domingo, maio 22, 2011

Portugal suburbano

"Pouco se fala no preconceito social da esquerda. E, no entanto, não há preconceito maior: sob a capa da ‘igualdade’, o que existe é um horror ao povo e uma reverência infantil pelas castas.

O fenómeno é português. Mas é também europeu. Em Portugal, basta citar o gozo com que a esquerda fala do ‘africanista de Massamá’, uma reedição do clássico ‘rapaz de Boliqueime’.

O cheiro a subúrbio é um bálsamo para o parolo cosmopolita. E se assim é em Portugal, a coisa amplifica-se em França com a prisão de Strauss-Kahn. Prisão justa? Injusta? Não sei e não me interessa. Mas sei e interessa-me a forma como a esquerda insinua que nem todos os homens são iguais perante a justiça. Quando existe um ‘notável’ que desaperta as calças, é preciso desapertar também a moral e as leis.

A única diferença entre a França e Portugal é que Paris não é Lisboa. E apesar de uma decadência ininterrupta desde 1871, a França continua a jantar na mesa dos grandes. Portugal, quando muito, limpa as migalhas. E, nos intervalos, diverte-se com os suburbanos sem se aperceber que o verdadeiro subúrbio somos nós
."

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!