sexta-feira, setembro 12, 2008

Nacionalização na América

"A administração Bush nacionalizou as duas maiores hipotecárias americanas para evitar a falência da Freddie Mac e Fannie Mae. Os contribuintes americanos vão pagar 200 mil milhões de dólares, cerca de 140 mil milhões de euros.

É um número gigantesco que equivale à quase totalidade da riqueza produzida em Portugal num ano. A intervenção ontem anunciada pelo secretário do Tesouro passa para a tutela da administração federal as duas hipotecárias, que em conjunto asseguram quase metade dos créditos hipotecários nos Estados Unidos.

Não se sabe se esta intervenção será suficiente para estancar a hemorragia da crise de crédito, que já teve efeitos devastadores em todo o mundo e que em Portugal contribuiu para o arrefecimento da economia e a um aumento brutal dos juros pagos no crédito à habitação. Mas a falência certamente arrastaria os mercados mundiais para uma maior depressão. Os presidentes das duas hipotecárias foram despedidos, mas deste processo resulta uma grande impunidade para a especulação irresponsável.

A ganância de pessoas que só pensavam em aumentar os números dos negócios emprestando dinheiro a quem não tinha condições de pagar o crédito foi semelhante a uma gigantesca fraude típica dos jogos em pirâmide. Foi uma espécie de jogo da bolha global, que todos pagámos
. "

Armando Esteves Pereira

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O crime de usura compensa.
Mas não, não vai servir de nada.
Toupeira

sexta-feira, setembro 12, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!