quarta-feira, maio 28, 2008

Curiosidades da TAP

1/ "O pior momento do transporte aéreo internacional". Foi desta forma que o presidente da TAP, Fernando Pinto, classificou, ontem, a conjugação da crise petrolífera com a estagnação económica nos Estados Unidos e na Europa, que estão a afectar sobremaneira os resultados operacionais da empresa. De acordo com o gestor, os custos com combustíveis podem derrapar 50%, caso os actuais preços se mantenham. Se a transportadora não conseguir rotas menos dispendiosas, o despedimento de pessoal é a "única hipótese", a que o Governo não se opõe (mais aqui)".
2/ "O processo de recrutamento de 400 novos funcionários, na maioria pessoal de cabine, que a TAP tem actualmente em curso, não será interrompido. Esta informação da transportadora liderada por Fernando Pinto, que iniciou um processo de recrutamento de 400 novos funcionários, sobretudo pessoal de cabine, surge um dia depois de, durante uma conferência internacional sobre transporte aéreo, o presidente-executivo da TAP ter admitido a hipótese de despedir trabalhadores para fazer face à crise que o sector vive devido aos aumentos constantes do preço do petróleo, caso a companhia aérea não consiga aumentar as receitas através de novas rotas (mais aqui)".

3/ 28 Nov 2005 - "TAP compra 12 aviões, mantendo três como reserva, de longo curso à Airbus, cujo negócio custará 1,3 mil milhões de euros à TAP. No pico de esforço do endividamento, a TAP ficará em 2015 com uma dívida de 951,2 milhões de euros, equivalente à dívida de 2001 (mais aqui)"

4/ Paris, 26 nov 2007 - "O fabricante aeronáutico europeu Airbus anunciou hoje a venda à companhia portuguesa TAP de doze aviões de seu novo modelo A350, com opções para três suplementares, e oito unidades do A320 (mais aqui)".

5/ "A integração da transportadora aérea Portugália (PGA) na TAP vai permitir a criação de quatro novas rotas, duas a partir de Lisboa e outras duas do Porto, que estarão a funcionar até Outubro, informou, ontem, a companhia (mais aqui)".

6/ 24 Jan 2004 - "Praga, Budapeste e Veneza são os três novos destinos a operar pela Tap já partir do próximo mês de Junho, anunciou o administrador delegado Luíz da Gama Mor em conferência de imprensa durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (mais aqui). "

7/ "A TAP inicia no dia 19 de Julho a operação de cinco voos por semana entre Lisboa e Brasília e torna-se a primeira companhia aérea a assegurar uma ligação internacional directa à capital do Brasil (mais aqui)".

8/ 10 Out 2007 - "TAP reforça aposta no Brasil. A transportadora aérea portuguesa TAP anunciou hoje que vai operar cinco voos semanais entre Lisboa e Belo Horizonte a partir do dia 11 de Fevereiro de 2008, passando, assim, a oferecer 65 ligações por semana entre Portugal e o Brasil, a partir de oito capitais: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Natal, Recife e Fortaleza (mais aqui)".

9/ "Lucros da TAP subiram quatro vezes e meia para 32,8 milhões de euros. Fernando Pinto considerou o lucro de 32,8 milhões de euros obtido no ano passado como "o melhor resultado da história" da empresa, apesar de dificuldades "críticas", como os prejuízos de 15 milhões de euros causados pela Groundforce - empresa responsável pelo tratamento da bagagem dos aeroportos (mais aqui)".

Divulgue o seu blog!