domingo, fevereiro 03, 2008

Um Post Scriptum sobre o jornalismo que o PM defende, pago por nós e com IVA

Excerto do Editorial do Público com P.S.:

(...)Escreveu a 10 de Dezembro de 2007 a procuradora-geral adjunta Cândida Almeida: “Quem desempenha funções de órgão de soberania sujeita-se a ver a sua actividade profissional eou institucional sindicada pelos cidadãos”. Poderíamos multiplicar os exemplos de políticos, e até de altos-funcionários, que noutras democracias tiveram de se explicar sobre factos ocorridos décadas antes.
E que foram chamados a explicarem-se não por esses factos configurarem um crime – algo de que nunca o PÚBLICO acusou José Sócrates –, mas sim por terem tido comportamentos eticamente questionáveis.
Da mesma forma que um jornalismo incómodo para o poder não faz dos jornalistas políticos, nem tudo o que a lei não criminaliza é ético.
Ora, numa democracia e em liberdade, os cidadãos, e os jornalistas, têm o direito de questionar os comportamentos éticos, não apenas de saber se esses comportamentos caem ou não sob alçada da lei.
Tal como não estamos na política, também não fazemos parte da máquina judicial. (...)
P.S. Ontem, ao minuto 18 do seu Jornal da Tarde, a RTP abria com a seguinte frase a sua peça sobre o nosso trabalho: “A nova ofensiva do jornal PÚBLICO apresenta-se como uma investigação jornalística a partir de declarações de um antigo presidente da Câmara da Guarda...” Não foi solicitado a qualquer membro da direcção do PÚBLICO que se pronunciasse sobre esta acusação. Será este o bom jornalismo que Sócrates defende?
Só quem faz parte da máquina que é imensa não se incomoda.
Sobre a politica de reformas do estado o PRACE, não existe, ou melhor deu uma confusão tal que basta olhar ao que aconteceu à DGV e à saúde.
As leis orgânicas aumentaram o monstro do Estado, transformaram e multiplicaram Direcções Gerais em mùltiplos IP, de questionável necessidade, a não ser a distribuição de cargos por puro nepotismo partidário.
É o pecado capital do bloco central.
Mas não se julgue que só aqui acontece, basta olhar as câmaras comunistas e o que o CDS tem feito.
A choldra no tempo do Rei D.Carlos revezava-se e depois da República criou o monstro assassino que acabou no 28 de Maio e no que a seguir veio.
Para amenizar e para ilustrar uma pequena história:
Um indivíduo novo rico, destes que aparecem no sítio, nestas ocasiões de maré baixa do sítio, queixava-se que tinha sido assaltado e lhe tinham roubado o dinheiro das rendas que cobrava a estrangeiros que lhe alugam garagens transformadas em condomínio miserável.
É claro que se escusa de dizer que é lucro sem paga de um tostão ao fisco.
Ao ver um artigo na televisão sobre um burlão de muitos milhões de euros, comentava:
Isto é que é um tipo esperto, pá, esperto.!...
O dono do café, com ar de malandreco ouviu o comentário e disse-lhe:
"Então este é esperto e os que te roubaram o dinheirinho das rendas são uns bandidos, uns ladrões e deviam ser mortos..."

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se este País á beira mar plantado não tivesse gente tão corrupta a governá-lo ( tanto vale PS como PCP, BE ou CDS, a escumalha é toda a mesma..) tenho a certeza que saíriamos depressa do "CU DA EUROPA" nos aspectos mais essenciais e relevantes que os cidadãos carecem, educação, saúde etc.. etc... Há que mudar o sistema, unamo-nos de lés a lés e façamos o que os nossos antepassados fizeram aquando da perseguição aos Filipes de Espanha... Vamos correr com os políticos todos...mas, pensando bem... Será que os nossos antepassados fizeram bem em correr com os Filipes de Espanha??? Hoje tenho dúvidas imensas..

domingo, fevereiro 03, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde. Os bois teem nome. Pendam-nos em nome da sociedade. Estes srs. deviam ser proibidos de entrar no Parlamento. Que interessa se o Sr. Socrates assinou projectos é ou não licenciado em engenharia.O Sr. Telmo Correia é formado, mas ao que parece assinou diplomas na madrugada da tomada de posse do novo Governo. Com que interesse? O Povo está cheio de vigaristas. Estes srs. não largam o tacho. Não conheço neste País nenhum curso de politico, conheço sim de curso de vigarice e outras coisas que não escrevo, mmas que todoso conhecemos. Precisamos de atitude por parte do Governo. Acabem com estes falsos politicos

domingo, fevereiro 03, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A única dama que a Direita portuguesa (?) ainda cortejava era uma pretensa respeitabilidade. E agora? Com o que fica?... Se razões de lógica não nos ocorrerem, os meus caros co-leitores como qualificarão o eventual regresso de Santana Lopes a um eventuilíssimo governo de Luís Filipe Menezes?... Bem temo que, numa cidadania defunta como a nossa, uma versão heavy-metal do menino guerreiro ainda regresse ao Governo. Volvem-se 100 anos da mudança de regime político e a Democracia Republicana afunda-se num silêncio ensurdecedor e às mãozinhas de veludo dos nossos representantes.

domingo, fevereiro 03, 2008  
Blogger Dr. Assur said...

Este comentário foi removido pelo autor.

domingo, fevereiro 03, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O passado de José (Sócrates) Pinto de Sousa, há 28 anos, é uma coisa. O frenesim de um ministro em contagem final de funções é outra, caro Anónimo de Por Aí. É como confundir, usando a sua linguagem, uma virgem ofendida com uma viuva sedenta. O «Público» dá uma no cravo e outra na ferradura, atirando para trás os dois últimos dias e culpando uma rádio local que os levou ao «engano». Boa!

domingo, fevereiro 03, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Já sei há muito, em que país vivemos e que politicos temos, mas chegar oa ponto de assinar 300 despachos num só dia é obra. Quem diz que os nossos politicos não trabalham?. Um dia vi um cartaz que dizia." tenho vergonha de se honesto", achei que era forte, hoje não achou isso. Que país é este que leva a tribunal um desgraçado a tribunal por levar umas bolachas de um super mercado sem pagar, e deixa impune...

domingo, fevereiro 03, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Mas se isto do Telmo Correia ter assinado um despacho entregndo de "Mão Beijada" ás organizações do Stanley Ho o edifício da expo onde se encontra a funcionar o Casino Lisboa é verdade eu só pergunto: Então e o que se fez em dois anos e tal para corrigir a situação?? Só agora é que a nossa imprensa descobriu tal coisa?? No telefonema entre eles também diziam "Dá isso ao gajo que ele assina qualquer "Merda" e é assim meus amigos e ainda oiço para aí uns tipos a falar no Santana!! Olhem para ele na AR e verão como se encontra comprometido. Vê-se na sua cara que quer dizer qualquer coisa mas não tem coragem porque leva "troco" e de que maneira. Mas o Telmo Correia lá anda na boa dizendo piadas para a sua bancada rir e lixando o povo. E os submarinos para vigiar a droga? Nada a dizer? Os vamos ter de pagar esses monstros?

domingo, fevereiro 03, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Quase nos esquecíamos deste caso emblemático e revelador de tudo o que disse o bastonário da ordem dos advogados. O parágrafo sobre a alteração do código penal, uma delícia! O pacote normativo anti-corrupção de Cravinho, na gaveta desde o verão de 2007 por causa dos seus colegas de bancada para grande desgosto dele, uma alegria para muitos! Que triste PS este, que numa matéria como esta vacila. Que sentido da História terão hoje os seus dirigentes! provavélmente nenhum. O último relatório do tribunal de contas sobre as adjudicações de obras públicas, um espanto! A magistratura portuguesa, sempre à altura dos acontecimentos mas no fundo sempre impotente e tão condescendente, para alguns claro! E no meio disto tudo o Público. Que papel deve ter ? Precisamente o de denunciar desde que bem informado claro. Neste combate, o jornalismo português tem sido um deserto. Esperemos que o seu conselho de administração não lhe imponha a ele também o silêncio, como muitos parecem querer fazer com o bastonário.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008  
Anonymous Anónimo said...

É por estas e por outras que o cidadão honesto tem que trabalhar até aos 65 anos para receber uma misera reforma e os jovem em idade activa para trabalhar recebem subsidio de desemprego para efectuarem assaltos e andarem por ai aos tiros mas que trampa de politico sao estes

segunda-feira, fevereiro 04, 2008  
Anonymous Anónimo said...

gostava que o publico tambem dedicasse algum tempo ás desonestidades de outors sectores da sociedade, não só os politicos. Há em todos os sectores. Focar só nos Politicos dá a sensação que só eles fazem algumas trapaças e jogos de mão mas há mais , muito mais. No sector das empresas privadas também. Por exemplo o que se está a passar agora no sector dos ginasios onde o governo para incentivar a prática de exercicio fisico diminuio a Taxa do IVa nesse sector e os patrõs dos ginasios em vez de passarem essa benesse para os seus clientes e associados aproveitaram para meter a diferença do IVA no bolso.Isto também merecia uma noticia do Publico, nem que fosse uma pequena chamada de atenção. Mas desde janeiro não vi nada disso . Será porque o grupo que detem o Publico também detem ginasios , O grupo Solinca... Não olhem só à galinha da vizinha por vezes na propria capoeira também há noticias.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O ano passado ausentei-me para o estrangeiro e involuntariamente deixei passar o prazo de pagamento da contribuição autarquica. Logo recebi uma notificação das finanças ameaçando-me com penhoras caso não procedece ao pagamento de uns míseros 73 euros + juros. Agora veja-se o que faz um vigaro destes e que continua impune e que ainda tem a lata de vir a televisão reclamar inocencia. Claro que ninguem lhe vai fazer nada porque aquilo gira tudo avolta dos mesmos interesses. Razão tem o novo bastonário da ordem dos advogados quando com toda a frontalidade fala destas tramoias perante as camaras da televisão. Na verdade todos nós sabemos mais ou menos o pantanal de corrupção em que vivemos só não temos é tom... para falar destes assuntos em vez de ocupar-mos o nosso tempo com pequenos pormenores, como por exemplo alimetar as nossas familias com os miseros salarios que temos enquanto a classe politica e governante esbanja o "nosso" património e o desvia para as suas contas pessoais. VERGONHOSO isto está pior que o pior da américa latina e de africa.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!