2 de Fevereiro de 1943.
"O XI Corpo de Exércitos, com suas seis divisões, cumpriu a sua tarefa até o último homem, sob intenso combate. Longa vida à Alemanha!". A bolsa Norte, com os remanescentes de seis divisões, sob comando do General Strecker rende-se. A batalha de Estalinegrado termina.
A importância militar da vitória de Estalingrado, além de definir o marco inicial d reviravolta na frente leste, pode ser expressa em números. Quase todos os cinco exércitos do Eixo aprisionados no bolsa haviam sido eliminados: todo o 6º Exército, a maior parte do 4º Exército Panzer, cinco das sete divisões do 3º Exército Romeno, 90% dos efetivos do 4º Exército Romeno e a totalidade do 8º Exército Italiano. Cerca de 32 divisões e três brigadas foram completamente destroçadas e outras 16 divisões perderam mais da metade de seus efectivos, enquanto muitas outras tiveram que abandonar grande parte de seu equipamento pesado para poder escapar. As baixas totais do Eixo, em mortos, feridos, desaparecidos ou capturados estiveram perto de 1.500.000 homens entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943. Também perderam-se cerca de 30.500 tanques e canhões de assalto, 12.000 canhões e morteiros e 3.000 aviões. Ao todo, o equipamento perdido no período da batalha de Estalingrado bastaria para equipar 75 divisões.
Dos 330.000 soldados aprisionados na bolsa da operação Urano, somente 91.000 saíram após a capitulação. Estes homens estavam em estado muito precário, devido ao frio, à falta de alimentos e ao tifo, que já aparecera pouco antes da rendição. As chances de sobrevivência no cativeiro provaram-se brutalmente dependentes da graduação dos prisioneiros. Estima-se que 95% dos soldados e NCOs, 55% dos oficiais juniores e somente 5% dos oficiais seniores, pereceram nos campos de prisioneiros soviéticos. Como os jornalistas estrangeiros recordam, poucos dos oficiais seniores mostravam sinais de inanição após a rendição, logo suas defesas imunológicas estavam menos debilitadas do que a de seus soldados. O tratamento privilegiado que os generais receberam era um testemunho revelador do senso de hierarquia soviético.
“Stalingrado não era mais uma cidade. Durante o dia nada mais era senão que uma nuvem queimando, uma fumaça gigante; era uma fornalha iluminada pelos reflexos das chamas...os animais , espantados, fugiram daquelas pedras fumegantes, somente os homens ainda suportavam.”
[Carta de um tenente alemão, 1942]
Rendição.
Mais.
1 Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Enviar um comentário
<< Home