quarta-feira, maio 16, 2012

O tipo do BCE que trabalha para o Goldman

O Banco Central Europeu confirmou hoje que os bancos gregos com capitais próprios reduzidos não poderão aceder aos mecanismos de cedência de liquidez do BCE, tendo de recorrer a financiamento de emergência do banco central da Grécia.
Num esclarecimento enviado à agência Bloomberg, após notícias dando conta que na reunião de hoje do conselho de governadores do BCE, os responsáveis terão ameaçado cortar o financiamento a quatro bancos gregos com grandes lacunas nos seus capitais próprios, o BCE vem agora confirmar que está impedir estes bancos de aceder ao financiamento do Eurosistema.
O BCE ressalva, no entanto, que espera que a recapitalização dos bancos aconteça "em breve", mas que até lá os bancos têm mesmo de recorrer ao mecanismo de financiamento de último recurso do banco central da Grécia.
Na prática, o Banco da Grécia terá de "imprimir" dinheiro para financiar os bancos gregos que não puderem aceder aos fundos do BCE, sendo que neste caso a responsabilidade e eventuais problemas ficam a cargo do Banco da Grécia, e não são partilhados pelos restantes bancos centrais do Eurosistema.
O BCE estará a recusar financiar estes bancos gregos "severamente sub capitalizados" argumentando que não pode ceder liquidez a bancos que não dêem garantias de solvência, sendo que as regras para que os bancos individuais atuem como financiadores de último recurso impõe apenas uma condição, precisamente que o banco possa não ter liquidez mas que seja obrigatoriamente solvente.
Este mecanismo permite aos bancos centrais financiarem de forma discreta e imediata bancos comerciais com problemas graves de liquidez, mesmo criando nova moeda em euros, cuja decisão só pode ser bloqueada pelo BCE, com maioria qualificada e com a razão de que esta criação de nova moeda esteja a colocar em causa a estabilidade de preços.
Esta tarde o Market News International -- um órgão de informação que faz parte do grupo que detém a bolsa alemã - citando um alto responsável grego, afirmou que na reunião de hoje do BCE o conselho de governadores estaria a ameaçar deixar de emprestar dinheiros aos bancos gregos de forma temporária devido ao atraso na recapitalização dos bancos.
"O tema está em cima da mesa desde abril e o BCE está a acompanhar a situação desde então, porque os atrasos na recapitalização estão a colocar problemas no balanço do próprio BCE" diz o responsável.
A mesma fonte diz que os atrasos se devem ao facto do fundo grego de estabilidade financeira - criado pela 'troika' no primeiro programa para a Grécia para financiar os bancos gregos - se estar a recusar a entregar o financiamento a quatro bancos gregos, apesar de uma avaliação do banco central da Grécia, que diz que estes bancos são elegíveis para receber apoio deste fundo.
O fundo tinha inicialmente 10 mil milhões de euros, dinheiro que fazia parte do primeiro empréstimo, mas o valor foi aumentado para 18 mil milhões de euros.
"Apesar do relatório do Banco da Grécia ter concluído que estes quatro bancos são elegíveis, o fundo recusa-se a injetar os 18 mil milhões de euros e isto está a deixar o BCE muito nervoso", afirmou ainda o responsável grego.
O primeiro-ministro grego Lucas Papademos terá mesmo chegado a intervir "várias vezes para tentar acelerar o processo", incluindo através de uma mensagem confidencial para o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, e para os líderes políticos que estiveram a tentar negociar uma coligação na sequência das eleições de 06 de maio, a alertar para a gravidade da situação.

São estes F..da P.... que mandam no sistema e infiltraram a eurozona e  a estão a destruir, há 3,5 que a Grécia anda nisto
 A começar pela Comissão e pela grande maioria de PMs na Europa todos trabalham para o sistema que criou o lixo em Wall Street e o exportou para a Europa, o que está a acontecer à Grécia, aconteceráem Portugal,  até ao fim do ano se insistirem na austeridade  e no  aumento de impostos e ao não mexer nos privilégios das PPPs e negociatas do bloco central e Maçonaria, que é um instrumento de mafiosos.

Divulgue o seu blog!