quinta-feira, junho 26, 2008

Forte da Ameixoeira




Forte de D. Carlos I, popularmente conhecido como Forte da Ameixoeira, localiza-se na freguesia da Ameixoeira, Concelho e Distrito de Lisboa, em Portugal.

Ergue-se em posição dominante sobre uma colina, desfrutando de ampla vista envolvente de onde, em dias claros, avista-se mesmo a serra de Sintra. É vizinho à antiga estrada militar que interligava a periferia da cidade de Lisboa, de Sacavém a Algés.

Este forte foi erguido no século XIX, assim como outros que lhe são contemporâneos ao longo da antiga via militar, com a função de servir como defesa última da capital.

No início do século XX, no contexto da crise que conduziu à queda da Primeira República e à implantação do Estado Novo no país, o forte sofreu um assalto numa tentativa de golpe militar, a 13 de Agosto de 1924. A acção teria sido articulada por um comité integrado por João Lopes da Silva Martins Júnior, que desejava pôr o partido radical no poder tendo como chefe Gomes da Costa, e como futuro ministro do Trabalho José Carlos Rates, Secretário-geral do Partido Comunista Português.

Ao longo de sua história, o forte foi utilizado como quartel militar e como fábrica de munições.

Actualmente encontra-se inscrito numa zona degradada da cidade de Lisboa, encontrando-se as suas dependências abandonadas, servindo como abrigo a toxicodependentes, criminosos e animais vadios. A cerca de cinquenta metros dos seus muros passa o novo troço do Eixo Norte-Sul, o que provocou a construção de um túnel e também de uma curva-contra-curva nesta nova via.

No final do milénio passado o Ministério da Cultura e o Ministério da Defesa Nacional chegaram a um protocolo que visava o uso de parte do Forte da Ameixoeira pelo Ministério da Cultura, que tencionava requalificá-lo para abrigar reservas técnicas patrimoniais dos museus, palácios e monumentos nacionais.

Actualmente encontra-se em obras de remodelação para albergar a futura sede
do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP e do Serviço de Informações de Segurança (SIS).

Divulgue o seu blog!