Dia da Raça.
"Cavaco Silva fez uma gaffe ontem à noite. Estava a ser interrogado sobre um assunto difícil, a greve dos camionistas, o bloqueio que podem fazer ao País, e, mudando de assunto como já vem sendo hábito, disse: "Só quero comemorar o Dia da Raça, de Portugal e das Comunidades." Falou em Dia da Raça, que era o nome que antes do 25 de Abril se dava ao actual Dia de Portugal, hoje.
Foi uma gaffe inócua. Porque ninguém duvida de que Cavaco seja um democrata. Ninguém tem a mais leve suspeita de que seja racista ou xenófobo. Esta gaffe teria significado se fosse um acto falhado. Se significasse algo que Cavaco pensasse e não pudesse dizer. Assim, foi apenas uma reminiscência da forma como o Presidente conheceu este dia na sua infância e juventude. Uma nota de rodapé. Claro que o Presidente da República não deve fazer gaffes. George W. Bush perdeu capital político pelas suas múltiplas falhas.
Cavaco podia ter estancado a polémica, dizendo simplesmente que se enganou, algo que até o tornava mais humano. Ao não tê-lo feito ajudou a abrir o flanco ao Bloco de Esquerda, que aproveitou logo: já ontem, na SIC notícias, Fernando Rosas ironizava sobre a expressão do Presidente. Sem grande eco. "
Editorial do DN
Foi uma gaffe inócua. Porque ninguém duvida de que Cavaco seja um democrata. Ninguém tem a mais leve suspeita de que seja racista ou xenófobo. Esta gaffe teria significado se fosse um acto falhado. Se significasse algo que Cavaco pensasse e não pudesse dizer. Assim, foi apenas uma reminiscência da forma como o Presidente conheceu este dia na sua infância e juventude. Uma nota de rodapé. Claro que o Presidente da República não deve fazer gaffes. George W. Bush perdeu capital político pelas suas múltiplas falhas.
Cavaco podia ter estancado a polémica, dizendo simplesmente que se enganou, algo que até o tornava mais humano. Ao não tê-lo feito ajudou a abrir o flanco ao Bloco de Esquerda, que aproveitou logo: já ontem, na SIC notícias, Fernando Rosas ironizava sobre a expressão do Presidente. Sem grande eco. "
Editorial do DN
16 Comments:
Mas qual é a duvida ? Não somos portugueses ? Qual é a nossa raça ? Não devemos demonstrar a nossa raça, não nessa merdice do Euro2008 e outros que tais, mas no nosso dia a dia, contra quem nos quer meter o pé no pescoço.
Claro que o Berloque de Esquerda, não poderia deixar passar em branco e meter-se logo em bicos dos pés. Um partidozeco amorfo, cheio de ambiguidades e de gajos suspeitos que dão o dito por não (não é assim Zé ?). Claro que os unicos valores raciais a defender para o Berloque e Falcões, são os que vem de além mar. Sois a nódoa, cambada ! Fumem que isso passa !!!
Tigre
É por causa dos reciclados e ressabiados sem ideais, é cada 4 anos ficamos PIOR...
Pedir explicações? Então mas temos que pedir explicações por este ser o dia de Portugal e o dia de orgulho racial. Qual é o problema? Estes traidores de extrema esquerda são os responsáveis pelo estado anarquico das nossas ruas. Lisboa parece uma cidade do 3ºmundo. Já esteve mais longe de sermos uma minoria dentro do nosso proprio país. Mas a maioria assobia para o lado, a isto chama-se covardia. Sempre fomos guerreios nós portugueses!
O presidente não disse nada de mal. Apenas se vê que certos partidos que ainda não saíram do tempo do PREC continuam muito complexados. Trabalho é um bom remédio pra esses parasitas do parlamento que se fazem passar por defensores dos trabalhadores mas são uns xupistas! Sim,o jerónimo,o louçã e companhia.. a esquerdalha do costume.. Do alto da minha idade já vi muita coisa e essa esquerda do croquete não vale nada!! Antes cá o Salazar outra vez.
Todos somos racistas. Eu sou racista. Eu gosto de ser racista, principalmente em relação à mediocridade, à incompetência e à corrupção dos nossos políticos. Viva a pureza que se vê fora dos círculos políticos, cadeia para a cambada política que "chula" este povo.
Feriado, passear, descansar, recordar, comemorar... Todas estas palavras parecem assentar como uma luva no dia de hoje, o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas! 10 de Junho de 1580 foi a data em que faleceu Camões e foi, por isso, a data escolhida para assinalar o orgulho de ser português. Durante o Regime autoritário do Estado Novo este dia era referido como "o dia da raça" e foi este o termo que o nosso digníssimo PR, Professor Cavaco Silva usou, durante um assalto de perguntas sobre a paralisação dos camionistas às quais não quis responder. Tem a sua gravidade, mas se virmos bem as coisas, naquele momento, talvez a preocupação fosse mais desviar as perguntas para uma área que não fosse polémica, do que propriamente o termo usado. Quem é que nunca usou termos que aprendeu enquanto criança apesar de eles já não se usarem na actualidade? A nossa mente prega-nos destas partidas e quando crescemos a aprender que o azul se chama vermelho, mesmo que o azul se passe a chamar azul, corremos sempre o risco de chamar vermelho ao azul mesmo sabendo e tendo a certeza absoluta que o azul é, sempre foi e sempre será azul independentemente do que lhe chamarmos.
Raça: Grupo étnico em relação com a língua, a nação, a região. O Presidente usou um substantivo feminino que está no dicionário! Hoje é o dia dos grupos étnicos falantes da língua portuguesa! Creio que o PCP e o BE deviam condenar o epíteto atribuído à nossa selecção: OS VIRIATOS ou já se esqueçeram dum grupo de voluntários enviados por Salazar para a guerra civil de Espanha em 1936-1939 para ajudar Franco contra os governamentais cuja alcunha era aquela , OS VIRIATOS? Com isto é que deveriam ser susceptíveis. Com isto e com o Tibete, a Coreia do Norte, Cuba. Com isto e com os trabalhadores que ficam desempregados depois de um contrato a prazo de termo resolutivo certo! Com isto e com os recibos verdes nas situações em que as pessoas não são trabalhadores independentes! O PCP ainda hoje devia explicar-nos porque não apoiou a grande empresa metalúrgica COMETNA e os seus trabalhadores aquando do encerramento da mesma. Já que eram o partido dos operários...Já o Bloco de Esquerda devia exigir esclarecimentos aos líderes árabes que também falam em raças e etnias? Enfim...
Mal ficou claro que a revolução era vitoriosa, os fascistas desapareceram do cenário político nacional. Muitos deles, tanto viraram a casaca, que até se armaram em revolucionaríssimos democratas. A coisa foi de tal maneira, que a Constituição foi votada em 1976, dois anos depois da revolução, apenas com os votos contrários do CDS. Agora, Cavaco dá uma abébia: fala no Dia da Raça, como se falava quando havia defensores da guerra colonial e do racismo... e ei-los a levantar a cabeça! Acalmem-se, senhores. Isto passa. Claro que ainda podem descansar e até crescer, hoje, amanhã e talvez depois. Enquanto tiverem um governo que veste de esquerda e trabalha prá direita, têm uma boa ajuda para isso. Mas não deitem fora a vossa casaca de democratas, que dá sempre jeito, nem que seja para vestir ao domingo ou nos dias em que decidem insultar os que defendem a democracia todos os dias, em palavras e em acções. nMas também não acreditem que vão conseguir enganar toda a gente. Veremos, em dias menos favoráveis, qual será a vossa raça...
Tem graça como os camaradas só se referem ao Sr Presidente da Republica quando algo não lhes agrada porque se o PR falasse em camaradas já tudo estaria bem. PCP e Bloquistas ponham olhem para os regimes dos paises que defendem quais as liberdades que lá existem e se lá os camaradas criticam os Governantes. Podemos ser uma raça de Camaradas ou outra coisa qualquer mas penso que o PR apenas se referia à raça dos que se orgulham de ser Portugueses
Acho muito bem que o presidente da republica se tenha referido a este dia como o Dia da Raça!! Que mal é que isto tem?? Raça portuguesa pois então! Hoje é dia de PORTUGAL!! Acordem.. A meu ver até devia ir mais longe,devia chamar a certa ponte PONTE SALAZAR pois foi ele que a mandou construir e não a abrilada de à 34 anos atrás! Certos partidos nem deviam existir pois defendem ditaduras como o comunismo por exemplo. Que foi a ideologia que mais matou no século XX. Querem exemplos,camboja,coreia do norte,cuba,ex RDA com o famoso muro. Ah!! para quem não sabe o muro caíu à 20 anos mas esses partidozinhos parece que ainda não sabem.. Dia da raça é igual a dia de Portugal,não compliquem. Nem entendo como é que pc`s e bloco vêm preocupar-se com ninharias quando está Portugal inteiro parado com um bloqueio..
Só mesmo partidozecos como o bloco e o PC é que não têm mais nada que fazer senão vir pedir explicações por mesquinhices.. ao louçã,fazendas,ana droga e companhia eu recomendo.."Vão trabalhar malandros!!" que o que vos faz falta é trabalhinho no lombo já que como o fazendas diz,somos todos animais. Que mal tem ser o dia da raça??? Da RAÇA PORTUGUESA pois hoje é o DIA DE PORTUGAL!! Esses partidozecos de esquerda revolucionária são mesmo complexados,veem fascistas em todo o lado, talvez devessem consultar um psiquiatra pois isso chama-se PSICOSE!! Ó louçã já tinhas idade pra ter juizo em vez de andares metido num partido de marginais,drogados e meninos betos com a mania que são revolucionários nos shots do bairro alto aos sábados à noite.. Que tristeza..
Há gente que não tem memória e apagam o passado como cão por vinha vindimada. O que pode chocar as gentes do PCP e do BE pela afirmação do PR sobre a "raça do povo português". Em que é que esta afirmação os milindra? Querem como sempre, que o povo português continuasse sob as suas ditaduras? Sim porque partidos que aplaudiram e aplaudem ditaduras como as que houve no leste e aimda existem em Cuba e na Coreia do Norte, é que são para eles democracia. Acordem, gente, estamos noutra era e sem retorno. Sair duma ditadura fascista para uma comunista qual é a diferença? Parafraseando alguém" é preciso que alguma coisa mude para que tude fique na mesma". Na mesma não seria bem, porque mudavam as moscas. Valha-lhes Santo Ambrósio. Alguém que ilumine o padreca do Louçã e a cassete do J. Cordeiro.
“O P.R. utilizou o termo "raça" para se referir aos portugueses. Que mal tem? “ Se houve aqui quem partiu do princípio que o uso do termo “raça” pode ter sido um “lamentável equívoco” foi o Jorge Cordeiro do PCP. E fazendo uma pequena busca no Portal da Presidência, pode-se constatar que provavelmente foi isso mesmo que ocorreu porque há lá estas notícias: "Presidente da República com Corpo Diplomático e em espectáculo popular em Viana do Castelo Por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (...) . Exposição "Lá Fora", de Arte Portuguesa Contemporânea, inaugurada pelo Presidente em Viana do Castelo (...) no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Presidente Cavaco Silva recebeu as Boas Vindas da cidade de Viana do Castelo (...) assinalando a realização na cidade das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas." Parece pois que houve mesmo um lamentável equívoco no PR ao responder ao assédio que lhe faziam os jornalistas. O que é humano, e errar é próprio de todos os humanos. Podem confirmar aqui: http://www.presidencia.pt/
Dia da Raça, senhores comentadores e senhores comunistas, significa por exemplo mas não só, Dia de União, ou Dia dos Portugueses, ou Dia de União dos Portugueses. Que dúvidas podem ter? Fico longe do vosso entendimento e muito longe da vossa inteligência. Estou aqui hoje por ser feriado, de contrário estaria a trabalhar e vocês não me mereceriam nem um minuto da minha cara atenção.
O Dia da Raça tem a ver com o dia dos Portugueses e não abrange os imigrantes da Sibéria da China ou de qualquer outra parte do Mundo. Outro dia poderá ser o dia do imigrante (o estrangeiro acolhido em Portugal), mas o 10 de Junho não é esse dia. O que é que o PCP não entende ?
Penso que D. Afonso Henriques e o seu filho, Sancho, devem detestar os seus pétreos túmulos, onde permanecem quedos e mudos na Igreja de Santa Cruz. Sem mais nem ontem, pode entrar, pelo templo adentro, um pantomineiro qualquer, a apelidá-los de raçudos, ou coisa pior. E eles, quedos e mudos, têm de aturar aquilo tudo, sem poderem defender-se e dizer a tais calinos (que nem lhe podiam com o espadão, ainda que usando as duas mãos), que não fundaram Portugal para servir de velhacouto de bandidos, ébrios e imbecis!
Enviar um comentário
<< Home