sexta-feira, dezembro 09, 2011

As virgens ofendidas que vivem do mercado interno europeu

Juncker: 'Alemães pensam que são os únicos virtuosos'
O presidente do Eurogrupo, Jean Claude Juncker, considera que «os alemães pensam que são os únicos virtuosos» no debate sobre o resgate do euro, mas manifesta-se optimista em relação à Cimeira Europeia que hoje começa.
«Às vezes acho curioso que a Alemanha se sinta como se estivesse rodeada de pecadores da estabilidade. Nos últimos três anos houve sempre entre nove e 11 países que tinham dívidas públicas menores que a Alemanha», acrescentou Juncker, que também é primeiro-ministro do Luxemburgo, numa entrevista publicada no Süddeutsche Zeitung.
Para Juncker, «surpreende que os alemães pensem que, como únicos virtuosos, tenham de pagar sempre pelos outros» e «isso não é assim».
O presidente do Eurogrupo acredita que se deve reforçar as regras para o euro e afirmou que, «se isso só possível mediante a reforma dos tratados, contem comigo. Mas exijo que se faça bem e rápido. A reforma deve ser limitada e não pode levar a um debate e ratificação demorados».
Juncker defende uma ampliação dos tratados que afecte todos os 27 Estados.
A Cimeira Europeia, considerada decisiva para a sobrevivência do euro, arranca hoje ao final do dia e termina na sexta-feira.

Os portugueses têm de fazer um esforço quando compram devem verificar se uma grande parte é produzido em Portugal.
Há grupos que exigem que uma percentagem dos seus produtos sejam produzidos em Portugal, como o caso Pingo Doce.
Se não nos defendermos seremos tratados sem respeito.

Divulgue o seu blog!