sábado, outubro 30, 2010

Enquanto a verborreia passa nas televisões, ontem chamavam-se de mentirosos, nada mais certo, das próprias bocas...

"A primeira exigência da política nacional, como o primeiro dever dos governantes, é o reconhecimento, é o sentimento profundo da realidade objectiva da Nação portuguesa(...)
Nela estão incorporados e por ela vivem os indivíduos, as famílias, os organismos privados e públicos. E na unidade da sua integração e da concordância profunda dos seus interesses, ainda que às vezes aparentemente contrários, não há que separá-los ou opô-los, mas que subordinar a sua actividade ao interesse colectivo.
Nada contra a Nação, tudo pela Nação.
Quanto mais profundo é este sentimento da realidade nacional, tanto mais se impõe o desconhecimento das facções, dos partidos, dos grupos em que se podem encontrar acidentalmente os diferentes indivíduos. Se se desconhecem, não há política de partido, de facção, de grupo a confundir-se ou embaraçar a política nacional, e daqui resultam dois bens: para a Nação, ser o único objecto das preocupações governativas; para os governantes, a magnífica liberdade de só servir a Nação."
Extrato do discurso de 21 de Outubro de 1929, de António de Oliveira Salazar.

1 Comments:

Anonymous A Mim Me Parece said...

Em 1958, ao balcão do bar da sala de oficiais de uma instituição militar, enquanto o fâmulo Manel o ia servindo o Cap. E.C. fazia a apologia do Gen. Humberto Delgado. E quanto mais acalorada era a sua dissertação, que era proporcional à conta anotada pelo Manel, tanta menor era a audiência na sala. Até que o Emanuel, descobrindo que só ali restavam ele e o fâmulo, porque todos os outros tinham saido de fininho para não se comprometerem por ouvirem o Cerqueira. E lhe dizia, já com a voz entramelada pelo álcool: "Áh Manel, és o único que me entendes!"

Zero de comentários neste seu post onde respiga um discurso do Prof. Dr. António de Oliveira Salazar feito há mais de oitenta anos mas deveria ser actual. Mas parece que hoje também ninguém se quer comprometer comentando-o.

segunda-feira, novembro 01, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!