quarta-feira, agosto 27, 2008

O que guarda um polícia?

"As vagas de assaltos e outros crimes, em pleno ambiente de crise económica, provocam um natural crescendo de inquietação nas pessoas. O carjacking, por exemplo, é uma prática delinquente violenta. Em tempos de crise há, contudo, quem o entenda como forma desesperada de arranjar dinheiro, porque o carro roubado é vendido nos circuitos do crime organizado.

O mesmo vale para assaltos a bancos e estações de serviço. O que se pode dizer do assalto a um supermercado chega a um desvario de raciocínios que tem muito a ver com a crise, mas quase nada com a realidade dos criminosos.

A ideia consequente é a bóia securitária. Por alguma razão, a presidente da Câmara de Setúbal alerta neste CM para o facto de haver somente 200 polícias para 120 mil habitantes. Lembro de memória uma curiosa estatística. O rácio do número de polícias por criminosos apanhados. Qualquer coisa como 14 polícias por delinquente detido em Washington, nos EUA, uns 16 em Paris, 18 em Londres, e mais de 1200 polícias por criminoso preso na Cidade do México. Quem não ouviu já falar da ‘mordida’ mexicana?

Os cidadãos têm direito à segurança. E a sociedade deve discutir medidas. Contra a ideia feita de aumentar sem fim o contingente de polícias. De facto, o que é que os polícias guardam? O respeito social pela propriedade privada guarda, de certeza, muito mais e melhor
."

João Vaz

Divulgue o seu blog!