sexta-feira, março 21, 2008

Escola sem autoridade

"Às vezes uma imagem vale mesmo por mais de mil palavras. Já se falou muito sobre a violência e a coacção de que os professores são alvo por parte de alunos, já se falou da perda da autoridade dos docentes, mas quando se vêem as imagens brutais de confrontos entre uma aluna e uma professora na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, quase ninguém imaginaria que o caos já tinha atingido tamanha dimensão.

A forma bárbara como uma adolescente se dirige à professora mostra a fragilidade a que se deixou chegar a autoridade dos professores na escola. E como se não bastasse a reacção da aluna, outros estudantes viram-se como uma horda de Hunos e até se ouve uma voz a avisar: 'A velha vai cair'. A cena começou porque a docente queria tirar um telemóvel à aluna. Pelos visto o uso deste aparelho está banalizado nas aulas, porque a cena é filmada por outro aparelho.

É inadmissível que uma instituição de ensino permita que os alunos estejam em salas de aulas com telemóveis. É urgente devolver autoridade aos professores para que a escola cumpra a sua principal função. E é também essencial responsabilizar os pais pelos comportamentos e atitudes dos filhos. Se isso não acontecer, estamos a assistir impávidos e serenos à imbecilização de várias gerações, que se arriscarão a ser adultos irresponsáveis e ineptos
. "

Armando Esteves Pereira

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ora se os presos podem ter telemóveis para comandar os crimes das prisões, porque razão os meninos não?
Não queriam democracia e liberdade? aí está no seu esplendor.
Os bloquistas e os pc, ps, psd e cds e todo o outro lixo do regime merecem que os seus filhos paguem pelos actos que cometeram, porque eles vão ser as vítimas.

sexta-feira, março 21, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar acho que a aluna deve ser suspensa ou até expulsa da escola, e todos os outros alunos da aula devem ser repreendidos por escrito que ficará registado no seu processo escolar. Uma vez por todas devem ser proibidos a entrada de telemoveis nas aulas seja a que pretexto for, caso tal não seja possível que seja implementado em todas as escolas um sistema que impossibilite o funcionamento de telemóveis na zona da escola. Há que haver respeito por quem nos ajuda e sermos alguém na vida. Para casos deste género há que ter a mão bem pesada tanto para alunos como para pais que pactuam com situações deste género.

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Depois das agressões verbais de professores ao Sr Sócrates e outras coisas mais por parte dos professores e ficar por aí mesmo, só podemos esperar isso. A falta de ética de professores, pais e governantes está passando para os jovens a ideia que ninguém tem que respeitar ninguém. No final os jovens são vítimas de tudo o que aí está. Quantas vezes os jovens são usados pelos professores para agredir ou desrespeitar autoridades ou apoiar quem lhes interessa.

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Esta notícia é dquela que não merece comentários. Fiquei chocado. Fui aluno e professor e uma coisa destas não passa pela cabeça de ninguém. Se o uso de telmóvel é proibido na sala de aulas - e bem, abrindo-se a excepção referida na notícia - devem ser colocados avisos bem visiveis dessa proibição. Em qualquer dos casos, a situação é inadmissivel. Quanto à punição deve, de facto, ser muito severa. É facto que a expulsão pode atirar a jovem para vários problemas mas assim terá que ser. Quanto ao comentário 'a velha vai cair.Altamente' deve ser punido com a mesma severidade porque é um estimulo à violência. Agradeço que, ponderados todas as consequências, apesar da idade um pedido de desculpas, e um 'chorozinho à SIC' não resolvam a questão sob pena de estarmos a destruir a sociedade em que vivemos.

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

No meu tempo, não havia telemóveis e ninguém se queixava.As notícias sabiam-se na mesma.Fora com os telemóveis na aula!!!

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

É preciso surgir um video na internet para de súbito toda a gente acordar e se aperceber o estado em que a juventude se encontra. Os principais sinais de uma sociedade doente, carecida de valores e princípios reflecte-se sempre nas camadas mais jovens. Numa era onde tudo surge fácil, onde não existe respeito por nada nem por ninguém, não me admiram estas imagens. Resta saber o que se passa por essas saulas de aula por todo este país e que nunca vêm ao conhecimento da opinião pública. A culpa não é da aluna. É dos pais. É muito simples.

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Há situações que justificam o uso de telemóvel? Doença de uma familiar? Desculpem lá! Não concordo nada com isso. O trabalho, seja do professor ou do aluno, está acima de qualquer outra coisa; se houver um familiar doente, não se chama uma aluna de 15 anos para resolver o problema. Deixem-se de tretas, fiz todo o meu percursos escolar e nunca usei telemóvel; faço o meu percurso laboral e também não preciso de telemóvel porque se acontecer alguma coisa à minha filha, a escola encarrega-se de encaminhá-la para o sítio devido e só depois preocupar-se-á em contactar-me. Sou completamente a favor da proibição de tais instrumentos, por parte dos professores, funcionários e alunos. Ademais, em época de exames, são estritamente proibidos; então que o sejam durante o resto do ano.

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

foi uma noticia que deixou muita gente colado á televisao ontem, para vermos a má educacao de estas miudas e miudos de hoje em dia. tenho 38 anos e revolta-me a maneira como falam com os pais, no meu tempo e ainda hoje se falasse para os meus pais dessa maneira , levava uma na cara.eu culpo a série morangos com açucar,acho que deveria terminar essa falta de educacao ja,e a esta patricia os pais deviam era de lhe dar uns estabefes para ela aprender.

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Todos temos culpa, não será só por não termos tempo de educar os nossos filhos, mas, tb, por não pararmos numa passadeira e atropelar crianças, por sermos deslaixados com a liberdade dos outros.Terá a sociedade q passar por uma reeducação, olharmos p os outros, e conseguirmos transmtir isso aos nossos filhos, eu tenho 4 pequenos ainda,e espero q esta sociedade mude para q não tenha q ver cenas destas, pensemos cada um q a familia é o mais importante, e de casa vem a roupa lavada.

sábado, março 22, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A falta de aproveitamento não é penalizante, porque se reprovarem, as Novas Oportunidades tudo resolverão um dia.E porque vão todos para o desemprego ou para trabalhos que não exigem qualificações.E de qualquer modo hoje paga-se a um licenciado o mesmo que a um empregado vulgar,e a recibos verdes. Donde, não há motivação para «aguentar a seca da escola».Solução? Começar por voltar a separar os sexos e por filtrar em casa a internet!

sábado, março 22, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!