terça-feira, novembro 20, 2012

Crença, loucura ou crime a avaliar posteriormente?

Governo prevê recuperação mais fraca em 2014

O executivo e a troika não alteraram as previsões para 2013, mas reviram em baixa o crescimento para 2014, o ano da retoma.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, revelou nesta segunda-feira em conferência de imprensa um novo cenário macroeconómico para o médio prazo, que mantém inalterada a previsão de recessão para o próximo ano (-1%) e revê em baixa o crescimento em 2014.

Na sequência da última avaliação do programa de assistência, o Governo e a troika prevêem agora que a economia cresça apenas 0,8% em 2014, e não 1,2% como previa na última revisão.

"Para 2014, as estimativas apontam para uma recuperação da procura interna e um crescimento das exportações, devido à melhoria das perspectivas económicas da área euro", afirmou Vítor Gaspar, salientando que a taxa de desemprego começará também a descer, caindo para 15,9%.

Para os anos seguintes, as previsões mantêm-se, com o Governo e a troika a apontarem para um crescimento de 1,8% em 2015 e 2016. A taxa de desemprego irá descer para 15,3% em 2015 e 14,8% em 2016.

Segundo Vítor Gaspar, o ajustamento externo continuará a progredir dentro do previsto, no curto e no médio prazo e, já em 2013, Portugal apresentará um superavit na balança corrente e de capital.

O ministro das Finanças manteve a previsão de recessão de 1% para 2013, mas admite que não se podem minimizar “ os riscos e as incertezas”, destacando, nomeadamente, os desafios que se colocam ao projecto europeu e as dificuldades do nosso principal parceiro comercial, a Espanha.

O Governo reiterou ainda o compromisso com as metas do défice: 5% este ano (com a concessão da ANA) e 4,5% em 2013.
 
Só quem não viu o que se passou este ano pode acreditar nas previsões desta gente.
Nos riscos e incertezas só apontadas ao ambiente exterior, fazem deste senhor, mais um Pilatos, como o PR, mas com este regime já não há esperança de justiça ou de ordem, nem esperança haverá tão pouco.
 
O défice é manipulado e nem será aquele que é previsto para este ano, portanto não pode ser crença.
As estimativas para 2014 são lunáticas, nem a Alemanha tem essas previsões.
Para o ano que vem, só os agiotas que emprestam, que fazem parte da Nova Liga de Estados Hansiáticos, o "status quo" da UE dos burocratas e da sovietização da UE, através do Comité Central que é a Comissão Europeia, podem apoiar este tipo de demência, ou então, pior, se o não for, porque aos doentes sempre podem ser feitas acusações de inimputabilidade.
 
"É tão fácil enganarmo-nos a nós mesmos sem o perceber como é difícil enganarmos os outros sem que eles percebam" LA ROCHEFOUCAULD
" A distinção entre a ilusão e a verdade está na diferença das suas funções vitais. A ilusão vive da verdade - a verdade tem vida própria." NOVALIS
Duas citações para nós, os outros... os que não contam...

Divulgue o seu blog!