Crónica social.
Para o lançamento do livro "GESTOS OBSCENOS, MALDICÊNCIAS, CRENDICES, E BEM-PISAR, da DRª. Anne Alfa Beta Zweibrucken Santa Terezinha do Menino Jesus Grossblond Von Tapen Gonçalves, cientista social e socielite bem sucedida, teve lugar no Pavilhão Marrron do Convento das Irmãnzinhas Descalças da Bodadela, um sumptuoso "boca-livre", que juntou centenas de famintos culturais e outras tias da nossa melhor sociedade.
O Party foi um sucesso. A autora-anfitriã estava "un chic" num tailleur Yves Saint Laurent lilás gritante, estola de arminho da Arménia cinza agoniado, sapatos de cetim de salto em madre pérola rosa-deprê, echarpe tafetá marinado em todos de verde vómito e toneladas de plumas, chocalhos, missangas e balagandans.
Estava divina, seus lindos olhos azul piscina, irradiavam alterosas ondas de tranquila felicidade.
Com a sua obra a tiracolo, recebia inebriante os convivas, com uma palavra amiga, um piscar azul e um sorriso redondo:
-"Oh Dàdinha, a menina está radiosa!, "
-"Oh Senhor Conde Auguste, ainda passa a "season no Moinho-da-Asneira"?
-"Ora aqui temos, (dirigindo-se ao insigne académico Prof.Joseph Charles Oak) a maior sumidade (risinhos) em neo-positivismo-acrítico-precoce"
-"Obrigado por ter vindo prestigiar esta sua amiga, Senhor Visconde Don Vasco de Abat-jour, venha aqui, que quero apresentá-lo ao Arquiduque Pimenta"
Após ligeiros aperitivos,( servidos pelas próprias imãnzinhas sempre descalças), de que se pode destacar uns excelentes Jaquinzinhos fritos, salada de atum Bom Petisto, Polvo à Lagareiro fornecido pela Tasquinha do Pote D.Àgua, Cerveja da Linha, da Fábrica do Espuminha de Oeiras, a anfitriã subiu ao Altar do Convento, e, após um breve discurso introdutório, eivado das lamechas do costume, falou sobre o livro.
Aqui reproduzimos apenas alguns dos temas enunciados:
.
A ETIQUETA NOS ACTOS OFICIAIS
Sexo em grupo:
..em inaugurações
..em baptizados
..em lançamentos de primeiras pedras
..em primeiras comunhões
Danças de Salão
..em refinarias
..em panificações
..em estações de Caminhos de ferro
..na Capela Sistina.
A suprema elegância nas badalhoquices
..num Rolls Royce
..num Mini
..num avião
..no autocarro 50 para a Buraca
Na Missa
..como retirar macacos do nariz com elegância e distinção e posterior rolagem interdigital
..como arremessar ranhocas tapando uma narina com um dedo, e soprando com a outra de modo a não atingir o Senhor Arcebispo.
.
A anfitriã prosseguiu a leitura dos itens do seu livro, destacamos parte do capítulo;
.
COMO SOLTAR GASES EM SOCIEDADE COM DISTINÇÃO
Dos peidos
..com sonoro estrelejar, em desfiles militares
..com suaves retumbâncias, em concertos e óperas bufas
..com tibuteante lentidão, em processões e novenas
Dos Traques
..com sonoridades alácres, nos santos populares
..com ribombar tumultuoso, nas passagens de ano
..com fragoroso estampido, nos desfiles reais
.
Das bufas
..com estrépido controlado, nos jantares aristocráticos
..com assobio ululante, nas reuniões políticas
..com fifioso langôr, nas declarações de amôr
.
COMO ARROTAR COM ELEGANCIA
Do estomago
..trata-se de um arrôto de timbre suave e de alto volume, a ser utilizado em discussões com as hierarquias. nos acontecimentos desportivos e nas reuniões de condóminos
Do esófago
..é um arrôto ligeiro, podendo ser modulado em acordes suaves, e que deve ser usado em recepções, chás-canasta e jantares de tios e tias.
Do duodeno
..trata-se de um arrôto muito sonoro com inflexões intestinas, que se destina a acontecimentos solenes.
.
A certo momento da sua douta enumeração do índice da obra, a Drª. Anne, iniciou então, duas ligeiras abordagens, de dois temas da sua obra :
A FLATULÊNCIA E OS JANTARES DE GALA
.
Fatigada, pediu a uma sua amiga que subisse ao Altar, e foi já a Viscondessa de Viadão, que fez soar na sala a sua voz de flauta, debitando o texto:
.
FLATULÊNCIA NA SOCIEDADE OCIDENTAL
"O peido a bufa e o traque, são por excelência , indicadores do desenvolvimento económico e social, senão de uma cultura, pelo menos de uma sociedade.
Ao contrário do Islão, onde só os sultões podem praticar tão secular exercício, na Civilização Ocidental, o $%&/$ é verdadeiramente democrático. Pois tanto se &$#%%& el-rei, como o mais humilde dos aprendizes de marçano"
Veja-se o exemplo de Voltaire, cujo nome é a união de (Volt plus Air) cujo pendôr filosófico não o impedia de se #$%%&$, como o da Imperatriz Sissi, que se bufava discretamente pelas Alamedas do Prater, quer o da Dina Diavolo, vendedora de begónias e crisântemos no Rossio, que solta traques fenomenais, pasme-se, sempre que chega a carreira 21.
Eram célebres os ##&%%= do Arcebispo de Salzburgo, e não menos célebres os gazes musicais de Mozart, que se #%#"/&& para o Bispo.
Consta até que a Fatucha das Azinheiras pairava sobre as ditas, graças à propulsão ao mais puro dos metanos"
Neste estádio da vernissage, ocorreu o intervalo, após o qual, regressou a voz doce da anfitiã-autora, que falou sobre o último capítulo do livro:
JANTARES DE GALA
.
REGRAS BÁSICAS PARA NÃO DAR BRONCA À MESA
1º. Procurar tirar as ramelas dos olhos e passar o pente ou escova pela trunfa, para lhe dar um ar mais senhorial.Lavar-se, vulgo, tomar banho, não é essencial a um ar aristocrático, motivo qual o qual, tanto senhores como senhoras, em vez de o tomar, se besuntam de perfumes e essências, a fim de melhorar a qualidade do dito ar, (do senhorial, é evidente)
2.º Deve cingir-se à utilização dos talheres presentes na mesa, pois o uso de martelos, serras circulares ou da navalha de capar porcos que herdou do avô, não só é vista como sinal de subdesenvolvimento, como de escassez de células cinzentas, pois como é do conhecimento geral, as lagostas já vêm descascadas e os bifes sempre se podem cortar com a faca.
3.º.Se detectar uma espinha , osso, pevide, graínha, ou qualquer objecto ainda mais estranho no meio da mayonaise, não cuspa para o copo do vizinho, porque alé de alterar o paladar do vinho, poderá parecer um acto concupiscente.
.
Encerrada a fase de leitura dos temas, a Drªa Anne foi de sopetão rodeada pela turbamulta de tias ululantes (muitas, invejosas, outras , rendidas) que cobriram a anfitriã de beijos, abraços, lambidelas, apertões, até. (imagine-se) alguns apalpões, nódoas negras e outras.
Para suprema glória da noite da escritora, o realizador de cinema, radicado na Alemanha, Victorino Duarte, que, agora alemão, é conhecido nos meios da sétima arte europeia como Viktorin Von Hirsh, anunciou que vai catapultar para o cinema, numa encenação pós-modernista e gótica, eivado de formalismo minimalista exacerbado, o livro acabado de lançar.
.
Esta reportagem foi patrocinada por:
Covento das Irmânzinhas Descalças da Bobadela
Sapataria Lisbonense
Atum Bom Petisco
Tasquinha do Pote D.Água
Yves Saint Laurent Fashion
Revista Modas & Bordados
3 Comments:
Daaaaaaaaaaaaa-se!!!
Desculpe???
fantastico, que humor
Enviar um comentário
<< Home