quarta-feira, abril 09, 2008

Luís Filipe Vieira e o lobo é a nova fábula

"Luís Filipe Vieira está a cair no ridículo. A conhecida fábula do "Pedro e o lobo" está prestes a mudar de designação. "Luís e o lobo", ou numa onda mais radical, "Luís e a bola" são as novas formulações possíveis para quem faz o que ele faz e diz o que ele diz.

Vai chegar o dia (se é que já não chegou mesmo...) em que até os benfiquistas mais empedernidos já não vão ligar ao que ele berra. Mesmo que, como na fábula, nesse dia ele tenha pela primeira vez alguma razão.

O discurso actual já está estafado. Não é possível que de cada vez que o seu clube não ganhe, Luís Filipe Vieira desate aos gritos a queixar-se de que foi roubado e a chamar a Polícia por tudo e por nada.

Ninguém está para aturar um indivíduo que, em vez de se preocupar em conseguir uma equipa ganhadora com bons futebolistas, parece apenas apostado em ganhar os jogos com a ajuda da Judiciária, como se eles fossem capazes de marcar os golos que Nuno Gomes e companhia não conseguem marcar.

Ninguém tem pachorra para tanto histerismo quando, na sequência de uma eventual falha do árbitro Lucílio Baptista (que já falhou claramente noutros jogos em prejuízo de outros clubes bem conhecidos de Luís Filipe Vieira), o presidente do Benfica tente mascarar os 18 pontos que o seu clube leva de atraso com uma cabala de não sei quantos clubes contra o seu.

Desde há muito tempo que os seus métodos são claros e sobejamente conhecidos se o Benfica perde ou empata nunca é por culpa própria. Se houve tempos em que um presidente do mesmo clube garantia que os jogadores eram mimados quando perdiam, o consulado de Luís Filipe Vieira resolve todos os desafios com esta graça de tentar transportar os jogos de futebol dos relvados para as secretarias dos tribunais e para os calabouços da Polícia Judiciária.

Foi assim em relação ao F. C. Porto quando percebeu que o título começou a ficar demasiado longe e está a ser assim com Sporting, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, quando ganhou consciência de que até o segundo lugar, que parecia firme, se pode esboroar em cinco jornadas.

Segundo as últimas notícias, há que dar os parabéns aos responsáveis do Ministério Público que fizeram, finalmente, o que se impunha a crer nas notícias de ontem, o presidente do Benfica foi chamado para apresentar provas e esclarecer as denúncias e os disparates em que sistematicamente insiste.

Agora ficamos à espera de que as consequências também não se façam esperar. Se Luís Filipe Vieira tem alguma prova diferente das fantasias da sua vontade, que tudo seja investigado e apenas se lamentará o tempo e o modo como a sua acção foi concretizada. Mas, se nada for consistente, como me parece que vai suceder, que sejam tomadas medidas concretas que impeçam que o presidente de um dos maiores clubes portugueses ande a destruir a credibilidade de um desporto que é o passatempo preferido de milhões de portugueses. Onde se incluem os tais milhões que ainda torcem pelo seu clube.
"

Manuel Serrão

Divulgue o seu blog!