quarta-feira, junho 04, 2008

Pois pois.

1/ "A solução é adaptar-nos o melhor possível a esta alteração de paradigma, ou seja, a de viver no mundo com energia cara"

2/ "O que interessa saber é que Portugal tem em média um nível de preços muito semelhantes aos da União Europeia, a fiscalidade é muito semelhante e a variação de preços também (mais aqui)

Manuel Pinho

Pois. Em Espanha o IVA é de 16%, enquanto em Portugal é de 21% (passará a 20% em Julho). Em Portugal o ISP é mais elevado e teve ao longo do tempo vários aumentos, enquanto em Espanha esse imposto se manteve praticamente inalterado, de que resulta que em Espanha, no gasóleo por exemplo, a carga fiscal é de 40,7%, enquanto que em Portugal é de 46,2%.

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14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ESTE MINISTRO MANUEL PINHO, PARA NÃO DIZER QUE ANDAVA A DORMIR, LEMBROU-SE DE CONVOCAR ESTA REUNIÃO, QUANDO ESTEVE MESES, SENAO ANOS, QUE DEVIAM TER PEDIDO O PARECER A AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA. ESTA ÚLTIMA A NÃO CONCLUIR O QUE É OBVIO, SIGNIFICA UM COMPADRIO ENTRE O GOVERNO E AS PETROLIFERAS QUE TAMBÉM É OBVIO. OS GOVERNOS ACTUAIS SÃO FUEL-DEPENDENTES, OS ARABES SABEM ISSO, E AGORA MEUS AMIGOS, NEM AS RENOVAVEIS NOS VÃO SAFAR, PELA SIMPLES RAZÃO QUE ESTAS FORMAS DE ENERGIA JA DEVIAM TER COMEÇADO A SER EXPLORADAS À QUIMERAS. O GOVERNO PORTUGÊS A BEM DE TODOS TEM DE LANÇAR UMA AUTÊNTICA LEI DAS SESMARIAS, E FAZER COM QUE A AGRICULTURA SE DESENVOLVA MUITISSMO MAIS, POR FORMA A NÃO PAGARMOS COMBUSTIVEL NOS PRODDUTOS ALIMENTARES QUE IMPORTAMOS....METAM O ALQUEVA A FUNCIONAR RAPIDAMENTE E APOIEM MAIS A AGRICULTURA, PORQUE QUANDO NÃO HOUVER PARA COMER A MALTA VAI ROUBAR AOS QUE TÊM. EU ICLUSIVE ASSUMO, QUANDO NAO TIVER PARA COMER, VOU ROUBAR!

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Segundo um estudo da Autohoje de há 5,6 anos, 1 ton de petróleo ao ser refinado dava 52%de gasóleo, 12% de gasolina e o restante, produtos derivados. Assim sendo e se a refinação da gasolina é mais barata, não se admite 2 coisas: 1ª- que a gasolina seja mais cara que o gasóleo, porque se se incentiva o consumo deste mais gasolina fica sem escoamento e anda depois a Galp a despachar o excesso para o estranjeiro a um preço baixíssimo; 2º- porque razão não criam um mecanismo de equilíbrio entre consumos de gasolina e gasóleo?Já agora, porquê a febre da Galp com o abastecimento de GPL nos seus postos?

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Se não se pode baixar a fiscalidade porque carga de agua é baixaram o IVA de 21 para 5 nos ginásio? Foi para os mais desfavorecido, ou os ministro queriam pagar menos pelo ginásiosito, o que foi feito do inquérito à formação do preço neste ramo de actividade, foi suado? Já agora a grande medida para combater o aumento dos preços dos combustíveis em Portugal anunciado com grande alarido pelo PM e companhia, para favorecer os mais desfavorecidos, só acontece em Lisboa e Porto, no resto do País é tudo rico e como diz o Sócrates que se não está de acordo é provinciano, logo anda de carro, façam uma vaquinha que a vaquinha dos aumentos de impostos a torto e a direito já secou a teta. E o governo tem de proteger os mais desfavorecido, Lisboa e Porto! E também quem vai ao ginásio! Porque vai baixar o IVA de 21 para 20 que o mesmo é dizer “ninguém vai sentir nada”. Que governo de miséria que tivemos este 3 anos com origem num golpe palaciano, gostava de saber se o Sampaio está satisfeito com a governação, deve estar é tudo cor de rosa, no milagre das rosas! Mas houve varinha magica para aumentar os impostos e colocar Portugal e os seus cidadão nesta situação, este aprendiz de feiticeiro é allgargalhadas.

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Os portugueses têm uma maneira muito fácil de resolver o problema da gasolina cara: votem em massa no PCP ou BE, els dão-se bem com o Chavez, da Venezuela, e aí, vai ser canja, o maluco vai-nos oferecer uns garrafões do ouro preto e passamos a ter gasosa de borla! Ainda não tinham pensado nesta? De Cuba vêm os médicos, da China (têm excedentes e são amigos do Jerónimo) vem a mão-de-obra para trabalhar nas obras e a malta vai prá praia ganzar com o Louçã e o Miguel Portas. Bacano meus, vamos todos botar neles, carago!

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Três ideias ou níveis espectaculares allinone, é assim mesmo! Faz que faz mas pede aos outros para fazer ficou tudo como dantes no quartel em Abrantes, porreiro pá! Concreto zero como de costume. Ideias concretas 1- Baixar a fiscalidade. 2- Acabar com o euro forte, taxas de juros e aumento de liquidez em euros. 3- Privilegiar o crescimento económico. 4- Proteger sectores mais vulneráveis ao petróleo. 5- Penalizar petrolíferas europeias que não colaborem na descida de preços. 6- Subsidiar pesquisa de combustíveis (não fontes de energia) alternativo com rigor e isenção. 7- Antecipar situação, petróleo sobe faz tempo como os cereais e metais. Em Portugal também necessitamos de ministros que governem, não que andem a dormir do sono e depois façam de conta a começar pelo primeiro, é que medidas políticas têm de ser pensadas não se resolvem como um teste de Inglês numa folha A4 com meia dúzia de linhas. Há que por os governadores do BCE, BdP e outros funcionários bem pagos a trabalhar mas têm de começar pelos ministros e secretários de estado e demais denominações. Os Portugueses cá estão para responder, agora não gostam de ser saqueados para nada ver no fim!

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Andava caladinho que nem um sapo a ver se passava despercebido e, a páginas tantas, o ninfomaníaco francês veio indicar o caminho e olha ele aí, todo pimpão, a bradar em todos os púlpitos que os incautos lhe permitem alçar pela intervenção da UE... Por acaso pediram autorização aos chefes europeus para aumentar o IVA, perseguir os cidadãos e as PMEs, largar os cães, etc.? Vai-te matar, infeliz! Porqué no te callas?

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

os srs.ministros deviam pagar o combustivel que gastam nos carros do estado para saber o que é bom para a carteira dos portugueses. já que teem carros de serviço (que tem que ser topos de gama não pode ser mais pequenos) que ao menos pagem o combustivel que gastam. porque os portugueses que trabalham e pagam os seus impostos quando vão meter combustivel nas suas viaturas tambem o pagam. srs.ministros metam a mão na consciencia e olhem para o pais com outros olhos ,porque a camisola já foi,as calças tambem,as meias tambem só falta levar as cuecas dos portugueses. o rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre,e a onde anda a classe media uns subiram e outros desceram.

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Obviamente. Em Portugal não temos políticos, temos paus mandados. Cada vez mais os políticos nacionais parecem acometidos de uma estranha maleita que os impede de raciocinar livremente e seguir o seu próprio curso, sem olharem primeiro para o que os primeiros ministros dos outros países fazem e dizem. Esquecem-se que não estão a governar em França e em Inglaterra, mas em Portugal. E esquecem-se que os políticos nos outros países governam tendo em conta os melhores interesses do seu próprio país que pode ou não coincidir com os nossos. Cada vez mais me entristece abrir a página do Publico, Jn e DN e comparar as acções dos políticos portugueses com as acções dos políticos ingleses,americanos e franceses. Não querendo dizer que estes são perfeitos, há sem dúvida, um outro patamar de integridade que é esperado deles.

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Será possivel,que quando este individuo fala ( Manuel Pinto )não haja um jornalista ou reporter que vá ao cerne da questão elhe pergunte objectivamente ( embora com o risco de ser despedido )qual a razão para o caso concreto desta semana, em que o preço do crude tem descido sucessivamente, e o valor de venda ao público se mantenha. Será que ele não veja que consequentemente aumenta o custo de vida. Somos realmente um povo sereno!

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

O custo do petroleo a descer no mercado Internacional, há pelo menos três dias,porque razão não desce nos postos de abastecimento, pois já que o inverso foi protexto para o aumento quase diário, no passado recente? Não será esta atitude condenável? Quem nos pode proteger? destas atitudes, Srs., Governantes,Srs, da Defesa do Consumidor,Como é? Há que ter vergonha, e acabar com os oportunismo,que acaba por sacrificar os que mais precisam

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

E porque haveria de retirar a logística? Em parte alguma do Relatório da AdC é referida tal hipótese, que a acontecer seria um atentado contra a propriedade privada. Mais me parece, que haverá alguém interessado em reforçar a sua carteira de negócios à custa de uma infraestrutura privada, que funciona bem e é um instrumento operacional de eficiencia logistica do país. Se há que aumentar a concorrencia e a eficiencia logística, por que não investir no sector? O governo deve conceder licenças para o efeito, se lhe forem feitas propostas.Ou não?! Por acaso alguém imagina, que se a BP e a Repsol, que têm licenças de importação de combustíveis, não importariam livremente se isso fosse mais eficiente que a actual estrutura de armazenagem, transporte e distribuição? Vamos deixar-nos de demagogia e "sound-bites".

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, Sr. Edgar, então se a logística é assim tão eficiente, onde é que está a redução do preço final que devia resultar dessa eficiência?? Sabe, é o que dá chamar propriedade privada à apropriação de recursos nacionais que não podem de facto ser geridos em condições de livre concorrência.

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Foi um prazer infinito assistir a um momento único: O patrão da AdC dizer, sem convicção que, em termos de preços dos combustíveis...no pasa nadie !

quinta-feira, junho 05, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Na refinação nacional, existe uma única empresa, a Galp, a qual controla mais de 75% da capacidade total de armazenagem de combustíveis em território nacional, abastecendo, de igual modo, mais de 80% do consumo nacional em combustíveis líquidos e gasosos para venda ao público." in relatório da AdC. A partir daqui quem souber que um mais um são dois na base decimal está apto a tirar conclusões válidas. O FT e a The Economist, por exemplo, já em 2000 escreveram que Portugal é um país algemado por interesses escondidos, pelos monopólios e pelos cartéis, daí ter e vir a ter problemas muito graves na competitividade das suas empresas. Porque será que tenho mais confiança nestes relatórios do que tenho no da AdC? Será porque a comissão Europaie declarou que a a AdC de Portugal não tem cumprido com os requisitos mínimos da sua missão? Ou será porque pura e simplesmente este relatório, feito por encomenda, contém erros de ortografia, e versa mais sobre Espanha do que Portugal?

quinta-feira, junho 05, 2008  

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