domingo, agosto 26, 2012

Os corsários

"O Governo está a ter o seu momento Gene Kelly: há um ano que dança na chuva e começa a ser incapaz de chegar a tempo aos seus compromissos.
A derrapagem na receita fiscal e a noção que não se vai cumprir o défice previsto para este ano fazem com que o seu sapateado seja desconexo. Portugal está perdido num engarrafamento. De onde nem o Governo sai nem deixa os portugueses saírem.
Na folha Excel tudo era puro e lindo: cortava-se tudo e mais alguma coisa e aumentava-se os impostos. O mundo real é diferente: sem consumo as receitas fiscais tornam-se uma miragem.
Portugal está a gatinhar pelo que perde e não pelo que ganha. A ilusão de que, com a austeridade, o futuro começava em 2013, como anunciou Pedro Passos Coelho, tornou-se um logro para papalvos.
Agora ou a troika, para manter o exemplo que quer mostrar à Espanha e à Itália, abranda a receita de antibióticos ou o doente entra em tosse convulsa.
Não é o Governo que manda. Manda vir a troika para decidir por ele o que fazer com o défice. E manda António Borges em seu nome, para dizer que tudo se resolve sem salários e sem emprego.
O Governo faz da sua política um dogma ideológico que tem que cumprir e não porque faz do bom-senso a sua agenda. O que vai fazer o Governo: pilhar o subsídio de Natal dos privados outra vez numa acção de bons corsários? É que se fizer isso que pedirá em 2013? O 11.º e o 10.º mês? A ilusão está a transformar-se numa desilusão. E o Governo começa a ter pela frente um novo problema: a crise não é só financeira. É cada vez mais política. "

Fernando Sobral

Divulgue o seu blog!