quinta-feira, fevereiro 21, 2008

21 de Fevereiro de 1431.

Inicia-se o julgamento de Joana d'Arc.

Joana d'Arc (6 de Janeiro 1412 - 30 de Maio 1431) foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos que ajudou a França a libertar-se do domínio inglês. Descendente de uma família modesta de Domrémy, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase 5 séculos depois de ser queimada viva.


Joana d'Arc afirmava aos 13 que ouvia vozes divinas que lhe pediam para salvar a França do domínio inglês, porém durante cinco anos manteve essas mensagens em segredo, apenas em 1429 deixa sua casa na região de Champagne e viaja em destino à Corte do rei francês Carlos VII. Joana convence o rei Carlos VII a colocar tropas em seu comando e segue rumo a libertação da cidade de Orléans, que havia sido invadida e tomada pelos ingleses havia oito meses. Em maio de 1429, com um pequeno exército, Joana consegue a vitória sobre os invasores em apenas oito dias. Cerca de um mês após sua vitória sobre os ingleses em Orléans, ela conduziu o rei Carlos VII à cidade de Reims, onde Carlos VII é coroado em 17 de julho. A vitória de Joana d'Arc e a coroação do rei acabaram por reacender as esperanças dos franceses de se libertarem do domínio inglês. Na primavera de 1430, Joana d'Arc retomou a campanha militar e passou a tentar libertar a cidade de Compiègne, onde acabou sendo dominada e capturada pelos borgonheses, que eram aliados dos ingleses.


Foi presa a 23 de maio do mesmo ano e entregue aos ingleses, que, interessados em desacreditá-la, a acusam de bruxaria e heresia. Submetida a um tribunal católico em Rouen, Joana é condenada à morte após meses de julgamento. É queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas 19 anos. A revisão do seu processo começou a partir de 1456, e em 1909 Igreja Católica a beatifica. Em 1920, Joana d'Arc é declarada santa pelo Papa.

Wikipedia.

1 Comments:

Blogger Considerações said...

Sugiro a leitura do livro "A história de Joana d´Arc ditada por ela mesma", pois Joana é um exemplo de coragem, fé, amor para todos. Nesse livro ela mesma após sua morte (espírito)escreve através de uma médium incontestável(Ermance Dufaux) sua passagem na Terra. Para quem não acredita em reencarnação, aqui um bom motivo para passar a acreditar tamanha profundo detalhamento. Imperdível.

segunda-feira, abril 16, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!