sábado, maio 09, 2009

A Gripe A segundo um especialista

Se houver uma epidemia e não for criada uma vacina até Outubro/Novembro, a previsão mais optimista é que haverá em Portugal dois a três milhões de pessoas com gripe, o que significa que serão 75 mil pessoas a perder a vida», disse Jorge Torgal, director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, no 3º Congresso sobre «Pandemias na era da globalização», que termina amanhã em Coimbra.
«Espanha, aqui ao lado, onde ontem havia 57 casos confirmados, dos quais quatro transmitidos no país, é uma fonte de preocupação, um risco grande» para Portugal.
Caso a epidemia se desenvolva, a sociedade portuguesa deve preparar-se logisticamente para uma alteração do quotidiano. «Quem tem de se preparar de facto são as forças vivas da sociedade civil, para que os cidadãos compreendam como se podem defender pessoalmente», sustentou Torgal.
«As pessoas foram a correr comprar máscaras e Tamiflu, mas se houver uma epidemia provavelmente o mais razoável é não saírem de casa durante duas semanas», concluiu interrogando-se sobre a capacidade de cada um para se abastecer de mantimentos.
MRA Alliance/Agências

Divulgue o seu blog!