sexta-feira, outubro 16, 2009

Evitável.

"A vida do PSD vai passar a ser o tema. Mas há um País cheio de problemas por resolver e é isso que importa.

A Direcção Nacional do Partido Social-Democrata deliberou cumprir o mandato até ao fim, o que significa até Maio de 2010. Fá-lo num momento em que findou um ciclo eleitoral negativo para o PSD, com uma derrota expressiva nas legislativas e a perda de um número de câmaras também ele muito expressivo (21). Tal deliberação, embora muito legítima e respeitável, vai fragilizar o maior partido da Oposição. Quer se queira quer não, o processo eleitoral no PSD, o fervilhar interno, tiveram início ontem. Isto sucede porque, naturalmente, aparecerão candidatos à liderança, criar-se-ão expectativas sobre as identidades dos próprios candidatos, os alinhamentos far-se-ão. Acresce que a liderança não deixará de ser vista politicamente como uma liderança a prazo e discutir-se-á tudo – internamente, como nos media – menos o essencial, que são os projectos de alternativa que o Partido Social-Democrata tem para apresentar ao País.

Ou seja, a vida interna do PSD vai passar a ser o tema, expondo o Partido. A vida interna do PSD será escrutinada diariamente, o que não é problemático, mas há o País cheio de problemas por resolver e isso é que importa.

Por parte do Poder, as posições que o PSD venha a tomar sobre questões essenciais serão sempre menorizadas pela situação de transição em que o Partido se encontra.

Os erros de governação terão menos visibilidade.

Devíamos tirar algumas lições dos actos eleitorais que decorreram, em que os resultados reflectiram não o mérito do actual primeiro-ministro, mas demérito nosso, perante um Governo desgastado e descredibilizado.

Tudo isso implicará o fortalecimento de Sócrates. E, se por qualquer razão, o ciclo eleitoral vigorar por dois anos, seis meses serão um tempo precioso, mais precisamente um quarto.

Dramático? Não. Mas evitável.

Façamos das fraquezas forças. Como sempre, as situações difíceis podem transformar-se em lição e oportunidade. Assim as saibamos tirar e aproveitar.

Futuramente a solução de liderança para o PSD tem de passar por uma fortíssima agregação, reorganização, transparência na sua vida interna, mas também pela inovação no programa, no discurso e nos protagonistas. E já agora, por aquele conceito que alguns não gostam de trazer a estas coisas: a ética. Inevitável
."

Paula Teixeira da Cruz

Divulgue o seu blog!