domingo, janeiro 13, 2008

Então a cartilha neoliberal? E o Tratado de Lisboa?

Mesmo que venham depois dizer que não...

Londres admitiu ontem vir a nacionalizar o banco Northern Rock, que atravessa uma situação financeira difícil, no caso do plano de recuperação promovido pela iniciativa privada falhar.
Prevendo este cenário, o Tesouro britânico já contratou Ron Sandler, o antigo patrão da Lloyd's, a maior seguradora mundial, para presidir à instituição, noticiou a BBC .
A decisão sobre o futuro do Northern Rock deverá ser tomada nos próximos dias, talvez mesmo logo após a reunião de accionistas do banco que terá lugar na terça-feira.
Os accionistas, que já se manifestaram publicamente contra esta ideia de nacionalização, vão procurar restringir os poderes da administração, de modo a que os activos do banco não possam ser alienados sem a sua prévia autorização.
Na sexta-feira, o Northern vendeu a Lifetime ao JP Morgan, por três milhões de euros. "Pensamos que podemos encontrar uma solução para o Northern e a assembleia de terça-feiraé um primeiro passo para isso.
Não creio que a nacionalização seja uma boa ideia ou mesmo que seja necessária", declarou Robin Ashby, líder do grupo de pequenos accionistas do banco.
Existem actualmente dois projectos em cima da mesa para a recuperação do Northern Bank um importante banco especialista no crédito hipotecário, e que foi duramente afectado pelas repercussões da crise do mercado imobiliário de alto risco (subprime) nos Estados Unidos, no Verão passado.
Só o Banco de Inglaterra injectou 55 mil milhões de libras na instituição e o Tesouro deu ainda o seu aval a outros empréstimos.
Londres fez recentemente um apelo ao banco americano Goldman Sachs para montar um esquema de financiamento que permita salvar o Northern Rock.
O plano poderá implicar a conversão de 15 mil milhões de libras de dívidas em obrigações, a vender posteriormente a investidores institucionais.
Os fundos poderiam vir do Golfo, segundo notícias da imprensa inglesa.- L.M. e V.M.

A pergunta do título faz sentido ou não?
O caso do BCP é ou não uma nacionalização encapotada?
Então o Consenso de Washington? A cartilha neoliberal do Senhor Barroso?
Então o mercado?
Desengane-se quem pensa que decide alguma coisa votando, quem manda neste mundo é o valor fiduciário e as contas estão a ser acertadas.
O Senhor Trichet e os comissários desta coisa estão a levar-nos para o buraco, e é de propósito, porque nada acontece ao acaso.
Vamos ver quem está a seguir.
Afinal vão pedir ajuda aos aliados tão odiados? Perguntaram a Israel?
São perguntas que arrepiam como o fio de uma navalha, a mim arrepaim-me o pêlo e vou-me pôr a recato.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai a independência do Kosovo.

domingo, janeiro 13, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!