terça-feira, maio 29, 2007

O MENSAGEIRO, A CULPA E O CASTIGO

"Pergunto-me se o eng. Sócrates consulta o correio electrónico. Se respondo sim, pergunto-me como é que ele mantém a aparente serenidade. A minha caixa de e-mail é diariamente atafulhada de mensagens com anedotas, insultos e calúnias à figura de Sua Excelência, o primeiro-ministro de Portugal. Garanto que nunca sorrio com nenhuma. Preocupo-me exclusivamente em localizar o remetente de cada insubordinação, a fim de o denunciar às autoridades. O pior é que os remetentes não se identificam devidamente: uma ocasião perdi horas em pesquisas até perceber que o sr. gandas.malucos.73@clix.pt se calhar não usa o seu verdadeiro nome.

Para cúmulo, as graçolas saltam dos e-mails para os blogues, correm dos blogues para as conversas de café, transferem-se do café para os motoristas de táxi e, pronto, temos o vil alargamento do anedotário nacional. Não sendo, pelo menos por enquanto, exequível a abolição dos computadores, dos cafés e dos taxistas, a solução seria instalar delato-res idênticos ao prestimoso colega do prof. Charrua junto dos potenciais engraçadinhos, e, logo acima, uma réplica da directora regional da DREN, que recebesse a queixa e a encaminhasse. Lamentavelmente, profis- sionais assim dedicados escasseiam na administração pú- blica.

Por isso compreendo o eng. Sócrates, quando jura que ninguém "será sancionado pelo uso do direito da liberdade de expressão". Só o prof. Charrua, varrido há um mês de funções. Os outros milhões de desordeiros são dificílimos de apanhar. A promessa de Sua Excelência, o primeiro-ministro de Portu-gal, soa a desabafo resignado. Aos poucos, Sua Excelência vai descobrindo que o desrespeito não desaparece só porque o Governo (ou os seus dilectos serviçais, para o caso é igual) deseja, e que a tentação de controlar não coincide em absoluto com a possibilidade de contro-lar. Talvez não vá a tempo de descobrir que, infelizmente, a diferença entre ambas anda demasiado próxima do ridículo. Donde as (deploráveis) anedotas
"

Alberto Gonçalves

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom.
Na DREN do Porto há pelo menos 6 casos conhecidos de delacção.
O Professor Charrua foi o mais mediático pela simples razão do senhor dever estar no Ministério da gricultura e "jamais", "jamais" no Ministério da senhora dona lurdes.
Assim remetido para o ministério de origem -agricultura- mais facilmente vai engrossar o grupo dos supra-numerários, esses sortudos que vão receber um ano de ordenado sem fazerem népia.
Ou, quem sabe, possam ser utilizados como "bufos" espalhando-se por cafés, barbeiros, clubes, escolas, hospitais, repartições públicas, etc. etc. fazendo a ponte com as MM das regiões administrativas - escolares do reino.
Poderá poupar-se algum dinheiro não nomeando nada nem ninguém para o "deserto da margem sul". Bastará criar um posto de escuta no Oásis de Alcochete.

terça-feira, maio 29, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!