quinta-feira, julho 26, 2007

26 de Julho de 1139

Afonso, então conde portucalense, é aclamado rei de Portugal e proclama a independência em relação a Castela. No dia 25 de Julho de 1139, Afonso Henriques trava a Batalha de Ourique contra os Mouros. Esta batalha ficou para sempre na memória dos portugueses e permanece no brasão do país – cinco escudos, cinco quinas, cada qual com cinco bolas representando os cinco reis mouros degolados na batalha – transforma Afonso Henriques em rei de facto e de direito, e define a identidade lusa.

Quando, em 1179, a Igreja de Roma, finalmente, reconhece a realeza de Afonso Henriques, o reconhecimento já não tem importância. A independência estava consumada, Portugal afirmara a sua soberania e o infante encerrava a vida como rei de primeira grandeza.

As derrotas de Afonso VII terminam com a assinatura do Tratado de Zamora, em 1143 e que concede a independência do Condado Portucalense que passa a chamar-se Reino de Portugal.

Nota: Quadro de Joaquim Rodrigues Braga (1793-1853), representando a rendição da cidade de Lisboa a D. Afonso I, exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

sábado, agosto 12, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!