domingo, outubro 18, 2009

Uma noite em seis alíneas

"1 Descendo nos votos e nos deputados, mas assegurando a maior fatia destes, o PS venceu as eleições legislativas. Descendo nos votos e nas autarquias, mas assegurando a maior fatia destas, o PSD conseguiu, ao que consta, perder as eleições autárquicas.

2. Enquanto defendem que Manuela Ferreira Leite não tem qualquer responsabilidade nas vitórias autárquicas do PSD, as múltiplas facções dissidentes do PSD acham que Manuela Ferreira Leite deve sair da direcção do partido o mais depressa possível, já que, presume-se, tem inteira responsabilidade nas derrotas autárquicas do PSD.

3. Não querendo mostrar-se um partido igual aos outros, o Bloco de Esquerda faz bem em evitar o poder. Das vezes que lá chegou, sempre em autarquias, foi através do rapidamente desavindo Sá Fernandes e da rapidamente arguida por corrupção Ana Cristina Ribeiro (a senhora de Salvaterra). O povo, que nem se importa de votar inconsequentemente no Bloco para as "legislativas", também concorda que a coisa não tem corrido bem e, ante a perspectiva de novos desastres nos mandatos autárquicos, preferiu abreviar o sofrimento do dr. Louçã, que assim continua livre para brincar às revoluções permanentes.

4. Na campanha e no triunfo, António Costa viu-se rodeado da "inteligência" lisboeta (na definição de um dos respectivos, e obscuríssimos, membros). Como a "inteligência" não é inteiramente estúpida e deseja ver retribuída a simpatia, será interessante acompanhar as retribuições dos próximos quatro anos.

5. Ao contrário de Lisboa, no Porto a "inteligência" ficou com a candidata derrotada, entretanto refugiada na "gamela" de Estrasburgo. O impacto na cultura regional e nacional será trágico.

6. O espanto dos analistas face à "contradição" entre o número de licenciados em Oeiras e a eleição de Isaltino Morais (ele próprio licenciado) demonstrou uma crença nas virtudes do nosso ensino superior que é, essa sim, espantosa
."

Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!