terça-feira, outubro 20, 2009

Deus não existe para o tipo com nome de erva, cabresto ou rábano-bastardo

«Deus não existe e o homenzinho a quem deram um Nobel, coisa que qualquer inútil, ou pateta útil, neste planeta consegue, desde que siga determinadas normas.
" Um novo céu e uma nova terra pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido", lê-se no Livro das Revelações. Risque o "céu", fique só com a "nova terra" e tem o segredo e a receita de todos os sistemas utópicos».
E.M.Cioran
O caquético escritor, muito adorado, de muito boa gente, escreve sobre as religiões, mas esquece as que professa ou professou e do que fez em seu nome, dele próprio e em nome delas, diria eu que alguns gastrópodes deixam rasto, ranho, mais conhecido de nome.
O tipo não esqueceu, sabe que todas as crenças, mitos ou ideologias que deram origem às maiores barbáries dos tempos que conhecemos e que sempre irão acontecer, incluindo os revolucionários modernos ou antigos, que havia e haverá sempre, qualquer coisa que remodelará o mundo.
Uns diziam que só Deus refaria o mundo, os jacobinos que ele apenas poderia ser remodelado pela humanidade. Não vejo difernças, apenas nos actores, pois tudo são utopias.
A história dos dois últimos séculos prova isto.
O utopismo dos marxistas leninistas foi uma destas crenças.
Eles não querem derrubar uma sociedade, mas sim criar uma comunidade ideal que a sociedade possa usar como modelo.
Marx acreditava que, com a chegada do comunismo, os conflitos de valores que tinham existido ao longo da história cessariam, e a sociedade poderia organizar-se em torno de um único conceito de vida boa. Era uma crença que havia de ter consequências desastrosas, como foi a experiência soviética em que este caquético ainda acredita, como em Cuba acredita e não vale a pena vir com os relativismos tão em voga.
São tudo religiões.
Todas têm dogmas, todas têm messias e todas tiveram seguidores , mas todas praticaram genocídios.
Bertrand Russel de quem muitos gostaram até determinada altura dizia:
"O bolchevismo como fenómeno social tem de ser considerado como uma religião e não como um movimento político vulgar"
Trotski escreveu também acerca do seu super homem: "um homem incomensuravelmente forte, mais forte, mais sábio e mais subtil; o seu corpo tornar-se-á mais harmónico , os seus movimentos, mais rítmicos, a sua voz, mais musical."
Em vez dos nazis não viram essa nova humanidade em termos raciais mas, estavam prontos a empregar a ciência e a psudociência numa tentativade de atingir esse objectivo.
Depois vieram os crimes em nome da recente religião, para ser breve e não perder tempo com lixo literário.
O papel principal do aparelho de segurança soviético era o de refazer a sociedade e não foram herança do czarismo.
E, no entanto os regimes colaboravam e não vou aqui falar das atrocidades do tempo de Lenine ou de Stalin, são conhecidas pelos que não sofrem da cegueira deste ser exilado e que no entanto cá volta para espumar os seus ódios.
Hitler é o mais odiado dos ditadores, mas não vou usar o relativismo mais uma vez, porque há causas para o que disse.
Na China comunista, os camponeses receberam ordens para agitar tudo o que mexesse, para que os pardais considerados uma praga em relação à agricultura em massa, modelo copiado da agricultura ocidental, como a indústria de Ford, caíssem exaustos ou em armadilhas de tal forma que foram dizimados e como consequência, apareceu uma praga de insectos, os pardais afinal não comiam apenas grãos de cereias, provocaram uma das grandes fomes coisas que os regimes comunistas bem conheciam e manipulavam, tinham percebido bem Malthus.
Foi entregu então uma mensagem secreta na embaixada soviética em Pequim, a pedir que enviassem centenas de milhares de pardais o mais rapidamente possível do extremo oriente soviético. Foi uma tarefa de Prometeu o extermínio de pardais, como foi a da eliminação dos que estavam contra os novos profetas, muitos deles também afastados por Lenine e por Estaline, os messias.
Afinal, diga lá senhor rábano-silvestre se é contra todas as religiões ou se apenas pretende produzir literatura de cordel, reforme-se ou deixe de assinar aquilo que publica.
Afinal o tipo é religioso e dos mais fervorosos...

10 Comments:

Anonymous Manel said...

Saramago diz que em nome da religião, morreram milhões e milhões de pessoas. Tem razão. Mas também poderia dizer o mesmo relativamente ao comunismo. Em nome desta ideologia morreram milhões e milhões de pessoas. Curiosamente, nesta matéria Saramago cala-se. E fica muito bem calado. Pois é, é que não lhe interessa.

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous Francisco Fernandes said...

Quando os nossos pés se aproximam da cova é normal acontecer uma de duas coisas: - Ou aproveitamos a experiência que a vida nos proporcionou e tudo fazemos para deixarmos uma boa imagem de nós próprios e um mundo melhor do que aquele que encontrámos Ou, pelo contrário, tudo fazemos para que o mundo que em breve vamos deixar fique ainda pior do que o que nos acolheu. Desta natureza conheci dois velhotes: - Um queimou todo o dinheiro à beira de um poço para o qual, depois, se atirou e onde morreu afogado, O outro gastou todo o dinheiro na compra de cristais com o fito de, à chegada da morte, os colocar aos pés da cama para que, no último estertor, os partir deixando, assim, apenas cacos. Este nosso Nobel parece-me ser homem desta segunda categoria.

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous Veiga said...

Tiraram-se já muitas conclusões acerca do que José Saramago disse. O facto de ele ver a Bíblia como um manual de maus costumes surpreende-me bastante. Só há duas hipóteses ou não leu e inventa ou leu e mente. Pois todos os ensinamentos sobre o BEM estão na Bíblia. Pequenos exemplos: "ama o próximo como a ti mesmo", "não faças aos outros aquilo que não queres que façam a ti" "honra pai e mãe", não matarás". Se isto é lixo para ele...

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous bruno said...

Deveras interessante o que disse, mas a Biblia é um livro de comparações e de metaforas (mais no antigo testamento, no novo já é só as parabolas), logo não deve seguir tudo o está escrito à risca, e mais ainda, na antiguidade eles não tinham, de maneira alguma, acesso ao conhecimento e à ciência que temos hoje, então escreveram o Genesis como um modo de explicar a criação do homem. Mais duas opniniões (sobre o inferno e o perdão). O Homem é três vezes mais impiedoso que Deus ,pois um prisioneiro, ao sair em liberdade, não se integra na sociedade, é considerado para sempre um criminoso e, para onde ele vá e faça o que faça irá ter sempre um cadastro, logo dificilmente terá emprego, enquanto que, no Filho Pródigo, sendo uma parábola comparativa, explica que, por mais que pequemos, por mais que nos afastemos do Senhor nosso Pai ao mostrar-mos arrependimento Ele acolhe-nos e perdoa-nos. Sobre o inferno, já é opinião pessoal. . . Sr. Saramago Já alguma vez se sentiu infeliz, ou zangado? Ao multiplicar estes sentimentos negativos vai perceber o que é o inferno, ele, não é nada mais que o afastamento de Deus pois Ele dá todos os sentimentos positivos

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous O velho é espectáculo said...

O Saramago pode estar velho e esclerosado, pode estar demente ou simplesmente provocador... mas uma coisa ele prova é que é um mestre em markting barato! Basta dizer uma patacoada qualquer, bem provocadora , e aí está tudo a falar de um livro com um título que nunca venderia!!! Assim será mais um sucesso de vendas. Viva o capitalismo e a sociedade de consumo, amigo saramago

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous Rosas said...

creio que devemos dar espaço à liberdade de expressão, para que cada um diga o que pensa, lamento só que essa liberdade só possa ser feita por quem quer dizer mal da religião ou de Deus. Quando alguém se coloca numa posição como o Sr. Saramago colocou se a ouvir o que não quer. Já li várias vezes a biblia e não encontro nela o que oSr. Saramago diz, antes pelo contrário vejo um Deus que nos amou e ama profundamente e que está proximo e não ausente, creio que o olhar para a biblia requer despir-nos dos nossos preconceitos, todas as pessoas que conheço que se aproximaram da biblia de mente aberta poderam ser enriquecidas, muitas vezes confundimos a biblia e Deus com a religião que nos marcou e infelizmente negativamente. olhemos para a biblia precebendo o que podemos aprender com ele.

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous VEritas said...

Nenhum católico concorda em censurar ou insultar os outros por serem não católicos..mas o saramago já censurou e até insultou muita gente que nem sequer conhece..insulta religiões..insulta personalidades..insulta outros livros e outros autores mas nunca se censura a si próprio nem pede desculpa a ninguém. como se se visse a si próprio como deus na terra, senhor da verdade absoluta com poder de esmagar e humilhar quem muito bem lhe apetece por qualquer capricho narcisista que lhe venha à cabeça.Quem não acredita em Deus comete a maior de todas as loucuras e o pior dos pecados: saramago é um reincidente casmurro e teimoso neste aspecto e em muitos outros. è um pobre de espirito, amargurado, ressentido, vingativo e odioso..pobre coitado..deixem-no lá em paz em lanzarote a mirar o deserto lunar que é a sua vida sem Deus, sem Cristo e a insultar Deus que é isso que lhe dá prazer.

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous Ryan said...

O melhor de tudo é crer em Cristo. Leiam a Bíblia e comprovam todos os sinais cientificos que foram discbertos seculos mais tarde para comprovar a veracidade da mesma. Depois venham debater o ensaio de cegueira, os caims, os evangelhos segundo saramago e coisas do género. O homem não tem mesmo mais que fazer e só se poe a escrever esses disparates. O melhor que ele faria era ir cavar para um campo qualquer com a sua reforma agrária ou para um campo de trabalho na sibéria ou algo do género. De lixo literário está o mundo cheio. Se alguma coisa anda a dividir a humanidade são essas ideias rotas de comunismo e socialismo. É preciso ser cego para não ver o que se passou na antiga União Soviética. Talvez esse ensaio de cegueira teria melhores resultados se fosse aplicado a olhar para trás e entender a desumanidade que o ser humano tem para com os outros. Celebramos a queda do muro de Berlin e este tipo vem por aqui escrever parvoíces. Abra os olhos Saramago e não adormeça. É preciso ser realmente ignorante com a história recente. Olhe vá para o meio do povo na Coreia do Norte e escreva livros por lá.

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Quando um louco diz que não há Deus é tornar-se ainda mais ignorante. Onde é que o ateísmo criou o mundo? Onde é que o ateísmo deu vida. Onde é que o homem pode criar vida em si próprio. Onde é que a ciência nos deu livre arbítrio? Alguém precisa mais do que o exemplo de haver vida para confirmar a existência de Deus. E se a teoria do Big Bang assim aconteceu quem deu início à mesma? A terra e tudo o que vemos existe porque Deus a criou. E o sofrimento dizem voces? Existe porque temos liberdade de escolha. E por causa de más escolhas de comunas como esse Saramago é que o bloco comunista existiu e fez as porcarías que gente como ele fizeram. Onde está o equívoco? Na Bíblia? Em Deus? O equívoco está nessas mentes poluídas e loucas. Portanto a loucura está nesses livros que não vão durar. A Bílbia por muito que os comunas a tentassem eliminar, por muitas inquisições que se façam... ela ainda existe. Os livros do Saramago e de outros vão ser esquecidos mas a Bíblia permanece. O mais interessante de tudo é que esse livro já falava de gente como eles. Louco só se for o Saramago

terça-feira, outubro 20, 2009  
Anonymous Andreia said...

Cada um tem o direito de ter a sua opinião! Contudo se formos fazer uma critica, critiquemos aquilo que conhecemos bem. Mas com a mente aberta! Quando dão um Nobel creio que é para premiar o trabalho e não o feitio da pessoa . Eu conheço a a Biblia e será Deus mesmo egoista e mesquinho? Na Biblia á demonstrações de amor e paciência é claro que a paciência tem limites. Bem sejamos pacientes e perdoadores, amemos os nossos inimigo pois é isso que o "Livro cheio de maus costumes" nos ensina.

terça-feira, outubro 20, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!