terça-feira, dezembro 27, 2005

Cavaco.

"JN - Mário Soares disse, no debate televisivo, que foi o garante da estabilidade na última fase do seu mandato à frente Governo. Que se passou?

Cavaco Silva - Surpreendeu-me essa insistência de Mário Soares. Mas pode ler-se um artigo que Jorge Lacão escreveu sobre o congresso "Portugal, que futuro?", onde diz que foi das iniciativas mais agitadoras para o PS. Penso que o dr. Soares se esqueceu das declarações do dr. Vítor Constâncio quando este saiu da liderança do PS. Mas esqueceu-se também da tese de mestrado de Estrela Serrano (antiga assessora de Soares), onde está escrito, de forma lapidar, como eram manipulados os jornalistas. Penso que foram apenas esquecimentos, mas estou a dizer isto porque eu sou pela estabilidade política, sempre fui. Até disse aos portugueses que, se não quiserem dar a maioria ao meu partido, a dessem a outro.

JN - Problema grave é o da deslocalização de empresas estrangeiras. Nessa matéria, o presidente pode ajudar?

CS - Há uma coisa que pode ser feita em Portugal, que eu sei que já foi feita noutros países. Podia existir um responsável do Governo que fizesse a lista de todas as empresas estrangeiras em Portugal e, de vez em quando, fosse falar com cada uma delas para tentar indagar sobre problemas com que se deparam e para antecipar algum desejo dessas empresas se irem embora, para assim o Governo tentar ajudá-las a inverter essas motivações. Tem de ser um acompanhamento com algum pormenor que deveria ser feito por um secretário de Estado especialmente dedicado a essa tarefa.

JN - Vai propor isso ao Governo?

CS - Já o estou a propor aqui.
"

JN

"Com franqueza, não compete a um candidato a Presidente da República definir a orgânica do Governo", declarou Francisco Louçã, no final de uma visita a uma associação, em Loures, comentando declarações de Cavaco Silva publicadas hoje. "Se o dr. Cavaco Silva conhecesse bem a Constituição e as leis perceberia que a orgânica do Governo é uma competência exclusiva do Governo, que nem sequer passa pela Assembleia da República", criticou Francisco Louçã. "

1/ Cavaco, sempre que fala, arrasa Soares. Ainda bem que ele raramente fala sobre o seu adversário.

2/ É impressionante como partindo-se do "podia" como sugestão e não como imposição se chega à violação da Constituição. Então o Presidente da República não pode dar sugestões, nem fazer recomendações ao Governo? Essa é boa. Mas dito por Louçã torna-se mais espectular. Sim dito pelo tal Louçã que recusa o encerramento das urgências de alguns centros de saúde e hospitais (ler aqui), pelo tal Louçã que defende que a indústria ambiental deve ser uma prioridade nacional (ler aqui), pelo tal Louçã que ameaça demitir Alberto João jardim da presidência do Governo Regional (ler aqui), tudo competências do Governo, vem agora criticar uma sugestão bastante válida de Cavaco ao governo. Compreende-se. Criticar é mais fácil que apresentar soluções. É essa política grande feita com muita coerência que lhe dá vida e muita piada.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Compreendi perfeitamente o que Cavaco Silva quis dizer.
Apontou caminhos seguidos por outros Países de sucesso, de empresas estrangeiras que se desenvolvem nesses países, têm um acompanhamento para que se possa evitar o seu encerramento a bem desses Países e dos seus trabalhores.
Não se percebe é o barulho dos que tanto barafustam quando em Portugal, isso tem acontecido, podiam até concordar, com o que de melhor se faz noutros países, mas não.
Estes são aqueles que estão sempre do contra, às vezes nem é pela sugestão é pela pessoa que as
sugere.
É por esta e por outras que há certos candidatos que não me dizem, absolutamente, nada.
Aqui não está em causa se é de esquerda ou de direita, são os procedimentos que os leva a criticar, sistematicamente, tudo, mesmo até ideias que à partida só podem trazer beneficíos, só, porque essas sugestões são de um candidato que pretendem "esmagar".
Não tenho paciência, sequer, para os ouvir.

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Cá está a clarificação, em deterimento do truncamento da notícia. Aquilo que o Prof. Cavaco Silva diz é sugerir a criação de uma secretaria dee estado para acompanhamento das empçresas estrangeiras não a obrigação de criação. Ele sabe as competências do cargo de Presidente da República. E isto está correcto. Ao contrario do que outros dizem não é a protecção do investimento privado internacional, mas sim a protecção do emprego nas empresas privadas estrangeiras em Portugal, e isso é muito diferente. Nós sabemos que muito dos candidatos vivem das greves, das falências, ds miséria dos portugueses para se imporem ideológicamente, sem que dêem o minimo contributo para a criaçaõ e fixação de emprego. Essas cassetes (PCP), vinis (PS) e cd's (BE) já esgotaram. Agora queremos o D de Desenvolvimento. Fazer disto o grande tema de campanha, é como a música do Zca o NATAL DOS POBRES, que não tem programa de campanha válido para introduzir um tema. Se não tem nada para dizer, deixem-nos ficar apenas os votos de Boas Festas, que em 22 de Janeiro nos mostramo-lhes os votos dos portugueses.

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Cabe ao Presidente ser Presidente e não um Jarrete de Flores, passando o tempo a dizer babuseiras e a cortar fitas...
Os Portugueses estão cansados de tanto faz de conta, o Dr. Mário Soares diz que o tempo do Dr. Cavaco aconteceu isto e aquilo, porque é que só agora o diz e quando o diz ainda utiliza argumentos de terceiros, aonde estava nesse tempo de vacas gordas, fazia quilómetros certamente?

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Porque sabe ouvir!
Porque não pensa!
Porque não dá sugestões / recomendaçãoes!
Porque não dissolve a Assembleia da Republica!
Porque é a garantia de estabilidade e do rigoroso cumprimento da Constituição!
Estátua do Marquês de Pombal à presidência!

Haja paciência...
Onde é que está escrito na Constituição que o Presidente não pode dar sugestões, nem fazer recomendações ao Governo? Eu não quero um Presidente corta-fitas, quero um Presidente Activo, com sentido de Estado, que é para isso que é eleito directa e universalmente pelos Portugueses!
O candidato que nos está a ser impingido pelo PS não satisfaz estes requisitos, na esquerda só vejo um candidato credível: Manuel Alegre, que já disse que vai ser, se for eleito, um Presidente Activo e Interventivo! Não quero uma múmia em Belém...

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Cavaco é criticado por não falar (espantosa afirmação) e por falar. De cada vez que fala, sugere e propõe é um «ai jesus» e lá vêm os marretas da esquerda criticar com os papões da ingerência nas competências do Governo e que o que ele quer é ser 1º ministro esquecendo-se de que:
Fica muito feio fazer uma campanha a «reboque» do que diz e faz Cavaco Silva;
Convém ser coerente nas criticas não podendo ao mesmo tempo dizer que Cavaco não fala e no dia seguinte dizer que fala e até exorbitando as suas futuras funções;
Têm de definitivamente perceber que os poderes presidênciais não foram feitos nem estão moldados à imagem de Soares e que apesar de bem definidos constitucionalmente são susceptiveis de serem exercidos de uma outra forma.
Se querem um Presidente pouco conhecedor das matérias, que dorme sestas, que passeia em cima de tartarugas em viagem pelas Seichelles e que organiza presidências abertas para criticar o governo (muito isento !!) de facto só têm de votar em Soares.

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Se Cavaco Silva não falasse os esquerdoides não tinham assunto. Desde o balofo do Soares ao arruaceiro do Louçã, passando pelo comuna jerónimo e pelo parasita do sistema, o tal cujo nome não me lembro, só abrem a boca para criticar o mesmo. Bem quero vêr no final do resultado das eleições, se aceitam a vontade do povo. No dia seguinte vão iniciar o plano de greves para mostraem que as eleições foram viciadas.

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Outro postal....., que falta de imaginação desta esquerda traumatizada....falou o chefe Jerónimo e logo a seguir...adivinhem??? quem veio com a mesma história...ahh..e ainda falta(m) o(s) outro(s).
Sr. Louça e já agora Sr.Jerónimo apresentem propostas e não percam tempo a comentar as dos outros ou estão com falta de ideias/imaginação...

terça-feira, dezembro 27, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!