quarta-feira, julho 30, 2008

Novas do tal racismo.

"Funcionária da Junta de Freguesia de Benfica acusa presidente de racismo, autarca nega. O Bloco de Esquerda da Assembleia de Freguesia de Benfica está do lado da funcionária "discriminada" e vai apoiar uma concentração, frente à JF, quinta-feira, por considerar que o presidente se tem "destacado pela sua actuação arrogante e autoritária, revelando até desprezo pela própria Lei". A assistente administrativa alega que o autarca lhe chamou "preta" e "golpista" no decorrer de uma discussão relativa ao período de marcação de férias e que já anteriormente tinha proibido o uso do crioulo quando conversava com a irmã, Lóide, também funcionária da Junta, no serviço. Um dos exemplos que apontou, e que culminou na discussão que originou posteriormente o processo disciplinar, foi o facto do autarca ter indeferido o período de férias que tinha marcado, dizendo-lhe que "devia descansar era no mês de Agosto, e não quando queria".

O presidente contrapõe outra versão dos factos, alegando que Glória "se comporta como uma privilegiada". "Considera-se vedeta e acima de todas as outras e isso acarreta sempre incómodos junto dos outros. Há funcionários que acham que só têm direitos e não têm deveres", adiantou à Lusa o autarca social-democrata que reconheceu ter "chamado a atenção" para o uso do crioulo. "A língua oficial, tanto para ela [Glória] como para qualquer funcionário, é o português. Por hábito, ela e a irmã resolviam falar em crioulo no espaço de serviço e eu chamei-lhe a atenção porque outras colegas se queixavam que isso as incomodava e lançava suspeições sobre aquilo que estavam a dizer. Quando uma pessoa fala com outra numa língua que as outras não percebem gera-se logo suspeição e mal estar".

"A Junta praticamente fecha em Agosto e essa senhora entendia que devia gozar as férias num mês diferente. Se a Junta fecha, fecha para toda a gente, o tratamento é igual. Quando as partes não se entendem quanto à marcação de férias, a lei diz que isso compete à entidade patronal. Isto foi decidido em reunião do executivo
" (mais aqui)."
Afinal sempre há racismo. Não é que “eles” acabam por ter mais direitos que os “racistas”?

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não creio que o crioulo, a médio prazo, seja considerado língua oficial da área geográfica de Benfica/Venda Nova. Já, relativamente à Amadora e cercanias, é só uma questão de alguém levar o assunto a discussão da Assembleia Municipal.

quarta-feira, julho 30, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Parece que o BE não tem grande representação por lá. Logo não se corre esse perigo.

quinta-feira, julho 31, 2008  
Anonymous Anónimo said...

a senhora não queria duplicar férias e escolheu o mês de agosto para o fazer, como todos os seus colegas. O presidente recusou-lhe férias na época de exames escolares (7 dias), na esperança que a funcionária diminuísse o seu aproveitamento escolar, já que profissionalmente, aquele autarca nada lhe pode apontar

sábado, agosto 02, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!