sabem a resposta:
Sabem quem apoiou a UPA depois FNLA nos ataques terroristas a Angola?
Sabem que mataram, violaram e esquartejaram mulheres e crianças e foram recebidos como heróis pela corja que fez o 25 de Abril?
Eu respondo os E.U.A..
Não era terrorismo ou antes era terrorismo politicamente correcto...
As serão bem recebidas, e pode-se aceitar todo o tipo de pensamento até bruxaria, porque o mercado funciona na cabeça das pessoas, a economia essa, deve controlar o mercado financeiro.
Aguardo sem grandes espectactivas

5 Comments:

Blogger Toupeira said...

Ninguém quer saber porque é uma péssima notícia?

terça-feira, janeiro 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Claro que sim.

terça-feira, janeiro 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Cuidado, porque aí vem o primeiro ministro português que isto afinal não é assim tão feio, porque é tudo rosas!!!!!!!! no portugalex a subir com crescimento sustentado!?.... e a seguir vem o governador do BdP reforçar.......

quarta-feira, janeiro 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Enquanto houver papel para imprimir dollars e paises para vender milhões em armamento vão adiando a queda desta globalização imposta pelo Imperio, omnipresente que tem deixado forte marca negativa no quotidiano dos povos do mundo, conjugando grandes fortunas, a corrupção e o livre arbítrio com a dura realidade da fome e da miséria, permitindo-nos concluir que esses meandros económicos obscuros (veja-se o caso do BCP em Portugal) e os verdadeiros valores sociais estão em rota de colisão...

quarta-feira, janeiro 23, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A crise do mercado imobiliário deu nisto, pois já havia uma bolha há já muito tempo para rebentar! Cá neste país será o mesmo, com construções a mais do que aquilo que é necessário, com pessoas a endividarem-se aos bancos para comprar segundas casas para rendimento ou adquirir mais-valias, com os bancos muito direcionados ao crédito habitacional, fazendo tudo isto acabar com o mercado de arrendamento!!!! É evidente que isto teria de acontecer! Assim como teria de acontecer um aumento das taxas de juro, mais tarde ou mais cedo! Eu dizia isto ás pessoas e elas riam-se "Ah! É o sobe e desce!"As pessoa não têm a noção que o excesso de consumo faz aquecer a economia e aumentar a inflação, tendo esta de ser controlada como? Também no mercado imobiliário, se existe mais oferta do que procura.....! Neste país, quantas casas estão hipotecadas aos bancos porque as pessoas já não podem pagar as prestações? Quantas casas estão por vender por excesso de oferta? Quantos investidores não têm à venda as suas segundas casas por um preço menor daquele que compraram?
Em Espanha, em 2007, das 80 mil agências imobiliárias existentes, faliram 40 mil, "sómente" metade delas!!!!!!
Os bancos são os principais culpados desta loucura (emprestavam a qualquer um), assim como as construtoras (constroem como se fossemos 40 milhões de portugueses e não 10 milhões), e o crédito vai ficar muito mais caro e apertado! Os bancos, por sua vez, investiam o dinheiro dos clientes numa enorme quantidade de instrumentos financeiros sofisticados que eles próprios já não os percebiam, alguns deles com dezenas de variáveis, todos interrelacionados uns com os outros e com os mercados, caindo-se no risco sistémico, efeito de bola de neve, não havendo liquidez no mercado, mesmo injectada pelos Bancos Centrais!!!
E existe muito logro por parte das entidades e falta de conhecimentos básicos de economia por parte das pessoas, isto era tudo um oásis daqui para a frente!!!!

quarta-feira, janeiro 23, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!