sábado, novembro 24, 2007

Antes e depois...

1/ "O ambiente nas forças policiais é de "desânimo e de frustração", disse, ao JN, o juiz-desembargador Clemente Lima, que hoje toma posse como inspector-geral da Administração Interna, em substituição de Maximiano Rodrigues. As declarações de Clemente Lima foram feitas a pedido do JN a 12 de Dezembro de 2005 (mais aqui), num comentário à morte em serviço de mais um elemento da PSP, desta feita em Lagos, na tentativa de travar um grupo de assaltantes armados. É neste cenário de violência contra as forças policiais que Clemente Lima assume a direcção da Inspecção-Geral da Administração Interna, mas o juiz-desembargador já tem a ideia formada de que o ambiente nas forças policiais não é o melhor "As forças policiais têm que ser estimadas e reconhecidas, pelo Estado e pela população". Para o juiz-desembargador, que estava colocado na Relação de Lisboa, o estado de espírito nas polícias é, por isso, de "desânimo e de frustração. Sinto que estão decepcionados, e por isso têm que ser mais apoiados para voltar a ganhar auto-estima".

2/ "Há incompetência na polícia. Inspector-geral da Administração Interna diz em entrevista que há «intolerância» na relação com o cidadão e considera que «há muita "cowboyada" de filme americano na mentalidade de alguns polícias (mais aqui)."

29 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A entrevista deste Senhor é lapidar quanto à sua ingnorância e incompetência para o cargo. Não o conheco de lado algum mas não deve passar de um mero comissário político. Entre o ramalhete de disparates que profere saliento o que mais me faria rir se o caso não fosse sério. Diz o Senhor que há polícias portugueses com mentalidade de filmes americanos. Só existe aqui uma pequena diferença. Nos Estados Unidos, os malfeitores têm medo da Polícia, em Portugal os polícias têm medo dos malfeitores. Só um pequeno pormenor. E vamos à questão de fundo.

Quando Rodolfo Giuliani chegou à câmara de Nova Iorque esta era uma cidade sem lei. O novo mayor reuniu de imediato com as chefias da Polícia e disse-lhes: "vamos atacar o crime". Os chefes de polícia entreolharam-se e ripostaram: "como?". Rodollfo Giuliani retorquiu de forma simples, seca e objectiva: "fazendo cumprir a lei". Esta simples fórmula traduziu-se numa redução do crime em Nova Iorque em mais de 50 por cento, algo que toda a gente considerava impossível. A entrevista deste Senhor, pelo contrário, é um incentivo ao crime. Esta edição do Expresso será, certamente, um sucesso entre os criminosos de todo o País.

Enterrando-se em cada afirmação na sua ignorância de ser apenas um comissário político, este Senhor olvida uns pormenores que tolhem quase por completo a acção policial. Ainda está por decidir se o policiamento deve ser de proximidade ou concentrado em grandes unidades. A instrução policial é uma autêntica anedota. Pouca prática no manuseamento de armas, falta de instrução em situações de stress extremo e deficiente formação de investigação policial.

Os agentes ganham pouco, são instalados em edifícios arruínados na sua grande maioria, deslocam-se em viaturas mais próximas do Museu do Automóvel do que dos carros dos malfeitores e no campo do armamento são ridículas aquelas 6,35 e ultrapassadas as 7,62mm para já não falar das 9mm. Num duelo ao sol qualquer quadrilha tem maior poder de fogo que uma patrulha policial.

Os rádios, esses, são na grande maioria das vezes substituídos pelos telemóveis dos próprios agentes. Num tiroteio, acho graça à ignorância de quem nunca disparou sequer uma pressão de ar quando um agente mata um meliante e é sujeito a um inquérito para se apurar se foi propositado ou não o tiro fatal. Ora se o agente tem pouca preparação, pouco treino de tiro, armas velhas e pouco fiáveis com desvios de trajectórias inqualificáveis teria de ser um verdadeiro pistoleiro profissional para acertar, nestas condições, a dez ou vinte metros na cabeça ou no coração de um fora-da-lei.

Nem o Bufalo Bill o conseguiria com aquelas Walther ou Star museológicas. Pior ainda. Assisti -- tenho o filme -- a um agente a ser insultado e a ter de aguentar por não poder reagir em conformidade. O crime que o agente cometeu foi apanhar dois idiotas a conduzir sem seguro. Numa ocasião mais recente, fiquei a guardar o carro da polícia enquanto os dois agentes foram perseguir a pé dois assaltantes pelo meio do mato. A equipa de intervenção rápida chegou minutos depois num Land Rover dos anos 50. Estive tentado a comprar aquela relíquia se os agentes não precisassem tanto dele para se deslocarem de prego a fundo a 50 km/h...

A minha função de xerife requisitado cessou uma hora depois quando os agentes chegaram com uma caixa deixada na fuga pelos assaltantes. Para esse Senhor ignorante tomar conhcimento a equipa policial que tirava as impressões digitais só poderia fazê-lo no...dia seguinte!!! São tantas as situações ridículas que os (des)governos impuseram aos pobres dos policiais que poderia encher o comentário com mais duzentas ou trezentas linhas.

O que é ser polícia hoje? Ser mal preparado, andar mal armado, pior transportado, horrivelmente instalado, patrulhar horas infinitas, não reagir a provocações e cair morto para não ser sujeito a inquéritos de entidades como a deste Senhor entrevistado que, ele sim, deveria ver mais policiais americanos. A entrevista é a prova irrefutável da sua ignorância na matéria e uma amostra clara e precisa do que é um comissário político.

PS-Nunca fui polícia e fui militar há mais de trinta anos, numa altura em que as armas que os agentes hoje usam já eram obsolentas e só na recruta e depois mais intensamente na especialidade fazíamos cerca de cinco mil tiros cada um com G3, Ak-47, FN, Breda, Bren, HK-21, MG-42, MG-44, Dreise, FBP, Vignaron, UZI, PPHS, Simonov, Walther PPK, Walther P-38, Parabellum, Schmeicher, Browning 12,7, dilagramas, tiros diurnos ao alvo,tiros em progressão, tiros em progressão por equipa, tiro nocturno com infra-vermelho, mira telescópica, etc. Só depois, quem quisesse, poderia ingressar na Polícia ou na GNR.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

No país onde se despedem funcionários por contarem anedotas a respeito da Lincenciatura do Sr. Primeiro Ministro existem pessoas , teoricamente responsáveis , a condenar quem tem por missão garantir a segurança dos cidadãos.É por declarações como estas e a decisões inexplicáveis nos tribunais que muitas vezes os agentes da autoridade se demitem das suas funções.

E os juízes não abusam? Não condenam injustamente ? Não absolvem inadequadamente ? Acho que mais facilmente se registam atropelos aos direitos dos cidadãos ( vitimas e criminosos ) nos tribunais do que por parte das forças policiais.
O senhor Inspector Geral deve conhecer as condições deploráveis em que as forças da ordem exercem as suas funções e só por má fé ou oportunismo é que pode proferir tais declarações , todos sabemos como é fácil colher aplausos quando se critica a policia.
Se a policia é tudo o que diz , demita-se o Ministro da Administração Interna e faça-se o que é necessário para se terem forças de segurança devidamente formadas e equipadas para poderem executar a missão que lhes compete.

A autoridade não se defenderá a tiro, mas tambem não se defende desautorizando e humilhando quem tem por missão defendê-la e cumprir o que estado de direito lhe exige.

O senhor juiz Clemente Lima devia ser vítima de um crime e sujeitar-se a todos os trâmites que o vulgar cidadão se vê obrigado em situação semelhante , talvez não proferisse as "brilhantes" declarações que assina.

Com amigos destes quem precisa de inimigos, espero sinceramente que o senhor Juiz nunca tenha a possibilidade de legislar sobre matéria criminal.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Criticar toda gente critica mas vindo de um Senhor com estas responsabilidades, não se percebe..
Nunca entendi a magistratura portuguesa se por um lado vamos a tribunal com pessoas delinquentes e que dizem que nada lhes acontece porque nós não agimos prontamente, nem fazemos Autos de Noticia suficientes.
Diz que somos cowboys por agir, mas ele não houve as criticas da população como nós a dizerem que nós (OPC´s) não actuamos pois temos medo ou porque não nos ralamos com os problemas desta. Realmente razão tem aqueles que dizem que mais vale deixa los ir, como disse este senhor, mas não o fazemos pois assumimos um compromisso de CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A LEI independentemente se temos armas obsoletas ou carros que nem se arrastam..
Nunca teve este senhor de saltar para uma berma magoando-se porque o condutor gosta de fazer pontaria ao AGENTE e deter este individuo, chegar com ele a tribunal e depois de falar com a classe deste senhor esse individuo sai a rir se do tribunal...
Mas esta classe a qual este senhor gosta de pertencer, gosta que sempre que haja um problema com o próprio ou familiar deste, os AGENTES ajam prontamente nem que para isso se estique um pouco a lei porque aí não há problema ou se desproteja a população por momentos. Ainda há dias num Jornal da concorrência descrevia uma noticia em que um individuo com um rol grande de assaltos tinha sido solto por um juiz após ter sido presente a este, mas que passado duas semanas foi detido novamente e ficou em preventiva pois tinha assaltado uma casa de um juiz.. È ESTA A JUSTIÇA QUE TEMOS????
Eu ajo nas melhores das capacidades, sem fazer distinções de rico ou pobre ou gordo ou magro.
Cumpro e cumprirei a lei nem que para isso me critiquem a mim ou aos meus colegas...

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Descobriu-se a pólvora seca neste país, ladrões para fora das prisões e os polícias presos, afinal são eles os grandes culpados da crescente criminalidade em Portugal.
Proponho em alternativa que todas as forças policiais sejam desarmadas e enfrentem os criminosos de peito aberto e é para isso que são pagos, para morrerem em serviço, em prol do cidadão e da sua segurança.
Libertando todos os criminosos das prisões libertavam o Estado de um enorme encardo financeiro, que poderia ser canalizado para a aquisição de viaturas de alta cilindrada para os representantes do estado e para as suas despesas de representação.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Desde 2003 que a GNR vem a reforçar a ligação militar, o aumento do número de Generais do Exército em comissão de serviço é sinónimo disso, também a escolha anterior da Academia Militar para formar os Oficiais da GNR apontava já sentido da militarização.

Hoje em dia a desmilitarização é algo impossível de concretizar e vamos continuar a ser o único Pais da Europa, onde continua a existir uma Força de Segurança enquadrada por militares das Forças Armadas em comissões de serviço, porque em Espanha e França as congéneres já dependem do governo através de uma direcção civil e não de um comando, a atribuição da responsabilidade de policiamento urbano a uma força com estas características já só se encontra em outros continentes que não o Europeu.

Fazia sentido a autonomização do sistema policial em relação ao militar, tal como aconteceu em outras sociedades democráticas, que com essa mudança eliminaram dessas Instituições muitos arcaísmos e doutrinas castrenses que nada abonam em prole dos sistemas policiais modernos.

A mudança aqui só podia surgir como um rumar no sentido da modernidade. Mas a pouca atenção dos sucessivos governos relativamente à politica de segurança interna e aos problemas que esta suscita, optando por manter dispersão das Forças e serviços de segurança, pela falta de uniformidade de direcção e de gestão de meios, só têm vindo a contribuir para o acentuar da emulação corporativa, fazendo com que determinados interesses se continuem a sobrepor aos interesses das população.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A incomptencia da policia, foi aprendida com a enorme incomptencia dos Juizes deste país.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O sr Clemente Lima será que conhece a lei de investigaçao criminal?Essa mesma lei permite que a psp/gnr realizem investigaçao criminal na dependencia do MP.
Por isso toda ela é seguida de perto pelos senhores magistrados.
Assim os elementos das 2 forças de segurança náo são,nem serão cawbois americanos,nem tão pouco ajudantes de campo do MP, como o são os senhores inspectores da pj,por isso talvez este sr fique desagradado do trabalho dos outros (opc,s)
A este sr só lhe resta pedir a demissão do cargo pelas injúrias que fez a muitos trabalhadores que auferem 1/5 do vencimento deste patet....

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

OS SINDICATOS DE POLICIA PACTUAM COM ISTO ??? CLARO QUE SIM!!! CIADÃOS DESTE PAÍS O NOSSO GOVERNO DÁ DIAS AOS NOSSOS SINDICALISTAS PARA ESTAREM EM CASA E NÃO TRATAREM DO QUE LHES COMPETE!!! FAZEM VENDAS DE TELEMÓVEIS EM VEZ DE TRATAR DOS VERDADEIROS PROBLEMAS DOS POLICIAS!!! OS SINDICALISTAS METEM DIAS DE SINDICATO EM DIAS DE NATA PASSAGEM DE ANO ETC... E PARA TODOS OS EFEITOS GANHAM COMO SE ESTIVESSEM NA EFECTIVIDADE DE SERVIÇO!!!...ESTES MENINOS VEEM-SE COM UM REBUÇADINHO NAS MÃOS E NADA FAZEM EM PROL DOS POLÍCIAS!!!...TEM PAPAGAIOS QUE NADA DE JEITO DIZEM NA COMUNICAÇÃO SOCIAL, FAZENDO PASSAR TODOS OS POLÍCIAS POR OTÁRIOS!!! ...

... SE FOSSEM UNIDOS VERDADEIRAMENTE ESTE TAL CLEMENTE LIMA NÃO OUSAVA DIZER O QUE DISSE!!! PORQUE NAO TEM NOÇÃO DA REALIDADE!!! E MAIS NAS POLICIAS GANHA MAIS O QUE NADA FAZ DO QUE O VERDADEIRO POLICIA!!!...GANHA MAIS O QUE VAI COMPRAR O JORNAL AO CHEFE DO QUE O VERDADEIRO PROFISSIONAL, ... ESTÁ IMPLEMENTADO NAS FORÇAS POLICIAIS UM CLARO INCENTIVO AO NÃO TRABALHO!!!...
SE FOR ROUBADO, ... RESOLVA AS COISAS SOZINHO ... NA POLÍCIA SO PERDE TEMPO... E NOS TRIBUNAIS TAMBEM...NADA FUNCIONA...

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

a incopetência que o Sr. inspector fala corre o serio risco de se generalizar por todos os elementos das forças de segurança.
Dai discordar de tais afirmações, pois surgem de um modo frio pouco sensivél e muito injusto para aqueles que com muito pouco, muito fazem.
As forças de segurança infelizmente são o elo fraco do Governo.
Que mais outra instituição do estado têm instalações a ruir...carros inoperacionais...equipamentos informáticos ultrapassados...que outra instituição do estado não paga horas extras aos seus funcionários.
São só alguns exemplos...
Agora por 800 euros mensais... noites perdidas fins de semana longe da familia...Risco de vida...dizerem que os agentes são incopetentes é demasiado depreciativo...
Se não fosse o Amor á camisola ou como esse Sr. inspector diz o armarem-se aos cowboys, a adrenalina que certas ocorrências provocam ...onde isto já estaria...
Não podemos só exigir outra forma de abordagem do Agente/guarda ao cidadão devemos também exigir respeito do cidadão para com o Agente/guarda.
Mas todos os dias vemos e assistimos ao contrário...todos opinam sobre o trabalho da POlicia...: se multa é porque multa se não multa é porque não multa...
Se calhar o Sr. Inspector devia criticar quem coloca com apresentaçoes semanais pessoas que tentam alvejar Agentes da Policia: como aconteceu ainda esta semana com a tentativa de assalto a um banco em Moscavide. Quem se armou em cowboy para deter esses indíviduos correu riscos, e qual o prémio e a motivação dada a esses homens??: A passividade do sistema judicial.
è facil criticar quem está em Baixo, mas lembrem-se e Sr. inspector lembre-se que quem está em cima é que manda, quem está em cima é que coordena.
Todos sem excepção um dia precisarão da policia/guarda... e todos sem excpção teram homens mal pagos...mal formados...incompreendidos, mas sempre a darem o seu melhor... Não exigam é robocops ...pois da realidade á ficção existe uma enorme diferença.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O Homem tem razão!! O Polícia está a passar a ser o criminoso. Alguém se ri disto tudo!! O verdadeiro criminoso. Em frente, Portugal, assim anda o nosso País.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de poder ver estes senhores a enfrentar uma situação em que qualquer agente policial põe em risco a vida, graças às leis que aprovam no Parlamento.
Muito me riria, mesmo se numa simulação. Sabem, ou pensam que sabem lidar com assassinos, proxenetas, traficantes de drogas, ladrões e assaltantes.
Lembram-se e elaboram um Projecto de Lei no qual pioram cada vez mais a vida dos agentes, retirando-lhes poder de autonomia em casos em que a sua vida está em jogo (hoje qualquer animal anda armado e dispara a matar se se vir acossado), não permitindo aos agentes a autodefesa a que devem ter direito.
À menor escorregadela por parte de um dos agentes, basta-lhes imaginar que see trata de escorregadela, dão vantagem ao infractor e fazem punir quem veste a farda ou anda à civil a defender os interesses públicos e para isso contratados.
Nos dias de hoje, qualquer agente que se demita por falta de condições de trabalho, dada a desconfiança que logo sobre ele recai, é digno de receber um louvor.
Os burocratas são uma das piores espécies que existem à superfície da terra, já que se colocam sempre do lado errado.
Estou convencido de que na sua maioria, os efectivos existente se devem apenas à enorme percentagem de desemprego e a falta deste. Em tempo normal, as corporações policiais estariam em grande défice.
E não vêm que a incompetência reside neles próprios e nas suas formas de pensar e de elaborarção das regras dum jogo que de si é mais sujo que as fornalhas do inferno.
Uma cambada de incompetentes burocratas é o que mais há entre nós.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi hoje o Mai referindo-se ao assunto e parece-me que não foi bem assim o que o IGAI disse.
Já não é a primeira vez que há retórica explicativa em vários casos e Ministérios. Será que a Liberdade é isto?
Numa altura ( em que se afirma) que a criminalidade diminuiu. Em que não há mortes violentas, nem assaltos nem assassinatos de taxistas acho bem!? que cada um diga o que lhe aprouver.
Aquele senhor do sindicato, não escolheu uma entidade militar para fazer disso o seu modo de vida?
Quanto ao enquadramento superior façam como na GENDARMERIE e nos CARABINIERI.
Salvou-se o homem da Polícia, exagerando, talvez, um pouco.
Alguém me explica como se é brutalmente multado.
Eu sou suspeito porque foi multado há mais ou menos 3 anos, não foi há 3 dias.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Há incompetência na polícia, e onde é que estão todos os outros?
Talvez não tenham é os meios necessários para intervir com segurança, é fácil criticar, disso está este Governo cheio, é preciso olhar para os "dois" lados, quando se olha só para "um" correm-se riscos de não ter a visão completa, seja naquilo que for.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Valha-nos Deus porque com estes Inspectores Gerais não podemos confiar no Estado para nos proteger.
Em toda a entrevista fica bem patente que estamos perante um daqueles em que a defesa das liberdades e direitos dos criminosos estão acima de tudo. Coitados, eles sãoo vitimas da sociedade nada justifica que os tratemos de forma dura, temos é que lhes pedir desculpa.
Se fosse policia como poderia desenvover com moral a minha função sabendo que existia uma besta assim como meu superior?
O que permite a esse Inspector julgar a inteligencia da Policia?
Cojm esta entrevista ele é que se não é burro parece e sobretudo mostra que o cidadão comum está cada vez mais desprotegido.
Que nojo!

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Acreditem que nem sabia que esta personagem era o Inspector-Geralda A.I..
Só agora o senhor se apercebeu que nada tem feito que o faça ser conhecido, então lembrou-se de uma táctica já usada por muitos.
Dar uma entrevista polémica, dessas que causa mal estar pelo absurdo das declarações.
Agora sim, tem o PROTAGONISMO que procuava.
E se lhe frustassemos os objectivos passando por cima dessa entrevista tão cómica?!
Eu proponho ao tal senhor que vá uma semana fazer serviço num Posto/Esquadra, normalmente, como se fosse um vulgar agente na rua.
Levando com tudo que é lixo social.
Depois na prática, é que eu o queria ver.
Falam sentados numa poltrona.
Certas decisões judicais libertanto criminosos perigosos, já desmoralizava os polícias, então estas declarações absurdas ainda vão desmoralizar mais.
Isto está jeito...
Continuem a proferir barbaridades e qualquer dia, quem as proferir é que vai ter que policiar.
à senhora que disse anteriormente estar muito revoltada com as multas, que não praticasse as infracções.
Há cada condutor que dá cabo da paciência a um Santo.
Mas eu sou de opinião que o cidadão que está descontente, que não chame a polícia quando precisar

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Realmente é muito desadequado que a força de quem se espera, num estado de direito, que mantenha a ordem pública inicie uma perseguição "...por exemplo, por passar um sinal vermelho ou desobedecer a uma ordem de paragem numa operação stop". Também só falta dizer que é desadequado mandar parar quem rouba uma velhinha e foge... Ou até mesmo quem dá uns tiros e tal... Não consigo imaginar o que passa na cabeça de alguém que faz uma afirmação destas! Como é possível alguém criticar que, quando uma ordem é dada a um cidadão, dentro dos limites das suas competências, por um agente da lei, e esta é incumprida, este faça por que se cumpra. Desde que o bom senso permaneça e não sejam usados meios inadequados à situção (o famoso uso de força excessiva), não me parece absolutamente nada inadequado que quando alguém desrespeita um sinal vemelho ou desobedece a uma ordem de paragem numa operação stop, seja peseguido. Não será necessariamente para o forçar a despistar ou abater a tiro, não é de americanadas que se trata. Mas do cumprimento da lei, que todos, enquanto cidadãos portugueses, enquanto vivermos neste país, concordamos de antemão cumprir (debaixo do meu tecto as minhas regras, é assim desde pequenino). É preciso não esquecer que que não pára numa operação stop pode estar alcoolizado e quem não pára num sinal vermelho ser o causador de graves acidentes. A responsabilização do cidadão é fundamental no estado de direito. De contrário, de cada vez que achar que estou a prevaricar, simplesmente limitar-me-ei a desrespeitar a autoridade, e quem diz a GNR, porque não um juíz, ou qualquer outra força da autoridade.

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Bravo, um juiz a falar mal das forças de segurança. Realmente este homem e a classe deles são uns herois, julgam-se seres divinos e tratam as pessoas de forma arrogante e egocentrica quem é ele para falar mal das policias? Ele e a classe dele que se preocupem a comentar a vergonha que é o processo da casa pia. Ele que comente a vergonha que é o novo código de processo penal. Vergonhosó!

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Em algumas das criticas até terá razão,mas a forma incompetente como as explanou,foi um desastre. Para nós cidadãos,atemos por um lado mais criminosos,por outro leis mais suaves para os criminosos e por fim esta entrevista de alguem que muito provavelmente passou o seu tempo todo no ar condiocionado do seu pomposo gabinete e nem conhece as policias de que fala e muito menos o estado de insegurança

sábado, novembro 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este tambem ja me faz lembrar, aquele sr. incompetente que um dia disse que as policias deviam patrulhar as ruas sem pistola... estou a imaginar um ressacado, um criminoso ou seja quem for a ser abordado pela policia sem arma... Acordem para a vida... E larguem os tachos e façam alguma coisa pela segurança interna deste pais... realmente quem mais rouba são voces, nos nossos bolsos.

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Realmente estes politicos andam mesmo de olhinhos tapados.... Cada vez mais o criminoso come a pala de quem desconta é que vinga nesta sociedade por miseráveis como este Individuo que dá entrevistas como esta. Mas o que é mais interessante é que estes, sim, os politicos, falam de cor, pois tem vigilancia policial 24h por dia. Não tem medo, costas guardadas.

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este sr. está completamente enganado, agora a culpa é dos jovens oficiais da GNR pk encaram o cidadão como inimigo. Quem è o responsavel pela nomeação desta mente iluminada pra um cargo desta envergadura.... este è apenas um exemplo da forma como aplicado o dinheiro dos contribuintes portugueses... BOm e o mais grave é o Ministro dizer que a avaliação as ppolicias acabam por ser positivas...

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Até parece mentira, muito bem grande Homem os políticos em vez pedirem a demissão, deviam era de se demitir, são tão tapados que iam apenas perguntar aos chefes e claro estes dentro dos seus tachos dizem logo que está tudo bem, os que andam na rua são mal pagos e são sistematicamente ameaçados com o rigor da lei da disciplina. Por isso é que se defende o Militarismo, povo é o inimigo.

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Se pensarem bem o Sr. até tem razão. que adianta um polícia prender um assaltante se a seguir o Meretíssimo o manda em paz, e a força policial fica sentado à secretária a fazer o relatório do incidente? o que o Sr. quiz dizer è que o agente deve assobiar e olhar para o lado, assim não tem chatices.

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente, ninguém tem o direito de incomodar um criminoso em fuga. Os criminosos cada vez têm mais direitos e os polícias mais deveres. Onde iremos parar?

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tenho a nítida sensação, de que este inspector, também alinha na filosofia das "irmandades" dos direitos humanos, em que apenas interessam os direitos, a defesa e a integridade física dos criminosos. As vítimas, essas ficam para 2º. plano. Penso que o seu lugar está errado. Tenha cuidado, não se vire o feitiço contra o feiticeiro. Por vezes acontece, e quando menos esperamos a casa cai-nos em cima

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mais um que sentado no seu gabinete com o seu ar condicionado topo de gama, pegou na sua bola de cristal e resolveu ter os seus segundos de fama.Já que sabe tanto da realidade da Policia só me leva a crer que já fez algumas patrulhas .

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Este sr deveria antes de criticar a policia,deveria isso sim criticar os seus colegas magistrados,pela falta de respeito e civismo em tribunal,violando os direitos e garantias do cidadão, julgando-se eles o todo poderoso naquelas salas de julgamento.Razão tem o Dr Marinho,quando diz que os juizes habitam nos palecetes(tribunais)e dai emanam regras que ninguem entende,e percebe.

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

è com pacifistas deste tipo,que os criminosos querem, este sr. devia demitir-se, pedir perdão a quem arrisca a vida pelo outros.

domingo, novembro 25, 2007  
Anonymous Anónimo said...

¡Viva Giuliani!

domingo, novembro 25, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!