quinta-feira, outubro 15, 2009

Um texto que publico porque concordo!

O povo português acaba de demonstrar a sua fatal propensão para viver num mundo às avessas. Não há nada a fazer senão respeitá-la.
Mas nenhum respeito do quadro legal, institucional e político me impede de considerar absolutamente vergonhosa e delirante a opção que o eleitorado acaba de tomar e ainda menos me impede de falar dos resultados com o mais total desprezo.
Só o mais profundo analfabetismo político, de braço dado com a mais torpe cobardia, explica esta vitória do Partido Socialista.
Não se diga que tomo assim uma atitude de mau perdedor, ou que há falta de fair play da minha parte. É timbre das boas maneiras felicitar o vencedor, mas aqui eu encontro-me perante um conflito de deveres: esse, das felicitações na hora do acontecimento, que é um dever de cortesia, e o de dizer o que penso numa situação como aquela que atravessamos, que é um dever de cidadania.
Opto pelo segundo.
Por isso, quando profiro estas e outras afirmações,faço-o obedecendo ao imperativo cívico e político de denunciar também neste momento uma situação de catástrofe agravada que vai continuar a fazer-nos resvalar para um abismo irrecuperável.
Entendo que o Governo que sair destes resultados não pode ter tréguas e tenciono combatê-lo em tudo quanto puder.
Sabe-se de antemão que o próximo Governo não vai prestar para nada!
É de prever que, dentro de pouco tempo, sejamos arrastados para uma situação de miséria nacional irreversível, repito, de miséria nacional irreversível, e por isso deve ser desde já responsabilizado um eleitorado que, de qualquer maneira, há-de levar a sua impudência e a sua amorfia ao ponto de recomeçar com a mais séria conflitualidade social dentro de muito pouco tempo em relação a esta mesma gente inepta a quem deu a maioria.
O voto nas legislativas revelou-se acomodatício e complacente com o status quo.
Talvez por se tratar, na sua grande maioria, de um voto de dependentes directos ou indirectos do Estado, da expressão de criaturas invertebradas que não querem nenhuma espécie de mudança da vidinha que levam e que se estão marimbando para o futuro e para as hipotecas que as hostes socialistas têm vindo a agendar ao longo do tempo.
O que essa malta quer é o rendimento mínimo, o subsídio por tudo e por nada, a lei do menor esforço.
Mas as empresas continuarão a falir, os desempregados continuarão a aumentar, os jovens continuarão sem ter um rumo profissional para a sua vida. Pelos vistos a maioria não só gosta disso, como embarcou nas manipulações grosseiras, nas publicidades enganosas, nas aldrabices mediáticas, na venda das ilusões mais fraudulentamente vazias de conteúdo.
A vitória foi dada à força política que governou pior, ao elenco de responsáveis que mais incompetentemente contribuiu para o agravamento da crise e para o esboroar da sustentabilidade, ao clube de luminárias pacóvias que não soube prevenir o desemprego, nem resolver os problemas do trabalho, nem os da educação, nem os da justiça, nem os da segurança, nem os do mundo rural, nem nenhuma das demais questões relevantes e relativas a todos os aspectos políticos, sociais,culturais, económicos e cívicos de que se faz a vida de um país.
Este prémio dado à incompetência mais clamorosa vai ter consequências desastrosas.
A vida dos portugueses é, e vai continuar a ser, uma verdadeira trampa, mas eles acabam de mostrar que preferem chafurdar na porcaria a encontrar soluções verdadeiras, competentes, dignas e limpas.
A democracia é assim.
Terão o que merecem e é muitíssimo bem feito.
O País acaba de mostrar que prefere a arrogância e a banha de cobra.
Pois besunte-se com elas que há-de ter um lindo enterro.
A partir de agora, só haverá mais do mesmo.
Com os socialistas no Governo, Portugal não sairá da cepa torta nos próximos anos, ir-se-á afundando cada vez mais no pântano dos falhanços, das negociatas e dos conluios, e dentro de pouco tempo nem sequer será digno de ser independente.
Sejam muito felizes.
Um texto de Vasco Graça Moura
.

9 Comments:

Anonymous vg said...

Pronto,depois do Coelho, outro candidato..Não será preferível deixar que o Sócrates nos comece a dar remédios amargos ,antes de definir um novo projecto?É que muita gente ainda não se deu conta que está sentada em cima de um buraco.A ocupação portuguesa no verão do Algarve mostrou-o.Calma, que há dois anos à frente

quinta-feira, outubro 15, 2009  
Anonymous  said...

Afinal os Portugueses, apesar das dificuldades inegaveis por que teem passado,ja tinham percebido que o PPD apesar de muito boa gente ainda nele acreditar,que este Partido nao sabe quem e nem o que quer.E um partido que verdadeiramente nao tem alma,um espirito orientador.E um "catavento" ao sabor mais dos saudosistas/passadistas do que de reformadores/inovadores.Nao e "peixe nem carne".
No entanto o espaco politico que verdadeiramente pertence ao PPD /Psd e simplesmente aquele que o Paulo Portas/CDS se vai posicionando para ocupar.Se o PPD nao perceber isso quanto antes, ainda ira sofrer a vergonha de um dia ser ultrapassado pelo CDS.Assim o CDS queira e, que, para tanto, se deixe de uns quantos "rodriguinhos" e o Paulo Portas se deixe das "mariquices" demagogicas do costume....
No "quarteirao" da politica ha muito que "a rua", na sua extensao, a esquerda do CDS,foi sendo ocupada.Ocupada por aqueles que nao so por forca das razoes da historia,estavam no seu meio, como tambem pela visao pragmatica da realidade social moderna que foram demonstrando. E o ocupante nao foi certamente o PPD/Psd. A este faltou-lhe nao so a historia definidora com o espirido reformador.Resta ao PPD/Psd o que ainda sobra - por enquanto....-da rua a "direita".

quinta-feira, outubro 15, 2009  
Anonymous Ft said...

O Prazo de Validade do PSD expirou. O do Cavaquismo também. Ou o Prof Marcelo Rebelo de Sousa, PORQUE O PSD NÃO TEM MAIS NINGUÉM CAPAZ DE O FAZER, pega rapidamente no PSD ou o CDS, nas próximas Legislativas terá mais votos que o PSD. Nas últimas Legislativas quantos milhares de MILITANTES do PSD já votaram CDS?

quinta-feira, outubro 15, 2009  
Anonymous Jorge said...

O PSD não tem ideologia, espaço político e elan para sobreviver desta forma. Os seus dirigentes actuais, e não só a líder, cabem na definição de Einstein sobre a insanidade: continuar a fazer o mesmo esperando resultados diferentes !
Veja-se o caso do Pacheco Pereira, passa o tempo a criticar os outros e, quando metido na caldeirada, fica ainda pior e mais fundamentalista. Depois, como tem mau perder quer impôr uma política suicidária de obstrução sistemática o que é mau para o país e para o próprio partido ,resultado de pequenos e médios ódios e do resentimento contra os que o derrotaram a ele, que é incomensurávelmente superior ! Eis o resultado das vaidades.

quinta-feira, outubro 15, 2009  
Anonymous LL said...

O PSD de agora, como o PS do tempo do cavaquismo, ocupa colunas e colunas de obituário, que parecerão bastante exageradas quando os ânimos se acalmarem. Também se assiste à natural depressão que impede a constatação do básico: se o PS ganhou as legislativas pois foi o partido com mais deputados, o PSD ganhou as autárquicas pois foi o partido com mais autarcas. Ponto final. Os spin doctors conseguem sempre ver uma vitória ou uma derrota consoante lhes interesse, mas os factos são esses. É tempo do PS continuar a desgovernar o país ao contento de quem o elegeu e do PSD encontrar uma nova liderança. A isto chama-se democracia. Já lá vão 30 anos e parece que há quem não se tenha habituado!

quinta-feira, outubro 15, 2009  
Anonymous LL said...

O PSD de agora, como o PS do tempo do cavaquismo, ocupa colunas e colunas de obituário, que parecerão bastante exageradas quando os ânimos se acalmarem. Também se assiste à natural depressão que impede a constatação do básico: se o PS ganhou as legislativas pois foi o partido com mais deputados, o PSD ganhou as autárquicas pois foi o partido com mais autarcas. Ponto final. Os spin doctors conseguem sempre ver uma vitória ou uma derrota consoante lhes interesse, mas os factos são esses. É tempo do PS continuar a desgovernar o país ao contento de quem o elegeu e do PSD encontrar uma nova liderança. A isto chama-se democracia. Já lá vão 30 anos e parece que há quem não se tenha habituado!

quinta-feira, outubro 15, 2009  
Anonymous Clara said...

As mentalidades no país evoluiram e infelizmente, o PSD manteve-se com a sua incompetência, irresponsabilidade e gente completamente perdida e sem capacidade de modernização. Depois de Sócrates, tornou-se mais visível a distância a que o PSD está do país e do mundo. Hoje as campanhas negras já não resultam, o cínismo e a incompetência também não. Se fosse hoje Cavaco nunca teria sequer sido primeiro-ministro, porque foi incompetente, limitou-se a gastar os fundos comunitários numa política de betão. Todos sabemos claro que a política de betão traz mais emprego e dinamização da economia a curto prazo, mas não traz mudanças estruturais para o país. Desde Sócrates que o PSD anda perdido porque apenas tem gente incompetente e enquanto não perceberem que nenhum deles (Marcelo, Passos Coelho, e outros) é solução porque representam um partido ssem competência, vão continuar a ser um partido de vão de escada. O PSD é apenas um partido de oportunistas ainda por cima medíocres e sem capacidade de modernização.

sexta-feira, outubro 16, 2009  
Anonymous Vão dar banho ao cão said...

Guterres atira-nos para o pântano e Sócrates coloca-nos solidamente na causa de todos os indicadores de desenvolvimento, mas é o PSD que anda sem rumo! Cavaco acaba a auto-estrada que liga as duas principais cidades do país e é acusado do crime de "política do betão" mas Sócrates que quer construir a 3ª auto estrada em paralelo já e um herói nacional. Haja paciência para tanto facciosismo! A tragico-comédia segue dentro de momentos: a Polónia deve-nos ultrapassar ainda com os xuxas ao leme...

sexta-feira, outubro 16, 2009  
Anonymous Anónimo said...

O País está sem rumo porque as agremiações políticas são locais onde cada um quer fazer a sua vidinha com o que não é dele.
mas quem envou este país para a miséria foi guterres, Sócrates e Barroso, sem falr em Mário Sores, Cavaco e toda a corte de gente que os segue e seguiu.
Salazar foi de faco um político e governante que colocou a Pátri acima de tudo.
O regime da democracia, tendo como rpincipal objectivo o voto é caduco como sistema, porque dá voto a todo o tipo de gente e o resultado está à vista.
O resto é folclore.
Fechem os olhos aos jornais e levisões e ao fim de algum tempo percebem o que se passa é a cegueira colectiva.

sexta-feira, outubro 16, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!