segunda-feira, setembro 21, 2009

Sempre as sondagens

"Elas aí estão, apetitosas, as queridas sondagens que fazem as delícias de politólogos, comentadores e analistas que acompanham de forma muito científica as campanhas eleitorais e o comportamento dos cidadãos que vão votar no dia 27.

Nas Europeias ninguém acertou no resultado final. Todas davam a vitória ao PS e o resultado final mostrou que, afinal, o PSD ganhou com uma razoável margem sobre o partido de José Sócrates. Agora, a uma semana das Legislativas, a história repete-se. O PS aparece sempre na frente, embora em muitos casos em empate técnico com os sociais-democratas e em duas ou três já com um confortável avanço sobre o partido de Manuela Ferreira Leite.

Mas, como vivemos num País em que a memória é cada vez mais curta, importa registar todos estes resultados para mais tarde recordar. E lembrar também que há quem não tenha qualquer pejo em publicar sondagens com uma margem de indecisos de 30 %. Isto é, em teoria, qualquer partido, até os mais pequenos, poderia ganhar as eleições. Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que há resultados que interessam mais a uns partidos do que a outros. E qualquer pessoa percebe que a habitual desculpa dos eleitores que enganam as empresas e mudam o voto no dia de reflexão é uma farsa que só os tolos engolem
."

António Ribeiro Ferreira

Divulgue o seu blog!