terça-feira, novembro 27, 2007

27 de Novembro de 1940.


Bruce ou O Dragão, como ficou popularmente conhecido, nasceu em 27 de Novembro de 1940 em São Francisco Chinatown. Foi levado para a China com um ano de idade, ainda bebé. Bruce iniciou nas artes marciais aos 13 anos, escolheu o Kung-Fu estilo Wing Chu e como mestre teve Sifu Yip Man. Voltou para a América aos 18 anos para obter sua cidadania. Passou a se envolver com gangues de rua e participou de muitas brigas. De São Francisco seguiu para Seattle onde morou no restaurante Ruby Chow em troca de trabalho. Enquanto isso continuou mantendo sua forma física com exercícios em casa até se formar e partir para um curso de filosofia.


Bruce Lee não queria ser bom nas artes marciais, tinha que ser o melhor. Passou a ensinar Kung Fu e, entre seus alunos uma delas era Linda Emerly, de 19 anos, com quem se casou. Se tornou um excelente marido e pai de Brandon e Shannon. Em 1964 foi visto por uma produtora de Tv. em Long Beach, que acabou contratando-o para um papel de filho de Charlie Chan numa série. Estava com 24 anos, e embora a série nunca tenha sido realizada, lhe rendeu o papel de Kato em "O Besouro Verde" (The Green Hornet). Para ensinar sua técnica do "Jeet Kune Do", chegou a cobrar 275 dólares por hora. Teve alunos de vulto como: Steve McQueen, Kareem Abdul Jabbar e James Coburn, mas, sua ambição continuava sendo Hollywood. Teve uma grande decepção quando foi chamado para actuar no seriado "Kung Fu", que não deu certo, pois David Carradine tinha mais estrela do que ele, então voltou a Hong Kong.

Demorou algum tempo até chegar às mãos de Raymond Chow, realizador, produtor e dono da Golden Harvest. Chow ofereceu a Bruce um contrato para dois filmes. Ele aceitou e foi à Tailândia para fazer "The big boss." Foi rodado com orçamento baixo no vilarejo de Pak Chung (Tailândia) e trouxe à tona um novo estilo de luta, rico, quente, extravagante, cheio de energia. O público adorou... o filme quebrou recordes em Hong Kong. Com o sucesso Raymond e Bruce planejaram outro filme. A Golden Harvest liberou mais verbas e repetiu-se o êxito. O segundo foi lançado na América como "The Chinese Connection", mas ficou conhecido como "First of Fury". Era um filme em que transparecia na acção muita raiva e destruição no qual pela primeira vez, Bruce utilizava uma arma perigosíssima, o nunchaku.

Lee partiu para a produção de seu terceiro longa. Decidiu-se pelas paisagens de Roma e chamou Bob Wall, famoso actor marcial americano. O filme era "Way of the Dragon" e contou também com Chuck Norris num papel de vilão. Bruce foi actor, roteirista e director da fita, também chamada de "Return of the Dragon". Outro tremendo sucesso que provocou engarrafamento em Hong Kong com a polícia tendo que interferir para organizar as filas das sessões. Bruce Lee descreveu seus métodos em "Chinese kung fu" publicado em 1963, ilustrando-o com desenhos explicando o texto. Os golpes de Bruce tinham um efeito dramático, não eram amostras do "Jeet Kune Do", eram também uma exposição de sua arte onde só sobrevive quem tem velocidade e previsão física. Bruce insistia em aptidão física achando que muitos atletas esquecem do treino, desenvolvem mais suas habilidades e não o individual para a participação. Chuck Norris falou certa vez: "Ninguém treina tão duro como ele. Ninguém é tão dedicado ao treino como ele".

Sua fama aumentava mais e mais. Escreviam livros, revistas eram publicadas sobre sua vida, carreira, técnica. Nos filmes de acção era o rei como no filme "The Game of Death", onde derrota grandes mestres das artes marciais. Nesse período o mundo foi surpreendido com sua morte repentina. Deitou com dor de cabeça, dormiu ou desfaleceu, ninguém conseguiu acordá-lo. Bruce morreu no Hospital Rainha Elizabeth. O corpo foi para Seattle nos Estados Unidos e como a polémica sobre sua morte continuava, no aeroporto Linda declarou:"Quero que os jornais e o povo de Hong Kong parem de especular sobre a morte de meu marido. Ainda não sabemos a autópsia, mas sei que ele se foi e não voltará. Viverá em nossas memórias através de seus filmes. Lembrem-se dele pelo seu génio, sua arte e a mágica que nos deu. Nunca esqueceremos suas palavras, seus pensamentos e a influência que teve sobre nossas vidas".

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quinta-feira, abril 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!