quarta-feira, junho 04, 2008

Curiosidades.

1/ "Os condutores portugueses estão a trocar cada vez mais os carros a gasolina por gasóleo. Esta tendência é explicada pela queda das vendas, a partir de 2006, na gasolina sem chumbo 95 e 98, enquanto a venda do gasóleo tem registado um aumento do combustível, tendo em conta os dados da DGEG. A verdade é que, de acordo com o ex-membro da ANAREC, as subidas dos preços «tiveram um impacto significativo na diminuição total das vendas, que no período de 2004 a 2007 registaram um decréscimo de 5,9%» (mais aqui)"

2/ "As petrolíferas estão-se a aproveitar da subida anormal de preços e da sua posição dominante no mercado «para fixarem preços para os combustíveis que, não seguem somente a subida verificada na matéria-prima». Esta é uma das conclusões do estudo realizado pelo ex-deputado do PS e da antiga direcção da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Casimiro Ramos, a que a Agência Financeira (AF) teve acesso. «Esta situação é evidente numa análise a um período mais curto (1º quadrimestre de 2008) onde, para além das razões do mercado, nada justifica que o preço do gasóleo tenha sofrido aumentos mais significativos que a gasolina, uma vez que a carga fiscal não teve qualquer impacto nesse período» (mais aqui)".

3/ " O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Augusto Cybrom, assinalou que a adesão ao boicote dos postos de combustível foi "pouca" e que a ANAREC não só se demarcou do boicote como também critica o movimento (mais aqui)".

4/ "O presidente da Galp Energia, Ferreira de Oliveira, reconheceu esta terça-feira que a imagem da Galp Energia foi afectada com o descontentamento dos consumidores face à recente escalada dos preços dos combustíveis, que levou inclusivamente à convocação de um boicote. «Foi uma campanha que afectou a nossa marca. Recebemos cartas e devoluções de cartões de fidelização», disse o presidente da petrolífera em conferência de imprensa. «Vamos conduzir um estudo de mercado depois da trovoada que caiu sobre a nossa marca», sublinhou Ferreira de Oliveira (mais aqui).

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na refinação nacional, existe uma única empresa, a Galp, a qual controla mais de 75% da capacidade total de armazenagem de combustíveis em território nacional, abastecendo, de igual modo, mais de 80% do consumo nacional em combustíveis líquidos e gasosos para venda ao público." in relatório da AdC. A partir daqui quem souber que um mais um são dois na base decimal está apto a tirar conclusões válidas. O FT e a The Economist, por exemplo, já em 2000 escreveram que Portugal é um país algemado por interesses escondidos, pelos monopólios e pelos cartéis, daí ter e vir a ter problemas muito graves na competitividade das suas empresas. Porque será que tenho mais confiança nestes relatórios do que tenho no da AdC? Será porque a comissão Europaie declarou que a a AdC de Portugal não tem cumprido com os requisitos mínimos da sua missão? Ou será porque pura e simplesmente este relatório, feito por encomenda, contém erros de ortografia, e versa mais sobre Espanha do que Portugal?

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

A Galp marca o preço e a BP e a Repsol alinham...O Modelo marca e o Intermarché acompanha...Concorrência não há, só faltava o Regulador vir dizer que são todos bons rapazes! Para dizer isto, os consumidores e as famílias dispensam o custo duma estrutura destas...

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

mal de nós penssar que existe algum favorecimento; é evidente que nenhum politico trabalha na GALP; está claro que o "português normal", é burro; só o "português especial" como eles é que percebe (tb não precisa de perceber muito como têm "vencimentos reduzidos", podem suportar tudo

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Os nossos fariseus que andam sempre a reclamar contra o "neo liberalismo", contra o "capitalismo selvagem", contra o "capitalismo financeiro", contra a globalização.. etc.. deveriam atentar no que se está a passar neste caso vertente e noutros... ie, quando há problemas é por causa da ausência de concorrencia.. a ausencia de concorrencia (do tal capitalismo "selvagem") é que gera distorções dos preços e prejudica os consumidores.. As EDP's, as PT's, as GALP's, as TAP's...fartaram-se de nos roubar a todos quando não tinham concorrencia.. quando estavam integralmente nas mãos do Estado e dominavam o mercado sozinhas.. (Isso é que é uma selvajaria.. roubarem-nos a todos em favor de uma clique que se senta no poder do Estado e vai nomeando amigos e afilhados para as ditas as empresas durante anos a fio)..

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Parece que andamos a tapar o sol com a peneira. Afinal, o governo não devería intervir na forma de cálculo do preço dos combustíveis? O crude recua nos mercados internacionais e os combustíveis baixam 1 cêntimo? Como se explica que a quantidade de combustíveis tenha diminuído em termos de vendas e os resultados da Galp tenham crescido de forma bastante acentuada (a julgar pelos dados do 1º trimestre desta Empresa)? Não digo que a culpa seja da Galp,mas sim da forma como são formados os preços. Aqui o governo tem de intervir. Ou será que não dá jeito?

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade se a GALP refina o crude e vende o produto após refinação às petroliferas que funcionam no n/mercado, entendo que a GALP aufere mais uma mais valia, pelo que não comprendo que o preço do combustível vendido nas suas estações de serviço sejam similares ao preço das outras pois terão de despender quantias para a aquisição do produto depois de refinado.

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Bonito.. bonito... Mas isso não vai alterar nada. Dão cada desculpa! Estão sempre a atirar com areia aos olhos das pessoas. Uma placa com os preços é assim tão caro, para ainda precisarem que lhes suportem os custos? O que eles queriam era que as pessoas entrassem na estação de serviço para ver. Ainda por cima nas autoestradas os combustíveis são mais caros. Ia-lhes custar assim tanto?? E o que é que o raio da placa vai alterar? Ou metemos daqui a 2km a 1.50€ (por exemplo) o litro.. Ou daqui a 30 kilometros metemos a 1.50€/litro também. A maior piada é que vão "obrigar a Galp Energia a disponibilizar a todos os operadores de mercado a estrutura de custos e proveitos da actividade de armazenagem e transporte de combustível". Os outros já conseguem fazer mais barato! A Galp só não faz porque não quer. Ou porque não pode mesmo... A pagar salários como os que paga aos gestores.. Até eu tinha que subir preços para pagar tanto luxo... E ficamos assim... Eles com regalias.. e nós com areia nos olhos... Sinceramente :(

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Olá. Já todos percebemos, que o governo nem quer saber do preço dos combustiveis, por cada amento é mais 21 por centos que entram, ou seja, no ano passado com o gasoleo a 1,00€ eles ganhavam 21 centimos, agora com ele a 1,452 ganham 30 centmos, ora o consumo de combustivel baixou 15% no ultimo trimestre, fruto dos que vão a espanha, mas pior, dos muitos que alem de já não terem dinheiro para os seguros, para o terem o carro em condições de passarem numas inspecções, que em Portugal, desde que se dê dinheiro a ganhar aos mecanicos, eles passam, mas se forem levados por nós proprios, condutores / Proprietários chumbam como é bem mais que obviu, agora tem mesmo que se parar os carros, pois sem dinheiro para combustivel, sempre é preferivel comprar uma sandes e passar assim mais uma refeição.

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O que se vê é ke sejam eles kem forem, tem tanto medo das petrlíferas, ke xamam "paralelismo" á Cartelização dos preços... se os preçossão iguais em todas as bombas das referidas petrolíferas, tendo apenas a diferença na mudança dos preços para ai um ou dois dias, isso é cartelização...Qualquer uma VÊ isso...Essessenhores estudiosos é que parece-me a mim, estudaram os livros errados... Ou então tem cartão de descontos nelas tb.... Básicamente... o mal é de Espanha dizem os entendidos.... Nesse caso é melhor eu me mudar para lá pk eu penso errado como os Espanhóis....e como eles pensam mal, cada vez que passo a fronteira, avanço 50 anos no tempo por assim dizer....Coitados dos espanhóis....não tem Futuro....

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O representante das petrolíferas disse há uns dias numa entrevista a um Telejornal, qualquer coisa como a descida de UM cêntimo na gasolina seria a diferença entre lucro e prejuízo! Serei burro? Há uma coisa que não percebo, o Jornal e o Diário de Notícias andam a publicar diariamente cupões de desconto de SEIS cêntimos da BP válidos até 31 de Dezembro de 2008 na compra de 20 lt! Nesse caso a BP anda a vender a gasolina com prejuízo ou já não sei fazer contas?

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

É incrivel o que se passa no nosso país!O estado gastou 485 milhoes em rede de comunicações que valia um quinto(publico 2 junho),o magistrado do ministério publico DANIEL SANCHES conseguiu fazer passar o negócio com o apoio do ANTÓNIO COSTA (presidente da autarquia de LISBOA),e esta gente consegue passar impune sem a maioria do povo português sonhar, que a carga fiscal que está a suportar é derivada de derrapagens financeiras como esta.

quinta-feira, junho 05, 2008  

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