sexta-feira, maio 30, 2008

“Ismos”

"As culpas são do governo anterior? Um dia um governante ainda remete as culpas para o facto de D. Afonso Henriques se ter batido com a mãe.

Foi uma bengalinha da governação de Barroso, em relação a Guterres, e até mesmo de Santana, em relação a Barroso. Tudo de mau quanto acontecia era por conta do “governo anterior”. Depois entrou em cena José Sócrates prometendo que jamais desculparia os azares da sua governação com os vícios do governo anterior. Mas eis que se retoma a ponta deste novelo sem fim o que, mesmo tendo eventualmente razão, soa como desculpa de mau pagador.

No caso presente, o primeiro-ministro remeteu para o governo anterior os índices sobre desigualdades em Portugal. Tem alguma razão. Barroso e Santana só não fizeram pior, em matéria de desigualdades e outras, porque estiveram pouco tempo no governo. Mas a questão é que o actual Governo PS não só não corrigiu as desigualdades criadas pelos governos do PSD como as agravou. Há índices de desigualdade social agravados em 2006 e 2007, por obra e graça do Governo PS.

Portanto as “culpas” não são de “governos anteriores” mas de todos os governos seguirem políticas semelhantes nos domínios da injustiça social. Na oposição todos se preocupam com os pobrezinhos, os velhinhos, as criancinhas. No poder, todos têm seguido o mesmo tipo de política anti-social – com uma passageira excepção dos ministros Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso no Ministério da Solidariedade – e remetido as “culpas” para o “barrosismo” para o “guterrismo”, para o “cavaquismo”, para o “soarismo”, para o “gonçalvismo”. As culpas não são de nenhum “ismo” em particular mas do socialismo, como da social-democracia ou a democracia-social serem de plástico
."

João Paulo Guerra

1 Comments:

Anonymous Eduardo Henriques said...

A culpa é de todos! Com sofismos, aplaudimos abrilescos oportunismos e permitimos estes políticos ismos. Negamos egrégios heroísmos aos abrilescos proteccionismo e políticos malabarismos.
Agora, meu Deus! Somos os crucificados. Hoje, não são os Filipes! Mas sim, um letárgico fosso de brutais sociais assimetrias. Fomentadas na cruz de políticos compadrios.
E agora, cheios de ismos! Já sem seara. Os abutres, esvoaçam sobre os míseros grãos que ao pobre, ainda restam, do Portugal de ontem.
http:/muitopioresqueosfilipes.blogspot.com

terça-feira, abril 21, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!